Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/09/7t0941pt-bra-vesticion-atibaia.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/09/7t0941pt-bra-vesticion-atibaia.php on line 10
Atibaia, Brasil: Dom José Maria Pinheiro, preside a vestição da nove noviças
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2007-09-21

Seguir a Cristo sem medo...

Atibaia, Brasil: Dom José Maria Pinheiro, preside a vestição da nove noviças

 

2. September: Einkleidung von neun Novizinnen in Atibaia, Brasilien

2 de septiembre: Vestición en Atiabaia, Brasil

September 2: Reception in Atibaia, Brazil

2. September: Einkleidung von neun Novizinnen in Atibaia, Brasilien

 

Neun junge Frauen sagen Ja zu ihrer Berufung

Nueve mujeres jovenes dicen si a su vocación

Nine young women say yes to their vocation

Neun junge Frauen sagen Ja zu ihrer Berufung

 
Bischof Dom José Maria Pinheiro  

Dom José Maria Pinheiro

Bishop Dom José Maria Pinheiro

Bischof Dom José Maria Pinheiro

 
Eine der “neuen Schwestern” im Kreis ihrer Freunde  

Una de las „nuevas hermanas“ con sus amigos

One of the “new sisters” with her friends

Eine der “neuen Schwestern” im Kreis ihrer Freunde

 
Schwester Camila mit ihrer Gruppe aus der Mädchenjugend  

Hna Camila con su grupo de la Juventud Femenina

Sister Camila with her group of the Girls’ Youth

Schwester Camila mit ihrer Gruppe aus der Mädchenjugend

 
Festlicher Einzug

Procesión solemne

Solemn procession

Festlicher Einzug

Fotos: Ir. M. Nilza © 2007

Álbum de fotos – photo album – Fotoalbum

 
   

BRASIL, Ir. Adriane Maria Barbosa "Não basta o aqui e agora [...] nossa vida está em nossas mãos e depende, de algum modo, de nossa decisão. [...] Jesus é o único capaz de nos dar uma resposta!" Nove jovens respondem a este desafio do Santo Padre, o Papa Bento XVI, em sua visita ao Brasil!

A alegria da resposta está no semblante dessas noviças, do Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt, em Atibaia/SP, que irradia pureza e felicidade, confirmando aos jovens que: "A felicidade que procuramos, a felicidade que temos direito de saborear tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. [...] Alguém que não engana e não pode enganar e por isso é capaz de oferecer uma certeza tão firme, que permite viver por ela e também morrer por ela."

Sinal da presença de Maria

Dia primeiro de setembro! Um belo dia ensolarado, em que o repicar dos sinos une-se ao alegre canto dos passarinhos que parecem saudar as nove jovens que se doam a Deus para sempre! Treze sacerdotes, diáconos, seminaristas e coroinhas acompanham o Bispo Diocesano de Bragança Paulista, D. José Maria Pinheiro na descida solene das noviças rumo ao Santuário. A maioria dos sacerdotes são párocos das noviças que participam com alegria deste evento.

As bandeiras dos Estados aos quais pertencem as noviças, abrem e solenizavam o cortejo ao som festivo do "Aleluia jubilar" e do "Cantemos ao Senhor", as noviças entram na Tenda lindamente adornada. O Coral Belcanto embelezar a solenidade entoando lindos cantos.

A Liturgia nos estimula à gratidão e à alegria, pela entrega generosa das noviças: "Por seu ingresso na vida consagrada, elas celebram um novo nascimento: nascem para o mundo, como sinal da presença de Maria, como testemunho da alegria que brota do Evangelho" (João Paulo II. 2.2.2000)

Iniciando o rito da Vestição, Ir. M. Ane Gonçalves, superiora provincial das Irmãs de Maria de Schoenstatt, apresenta as novas Irmãs e após a bênção das vestes, Dom José Maria ascentrega para cada uma com as palavras: "Aceitem o vestido de Maria, como sinal de sua eleição e missão." Então, elas se retiram para revestir-se com a veste de Maria! Enquanto isso, os participantes da celebração revivem a mensagem do Papa Bento XVI, aos jovens, em sua visita ao Brasil! Grande é a emoção de ouvir novamente a sua voz!

Eis as novas Irmãs de Maria

Com o belo hino "Veni Sponsa" (Vem, Esposa de Cristo) são acolhidas as novas Irmãs de Maria que irradiam felicidade, alegrando seus pais, parentes e muitos jovens presentes! A cerimônia pode ser caracterizada como o expressou Suely, da União das Mães de Schoenstatt: "Sentimos como se o céu tocasse a terra naquele momento. Os cantos nos elevavam pela harmonia que geravam; os sorrisos estampados naqueles rostos angelicais demonstravam a mesma emoção do dia do casamento, mas de um casamento especial, único, com nosso Jesus. O momento em que elas retornaram vestidas de Irmãs de Maria foi muito emocionante. Agora elas pertencem à Família de Schoenstatt!"

