Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/10/7t1042pt-fra-cambrai-merville-fahrt.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/10/7t1042pt-fra-cambrai-merville-fahrt.php on line 10
Presbíteros nas pegadas de José Engling em Merville e Cambrai, França
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2007-10-26

Paternidade vivenciada

Presbíteros nas pegadas de José Engling em Merville e Cambrai, França

 

Pilger aus dem Institut der Schönstatt-Diözesanpriester in Cambrai

Peregrinos del Instituto de Sacerdotes Diocesanos en Cambrai

Pilgrims from the Institute of Diocesan Priests in Cambrai

Pilger aus dem Institut der Schönstatt-Diözesanpriester in Cambrai

 

Heilige Messe im Heiligtum der Einheit

Misa en el Santuario de la Unidad

Holy Mass in the Shrine of Unity

Heilige Messe im Heiligtum der Einheit

Fotos: Sr. Michéla Schon © 2007

 
   

FRANÇA, Pe. Michael Hergl: Uma vez mais os membros do Instituto dos Padres Diocesanos de Schoenstatt da região centro da Alemanha (Dioceses de Limburgo, Mainz, Speyer e Trier) sentiram-se impelidos a empreender uma peregrinação a Cambrai, França. De dois em dois anos tentam descobrir um tanto mais a respeito de José Engling; desta vez o interesse deste grupo de presbíteros debruçou-se sobre a importância que tivera o Pe. Kentenich no processo de amadurecimento de José Engling rumo à santidade: paternidade vivenciada. Mons. Rainer Birkmaier que expandira uma torrente de Milwaukee no Instituto dos Padres Diocesanos de Schoenstatt fora o relator idôneo para tal aprofundamento. A partir da perspectiva de Milwaukee, EUA, mostrara aos presbíteros que já desde os primórdios de Schoenstatt o Pe.Kentenich fora um genial diretor espiritual e pai.

Na qualidade de diretor espiritual, conduzira, desde o início, os jovens do estudantado dos Palotinos à liberdade interior e autonomia, à auto-educação e apostolado, conquistando para eles grandes objetivos, como a aspiração à santidade (veja-se o Documento de Fundação).

A cada um desses jovens, tinha-os sempre bem patentes; tal como bom jardineiro, cuidara de cada um de modo bem individual e pessoal. A cada um deles, assistiu-o particularmente nas árduas provas da Primeira Guerra Mundial para que cada um desses jovens desenvolvesse e amadurecesse seus potenciais. Os jovens estavam arraigados no lugar (Schoenstatt , Santuário), em idéias e verdades, assim quanto em pessoas (em Nossa Senhora e nele) o que lhes dera apoio e segurança.

Desenvolvera clara apresentação do caminho da santidade: "Aliança de Amor" no contato com aqueles que realizaram a efusão vital de Schoenstatt .

Isto é um caminho orgânico e de visão para o vindouro da integração da natureza e graça, do indivíduo e comunidade.

Santidade como processo de crescimento

O Pe.José Kentenich denominara José Engling o "Documento de Fundação vivido" e assim o conduzia, de modo que Engling foi amadurecendo culminando com o oferecimento da própria vida: no fogo cerrado de artilharia, e nos derradeiros meses de vida, vivera de profunda experiência de união com Deus Trino, e a Nossa Senhora lhe ofereceu a vida pelos objetivos de Schoenstatt , oferecimento esse aceito ocorridos quatro meses, em Cambrai, França.

Daí se torna evidente que santidade está relacionada com o amor, um passo do Ele para o Tu, do ato para a atitude; é um processo de crescimento em que podemos associar-nos, tal como no crescimento da vida de oração. A oração é a verdadeira força educativa porque vinculo minha vida a Deus.

Um sinal de esperança para Schoenstatt na França

Mediante o intensivo intercambio vital entre os referidos presbíteros, assim quanto o encontro com os "lugares santos", em que se sente de forma bem perceptível que céu e terra, por assim dizer, se tocam, os dois dias ocorridos em Cambrai e Merville foram dias de encorajamento e de crescimento de anseio. Além dos elances que o Mons.Birkenmaier dera aos presbíteros, impressionou-os particularmente o renovado Memorial de José Engling em Merville. Aos presbíteros torna-se-lhes manifesto do quanto este memorial representa um sinal de esperança para Schoenstatt na França, de modo que os bispos de Lille e Cambrai, bem como o pároco de Merville, Decano Tiberghien, com quem se encontraram pessoalmente, cooperaram nas festividades da entronização do referido memorial.

No desfecho desta visita a José Engling, os presbíteros percorreram em espírito de peregrinação o caminho da morte de José Engling, pedindo-lhe que se digne facultar-lhes a graça de seu relacionamento com o Pai, assim como os continue a assistir no processo de amadurecimento, para que, na qualidade de presbíteros, sejam para muitos outros imagem e instrumento do Pai.

Trad:Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

 

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2007 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 30.10.2007