Nachrichten - News - Noticias
 published: 2007-05-02

Levanta-te e deixa Cristo brilhar

Missões no norte de Portugal

 

Os missionários

Misiones en Portugal: Los misionarios

Youth Missions in Portugal: the missionaries

Jugend-Mission in Portugal: die Missionare

 

Mães Peregrinas

Llevaron la Virgen Peregrina a todos

They brought the Pilgrim MTA to all

Die Pilgernde Gottesmutter, der große Missionar

 

A vela construída por nós, na nossa capela

En la capilla de la misión

In the “Mission Chapel”

In der Kapelle der Mission

 

As crianças

Actividad con los niños

Activity with the children

Programm für die Kinder

 

Os jovens

Actividad con los jovenes

Activity with the youth

Jugendprogramm

Fotos: Maria Miguel Rocha da Viera © 2007

 
   

PORTUGAL, Maria Miguel Vidreiro da Rocha. As missões em Portugal são uma realidade desde a chegada dos missionários da Porta da Europa, Santiago do Chile, a Lisboa. Trouxeram consigo o fogo do 31 de Maio e deixaram-nos um projecto por eles mesmo usado: as missões. Durante uma semana, um grupo de jovens – os missionários – vão para uma determinada paróquia missionar. Querem ajudar a mudar o mundo, mas vivem, na verdade, a grande mudança dentro de si. Este ano, em Portugal, deu-se um passo importante no crescimento das missões: pela primeira vez fizemos missões no norte do país.

Com a ajuda dos chilenos, a juventude de Lisboa já saboreou mais de três anos de missões em Évora. Tal é a fecundidade deste projecto que neste ano decorreram sete missões no sul de Portugal desde Fevereiro. Já não são apenas os jovens da Juventude de Schoenstatt mas os universitários de Lisboa que tiram uma semana das suas férias para a dedicar, por inteiro, ao serviço desinteressado aos mais necessitados e à propagação da fé.

"Ela é a grande missionária. Ela fará milagres!", Pallotti

Ao longo de sete dias, os jovens oferecem actividades à população, como um teatro, uma serenata a Nossa Senhora, encontro de jovens, de crianças, de idosos, etc… Diariamente visitam ainda intituições como os lares, hospitais, cheches, atl, e fazem visitas "porta a porta", desconhecendo quem lhes abrirá a porta e levando o maior tesouro consigo: a Mãe Peregrina!

É Ela que abre todas as portas, todos os corações. É a nossa Mãe que torna Jesus fecundo nestes simples jovens. Ela faz-nos ultrapassar o medo de não sabermos o que dizer ou fazer quando estivermos com as pessoas. Ela aceita usar-se de nós, tal como somos, e traz a luz de Cristo consigo. Esta experiência de instrumento de Deus, uma experiência entre tantas outras maravilhosas, muda a pessoa e a sua vida.

3 em 1

Uma semana de missões encerra em si, na verdade, três missões. Sempre que contactamos com a população, sempre que preparamos uma actividade e a apresentamos, estamos a trabalhar a missão externa. Nos cuidados e atenção para com os nossos irmãos missionários desenvolvemos a missão interna. E, por fim mas muito importante, o trabalhar do nosso próprio coração, as ofertas para o capital de graças e a vivência do lema da missão concretizam a missão pessoal de cada missionário.

Por isto, cada missionário traz consigo a vivência e o testemunho da sua própria transformação, enriquecimento e expansão.

Levar a Sua Luz redentora às pessoas da Moita e arredores

"Levanta-te e deixa Cristo brilhar" foi o nosso lema nas missões na Moita, Aveiro. "Talitha Qûm", disse Jesus a cada um dos missionários, porque quis levar a Sua Luz redentora às pessoas da Moita e arredores através destes pequeninos.

O nosso capital de graças a conquistar consistia em levantar um boneco ao qual chamámos de Talitha. Primeiro começámos por encher a mochila do Talitha com pedras que simbolizam os nossos pecados, aquilo que nos impede de levantar, e depois, durante a semana, por cada entrega ao capital de graças tirávamos uma pedra da mochila e púnhamos no cesto, no outro lado da "balança". Do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa, o nosso Talitha ergueu-se.

Preparámos encontros, filmes, reuniões da Mãe Peregrina, a via-sacra e participámos nas celebrações pascais com toda a população. Foram vivências riquíssimas, acontecimentos com os quais nos deparámos e que nos transformam profundamente. Momentos estes totalmente inesperados e aleatórios que acontecem dentro do grupo missionário ou no contacto com historias de vida verdadeiramente impressionantes.

Em conjunto com todas estas recordações, também levamos uma muito querida no nosso coração… o amor que existiu (e existe) entre estes discípulos de Cristo! Todos os missionários viveram em comunhão, alegria e união, como irmãos, e agradecemos muito à Nossa Mãe este presente tão lindo que Ela guardou para nós nesta missão.

De volta a casa, trazemos a Tua Cruz ao peito

Apresentámos o nosso lema (cantado) à Família de Schoenstatt de Aveiro no dia 18 de Abril, na Missa da Aliança, e no domingo seguinte fizemo-lo para toda a comunidade, depois da homília da Eucaristia dominical. E, para terminar, revemos todos juntos os momentos daquela semana inesquecível nos dois filmes que foram preparados para este momento. Tivemos uma tarde agradável, para "matar as saudades" dos vínculos pessoais tão queridos que criámos nas missões da Moita.

Agora as missões continuam… levamos o desafio de andar sempre com a nossa Cruz de missionário para perseverarmos a levar esta Luz de Cristo e a fazê-Lo brilhar sempre à nossa volta.

Abraçámos um ideal,
O desejo de missionar.
Do Tabor partimos de mãos dadas,
Com fé do mundo poder iluminar!

Maria és a nossa estrela,
Traça o rumo e Te seguiremos.
Não importa perigos, anseios e medos

Porque é Teu Filho que queremos anunciar.
E se perguntarem quem somos nós?
Respondemos: Somos Missionários!
Somos portadores da luz de Cristo.
Alegria, amor, fé e paz queremos irradiar,
Para o mundo inteiro iluminar.

AUDIO Himno
 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 02.05.2007 Mail: Editor /Webmaster
© 2007 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum