Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/11/7t1147pt-sch-federacion-madres-portugal.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/11/7t1147pt-sch-federacion-madres-portugal.php on line 10
Consagração perpétua do primeiro curso da Federação das Mães em Portugal
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2007-11-20

A santidade da vida diária nos oferece a consagração da vida diária

Consagração perpétua do primeiro curso da Federação das Mães em Portugal

 

Der erste Kurs des Mütterbundes in Portugal zusammen mit Vertreterinnen des Mütterbundes in Deutschland

El primer curso de la Federacion de Madres en Portugal, con representantes de la Federacion de Madres en Alemania

The first course of the Mothers’ Federation in Portugal, with representatives of the Mothers’ Federation in Germany

Der erste Kurs des Mütterbundes in Portugal zusammen mit Vertreterinnen des Mütterbundes in Deutschland

 

17. November: Heilige Messe im Urheiligtum

17 de noviembre: Misa en el Santuario Original

November 17: Holy Mass in the Original Shrine

17. November: Heilige Messe im Urheiligtum

 
P. Alejandro Martínez, bis jetzt Gründungsbeauftragter für den Mütterbund in Portugal  

P. Alejandro Martínez, hast ahora Asesor de la Federación de Madres en Portugal

Fr. Alejandro Martínez, until now Assitant of the Mothers’ Federation in Portugal

P. Alejandro Martínez, bis jetzt Gründungsbeauftragter für den Mütterbund in Portugal

 
Herzliche Begegnung  

Encuentro alegre

Joyful encounter

Herzliche Begegnung

 
Heilige Messe im Regnum Patris-Heiligtum bei Haus Marienland  

Santa Misa en el Santuario Regnum Patris, cerca de la Casa Marienland

Holy Mass at the Regnum Patris Shrine, at House Marienland

Heilige Messe im Regnum Patris-Heiligtum bei Haus Marienland

 
Die Bundesmedaillen, Geschenk des Mütterbundes in Deutschland, auf dem Altar des Urheiligtums

Las medallas  -regalo de la Federacion de Madres de Alemania – sobre el altar del Santuario Original

The medals – gift of the Mothers’ Federation in Germany – on the altar of the Original Shrine

Die Bundesmedaillen, Geschenk des Mütterbundes in Deutschland, auf dem Altar des Urheiligtums

 
18. November, Urheiligtum: Ewigweihe  

18 de noviembre, Santuario Original: Rito de la consagración perpetua

November 18, Original Shrine: Rite of the Perpetual consecration

18. November, Urheiligtum: Ewigweihe

Fotos: POS Fischer © 2007

Álbum de fotos – photo album – Fotoalbum

 

 

 

SCHOENSTATT, mkf. No dia 18 de Novembro – dia d Aliança e aniversário do Padre Kentenich – em Schoenstatt viveu-se a consagração perpétua do primeiro curso da Federação das Mães de Portugal, cujas doze integrantes se sentem como curso fundador da Federação em Portugal.

Chegaram a Schoenstatt e instalaram-se na casa Sonnenau na sexta feira à noite – celebraram uma Missa no Sábado de manhã no Santuário Original juntamente com algumas representantes da Federação na Alemanha. As acompanha o Padre Alejandro Martinez, até á data o assessor da Federação das Mães em Portugal, juntamente com a irmã Liane (assessora desde Outubro passado). No inicio da Eucaristia, a irmã Luciane, chefe da Federação das Mães na Alemanha, as saudou e ofereceu uma prenda especial, as medalhas conquistadas pelas mães da Alemanha. Colocou o Capital com as medalhas junto à Cruz do altar no Santuário Original.

As mães portuguesas destacaram que se sentem felizes e orgulhosas de não formarem uma comunidade asilada, mas sim de pertencerem a uma comunidade que procura uma forma cada vez mais consciente da internacional idade. Num mundo globalizado, Schoenstatt tem no Padre Kentenich um exemplo muito rico de como formar uma internacional idade orgânica.

Depois de um encontro enriquecedor com as representantes da federação na Alemanha, e uma horas de retiro as mães encerraram o dia 17 com uma hora privada no túmulo do Pai, maravilhosamente adornado com ramos de rosas, que por coincidência as tinham oferecido ao Pai para a sua missão desde o Santuário, na mesma hora quando em Crete, Nebraska, se benzeu um novo Santuário de Schoenstatt…

Consagração é entrar numa relação

"Pronto, pronto chega o grande momento", disse uma das mães, visivelmente emocionada, na manha de 18 de Novembro ao sair do refeitório na casa Sonnenau. Às 11 horas todos se reunirão no Santuário dos ramos femininos no Monte Schoenstatt, "o lugar também da Federação de Mães", como disse a irmã Liane. A Federação de Mães da Alemanha em 1972 levou o quadro da MTA, que se encontra neste Santuário, a Roma, onde foi benzido pelo Papa João Paulo II , foi na altura em que se deu o atentado contra a estátua a Pietá. Esta vivência de levar o quadro da MTA, e ver a destruição da sua imagem, levou a Federação da Alemanha a querer ser uma imagem viva da MTA : transparente da MTA, A explicação da irmã Luciana no inicio da Missa contestou as mães de Portugal com um alegre " Que quem te vê, me veja".

Na Eucaristia, o Padre Martinez na sua homilia falou-lhes das dimensões de uma consagração perpétua. Cada consagração é uma continuação da consagração fundamental que vivemos no baptismo, disse. Cada consagração de coisas ou projectos, é uma entrega total, uma consagração de pessoas, do próprio ser, é uma entrega total em amor, para ser pertença total de Deus. A consagração corresponde também à aspiração à santidade da vida diária. Mas também vale no sentido em que a vida diária nos dá, desta maneira, a consagração da vida diária com todos os seus projectos, coisas e as pessoas da nossa vida diária.

A consagração, além do mais, é uma entrega mútua, tem a característica de Aliança. È uma consagração a Deus, que ao mesmo tempo é uma consagração aos homens. A consagração é um seguimento de Cristo, um entrar em relação com Ele, um criar um vínculo com Ele, com Deus Pai, com o Espírito Santo, com a Mãe.

Não nos consagramos para nós próprios, e saliente-se, se não para construir o reino de Deus, para que nasça uma nova cultura.

Com a consagração a Deus, ficamos por trás da Mãe, que nos leva em Aliança a esta consagração. Ao contrário, assumimos de novo a sua missão para construir uma cultura mariana, nos identificamos completamente com Ela, a elegemos de novo como norma de nossas vidas, com a sua missão para o nosso tempo.

Cada um se consagra individualmente, guiado no seu caminho de santidade e a compartilhar a missão de Maria para o nosso tempo segundo o seu ideal pessoal, mas consagramo-nos também em comunidade, guiados pelo ideal de curso.

Nos pedidos e nos símbolos que levaram ao altar na procissão de ofertório, as mães expressaram de uma forma muito profunda e original, a sua entrega e compromisso. Depois da Eucaristia, dirigiram-se ao quarto do Pai, na Casa de Formação das Irmãs de Maria, e depois ao Santuário Original, para o ritual de Consagração.

Sendo o primeiro curso de Portugal, com três integrantes de Espanha, se sentem como a geração fundadora da Federação de Mães em Portugal, e as espanholas sentem o mesmo em relação à sua pátria.

Tantas graças recebidas

Depois da Missa se dirigiram ao quarto do pai na casa de Formação das Irmãs de Maria, e depois ao Santuário Original onde fariam a sua consagração perpétua. Que grande foi a surpresa de uma das mães de Espanha ao ver á frente do Santuário uma figura conhecida, era o seu marido, que tinha viajado de Espanha para lhe dar a alegria de participar neste momento tão importante da sua vida!

Chegou o momento tão esperado, se consagraram para sempre como o primeiro curso da Federação de Mães em Portugal, no Santuário Original, no dia de Aliança! Depois foi tempo de celebrar, e o fizeram com toda a alegria "somos todas muito normais", comentaram depois entre muitos risos, "Queremos ser santas, sim, mas santas normais, que desfrutam da sua vida e sabem festejar".

Na segunda-feira pela manhã, depois de outra missa no Santuário Original, onde juntas recolheram os dons destes dias abençoados, voltaram ao seu país, para construir, na suas vida diária, uma nova cultura.

Trad.: Antonieta Magalhaes, Portugal

 

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2007 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 23.11.2007