Sim, como disse o Papa Bento XVI: "O amor é a grande força que impulsionou tantas vidas a deixar tudo, para seguir a Cristo. Um tudo que é nada, para abraçar o verdadeiro Tudo que é Deus!" Por isso, o encontro com Cristo na procissão do ofertório as noviças representam em símbolos a sua entrega e nas preces abraçam o mundo todo por meio de súplicas confiantes a Deus. Assim, o momento da eucaristia é o encontro profundo com Jesus, o momento em que nelas, o mundo se consagra novamente.

Após a celebração, todas as Irmãs de Maria presentes na celebração se unem às noviças para a consagração à Mãe e Rainha e a súplica pela fidelidade incondicional ao sim de amor, como resposta ao chamado de Jesus. Com a bênção final, vem o encontro com os familiares e amigos.

A maior felicidade do mundo

Também eles participaram do seu "sim". Os pais estão junto ao Santuário desde o dia anterior e, numa cerimônia, também deram o seu sim, consagrando suas filhas a Jesus, por meio de Maria. Um dos pais expressa sua alegria comentando que agora tem o "melhor genro"!

No almoço, a grande reunião das famílias é uma atmosfera de muita alegria! À tarde, a noviças recebem a homenagem dos pais e amigos, de seus paroquianos e especialmente da Juventude Feminina de Schoenstatt que está presente a fim de prestigiar os "lírios" de seus grupos que são transplantados para o Jardim do Instituto das Irmãs de Maria.

Os pais de Ir. Alessandra Maria tentam explicar o que sentem: "A maior felicidade do mundo é ter uma filha tão especial, que nos deu tanta alegria quando estava conosco e agora nos dá a alegria de tê-la aqui. Até hoje ela era a nossa única filha, mas hoje ganhamos mais 8 filhas. Nós nos consideramos pais de todas elas."

Seguir Cristo sem medo

Cada noviça tem sua históra de lutas e conquistas até chegar esse dia, na qual participam seus pais e amigos. Ir. Camila, de São José dos Campos/SP tem a cumplicidade de seus pais, pois, estes por alguns anos coordenaram a Campanha da Mãe Peregrina Infanto Juvenil. A Mãe de Deus retribuiu escolhendo Camila para a consagração total. Os pais de Ir. Carolina Maria afirmam que recebem um grande presente: "Não somos nós que estamos dando a Deus um presente, pelo contrário, é Deus que nos dá um grande presente, e agradecemos a Ele por este presente, divino e único. A vocação é uma graça, um dom, que somente Ele, Deus, pode explicar". E ao falar sobre vocação, o pai afirma: "A família precisa ser cultivada, para que dela surjam vocações de que a Igreja o mundo tanto necessitam". Ir. Carolina Maria diz para os jovens seus amigos: "Vale a pena seguir a Cristo sem medo. A alegria que Ele nos dá, a gente não troca por nada, que o mundo pode nos oferecer. Diria ainda, que tudo é uma conquista, e esta conquista se faz junto com a Mãe de Deus."

Ir. Camila Maria chegou a vocação por meio de seu grupo de Juventude Feminina de Schoenstatt. Natália Ferreira Ronieri, sua ex dirigente de grupo afirma sobre Ir. Camila: "Ela é um exemplo de uma entrega muito grande, somente o sobrenatural explica. Hoje, no mundo em que vivemos, uma coisa assim é de fato ouvir o chamado de Deus. É como assinar uma folha em branco, ouvir o chamado e seguir. O que mais nos admira é a decisão livre e consciente da Camila. Nós podemos dizer isso, porque ela pertencia ao nosso grupo da Jufem de Ibiporã e, nós sabemos como esta decisão, essa entrega é livre. O sorriso dela nos revela felicidade e essa felicidade só pode ter quem é livre."

A Igreja precisa de vós

Nos 60 anos da vinda de nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, à nossa Pátria, essas jovens se doaram inteiramente a Cristo, na Obra de Schoenstatt, a serviço da Igreja. Por sua entrega, elas confirmam as palavras de nosso Papa aos jovens, aqui no Brasil.

"Vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem! A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã."

Fonte: www.maeperegrina.com.br

 


Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 21.09.2007 Mail: Editor /Webmaster
© 2007 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum