Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/06/7t0627pt-bra-pastoral-santuario.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/06/7t0627pt-bra-pastoral-santuario.php on line 10
I Encontro Nacional de Pastoral dos Santuários de Schoenstatt, Brasil
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2007-06-28

Um Santuário que tem um Movimento em torno dele

I Encontro Nacional de Pastoral dos Santuários de Schoenstatt, Brasil

 

Teilnehmer des ersten nationalen Treffens zur Heiligtumspastoral in Brasilien

Participantes del primer encuentro nacional de la Pastoral del Santuario in Brasil

Participants of the first Nacional Encounter of the Shrine Pastoral in Brazil

Teilnehmer des ersten nationalen Treffens zur Heiligtumspastoral in Brasilien

 

Konferenz

Conferencia

Conference

Konferenz

 
Kampagne der Pilgernden Gottesmutter und Heiligtum

La Campaña y el Santuario

The Campaign and the Shrine

Kampagne der Pilgernden Gottesmutter und Heiligtum

 
Heilige Messe im Heiligtum

Santa Misa en el Santuario

Holy Mass in the Shrine

Heilige Messe im Heiligtum

 
P. Alexandre Awi de Mello, P. Matheus Bernardes, Sr. Cacilda Becker

P. Alexandre Awi de Mello, P. Matheus Bernardes, Hna Cacilda Becker

Fr. Alexandre Awi de Mello, Fr. Matheus Bernardes, Sr. Cacilda Becker

P. Alexandre Awi de Mello, P. Matheus Bernardes, Sr. Cacilda Becker

Fotos: www.maeperegrina.com.br © 2007

 

 

 

BRASIL; Ir. M. Nilza P. da Silva: De 1 a 3 de junho, representantes de todos os Santuários de Schoenstatt no Brasil se reuniram em Jaraguá/São Paulo, para o I Encontro Nacional e Pastoral dos Santuários. O método utilizado durante o encontro foi partir da realidade de nossos Santuários e depois tentar compreender o que significa exatamente "Pastoral do Santuário".

Após Pe. Pedro Cabello, Diretor da Central Nacional de Assessores, dar as boas vindas aos participantes, realizou-se uma romaria espiritual a cada Santuário de Schoenstatt no Brasil, por meio de slides que apresentavam as atividades realizadas à sombra e cada um deles.

Em seguida, Pe. Alexandre Awi fala sobre "Os Santuários e a Pastoral". Foram destacados muitos elementos, entre eles a importância eclesial da Pastoral dos Santuários e do desenvolvimento de uma Pastoral Mariana a partir dos Santuários de Schoenstatt, pensando especialmente em Maria como a Educadora do homem novo na nova comunidade.

A Campanha da Mãe Peregrina e os Santuários

Então, realiza-se um fórum sobre a relação entre a Campanha da Mãe Peregrina e a Pastoral dos Santuários de Schoenstatt. Ir. Rosequiel apresenta um histórico da Campanha da Mãe Peregrina, surgida à sombra do Santuário Tabor, em Santa Maria/RS. Também faz referências à Pastoral que nosso Pai e Fundador realizou junto ao mesmo Santuário e as ermidas que dele nasceram na região da Quinta Colônia Italiana, região central do Rio Grande do Sul. Destaca a importância que nosso Pai e Fundador deu às celebrações do dia 18 de cada mês.

A segunda exposição é de Ir. Gláucia, responsável pela romaria, do Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, Atibaia/SP. Esse Santuário é atualmente o mais visitado em todo o Brasil, recebendo todos os fins de semana muitos peregrinos motivados a retribuir a visita mensal da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Ela fala sobre a pastoral exercida com esses peregrinos. A terceira exposição, realizada pelo Pe. Antonio Bacht, estabelece uma relação entre a pessoa do Diác. João Luiz Pozzobon e a Pastoral dos Santuários.

O ser humano é peregrino em sua essência

No fórum seguinte, Pe. Romeu Colling apresenta o Encontro Latino-americano de Pastoral dos Santuários, realizado no ano passado em Tupãrendá. Em seguida, Ir. Rosequiel apresenta a palestra que do Pe. Guillermo Carmona em tal encontro: o ser humano é por essência peregrino (homo viator) e sai ao encontro de Deus; Deus também se faz peregrino e sai ao encontro do ser humano; o lugar onde se encontram se torna Santuário (e no caso dos Santuários de Schoenstatt este encontro se produz por intermédio da pessoa de Maria); o objetivo principal de toda Pastoral do Santuário é fazer com que este encontro seja fecundo. Para concluir, o Pe. Romeu Colling apresenta o documento de consenso do Encontro.

Então, é hora de trabalhar em grupos: definir o objetivo geral da Pastoral dos Santuários de Schoenstatt no Brasil, suas áreas de atuação, o diferencial do Santuário de Schoenstatt em relação a outros Santuários e também uma meta concreta para o ano seguinte.

Objetivo geral da Pastoral dos Santuários de Schoenstatt

Acolher o peregrino e proporcionar-lhe uma profunda experiência com Deus no Santuário através da MTA, como Educadora, levando-o a viver a dinâmica da Aliança de Amor.

Diferencial dos Santuários de Schoenstatt

  • Aliança de Amor com a MTA (Mistério de Schoenstatt)
  • Capital de Graças (o Santuário se mantém com a colaboração humana no dia-a-dia)
  • Maria como Educadora
  • Milagres interiores (ação ordinária de Deus; Fé prática na Divina Providência)
  • Três graças do Santuário (abrigo espiritual, transformação interior e fecundidade apostólica
  • Um Santuário que tem um Movimento em torno dele
  • Faz parte de um organismo de Santuários (Santuário Original, Santuários filiais, Santuários paroquiais, Santuários-Lar, Santuários trabalho, Santuários Coração, etc.)
 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 28.06.2007 Mail: Editor /Webmaster
© 2007 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum