Nachrichten - News - Noticias
 published: 2007-05-04

Transformar nossa sociedade e o mundo todo em um Tabor

Congresso Taborfest II: Como se aplica o Ideal Tabor na vida

 

Taborfest em Londrina: Pai, teu Tabor nossa missão

Taborfest em Londrina: Padre, tu Tabor, nuestra misión

Taborfest in Londrina: Yes, Father, your Tabor, our mission

Taborfest in Londrina: Ja, Vater, dein Tabor unsere Sendung

 

Apresentação cultural a noite, o mundo precisa tornar-se Tabor

Presentación cultural: que el mundo sea um Tabor

Cultural presentation in the evening: The world has to become a Tabor

Kulturelle Darbietung am Abend: Die Welt muss ein Tabor werden

 
 

Edson e Luciana Mocelin, apresentadores do Congresso

Edson y Luciana Mocelin, moderadores del Congreso

Edson and Luciana Mocelin, congreso moderation

Edson und Luciana Mocelin, Kongressmoderation

 
 

Pe. Inácio, um aliado do Pe. Kentenich para a Missão Tabor

P. Inácio, aliado del Padre para la misión del Tabor

Fr. Inácio, Father Kentenich’s ally for the Tabor Mission

P. Inácio, Verbündeter des Gründers für die Taborsendung

 
 

Envio: Sim Pai,  eu assumo a missão Tabor!

Envio: Si, Padre, yo asumo la misión del Tabor

Mission: Yes, Father, I accept the Tabor Mission!

Aussendung: Ja, Vater, ich übernehme die Taborsendung

 

Envio

Envio

Mission

Aussendung

Fotos: Ir. M. Nilza P. da Silvia © 2007

Álbum de fotos 1 – photo álbum 1  – Fotoalbum 1

Álbum de fotos 2 – photo álbum 2  – Fotoalbum 2

 
   

BRASIL, Ir. M Nilza P. da Silva. Mais importante do que ter uma grande herança é saber o valor dessa herança e aplicá-la a fim de que seja útil para a sociedade atual e impulsione as gerações futuras. É isso que levou a Família de Schoenstatt do regional Paraná na realização do Taborfest II.

Como portadores da grande herança do Tabor para o Brasil, a Família de Schoenstatt do Regional Paraná preparou a Taborfest II, para comemorar os 60 anos do Ideal Nacional e reassumir a missão! Cerca de 250 participantes, de cinco estados do Brasil, reunidos nos dias 21 e 22 de abril, refletiram e ouviram muitos testemunhos de como viver o Ideal Tabor e aplicar seus elementos fundamentais no cotidiano:

  • O Tabor bíblico: a experiência da transfiguração de Cristo, na qual Ele manifesta a sua glória, e o Pai O revela como seu Filho muito amado.
  • O Santuário, Tabor das glórias de Maria: Quais são as glórias de Maria? Ser formada à imagem de Cristo e formar Cristo em nós.
  • O Filho-Tabor: Que imagem de Cristo Maria forma em nós: O Filho muito amado do Pai, cuja atitude fundamental é a filialidade heróica: o filho Tabor.
  • O Tabor, como nossa missão: ser filhos Tabor e instrumentos de Maria para que Ela possa formar Cristo nas pessoas, transformando nossa sociedade para que o Brasil e o mundo se tornem um Tabor.

Schoenstatt por ti vivo. Schoenstatt por ti morro!

No primeiro dia, o casal Marcelo e Gislaine Mafra, fizeram uma retrospectiva histórica sobre o Ideal Tabor, desde seu surgimento, no Documento de Fundação, herança nos legada nas visitas do Pe. Kentenich e sua definição como Ideal Nacional, em 1984. Em seguida, Padre Alexandre falou sobre os elementos essenciais do Ideal Tabor, ajudado pela juventude de Schoenstatt, que dramatizava cada um deles, aplicando em situações cotidianas, a fim de que se tornasse ainda mais vital. Padre Alexandre motivou ao estudo do manual Revelando o Tabor, a fim de que cada parte possa ser ainda mais aprofundada.

Ir. M. Isabel explica como a comunidade das Irmãs de Maria procura viver esse ideal, disse que para as Irmãs de Maria, só é possível viver o ideal Tabor em unidade com o Fundador, pois, o primeiro Tabor de Schoenstatt foi o seu coração e dele transbordou a nós em vivência e missão. Portanto, procurar estar sempre vinculado ao Fundador, buscar sua resposta nas situações diárias, são meios que ajudar a formar o filho Tabor, o filho amado, de atitude heróica. Citou o exemplo de Ir. M. Justina, uma missionária que veio de Schoenstatt ao Brasil, para ajudar a anunciar a Obra de Schoenstatt. Exerceu durante toda a sua vida, tarefas ocultas e viveu muitos anos trabalhando em um hospital. Mas, viveu sempre pela missão de Schoenstatt, suas últimas palavras, no leito de morte foram: "Schoenstatt por ti vivo. Schoenstatt por ti morro! Schoenstatt sou tua na vida e na morte!"

"Viver o Ideal Tabor significa: Ser filho Tabor e instrumento de Maria, para que ela possa formar Cristo em nós e nos outros, transformar nossa sociedade e o mundo todo em um Tabor", finaliza Pe. Alexandre.

Só se ama aquilo que se conhece, por isso, o manual de estudos para este ano, Revelando o Tabor, no qual aprofundamos as palavras de nosso Fundador ao Brasil, em Tabor nossa Missão, vão nos ajudar a amar ainda mais essa nossa grande herança e decobrir a alegria de viver pelo Ideal e Missão que nos foram confiados com tanta predileção.

Como se aplica o Ideal Tabor na vida em família, na profissão, no apostolado e na vida juvenil

"Precisamos carregar sobre nossos ombros as tarefas de nossa época. A Mãe de Deus está no centro da história. Isto quer dizer que precisamos mostrar ao mundo a posição da Mãe de Deus. Privaram as pessoas da coroa, da coroa da liberdade dos filhos de Deus, mas Deus quer restituí-la de novo. Mas o mundo não se salvará sem a colaboração da Mãe de Deus. A Mãe de Deus pode dizer: Nada sem Deus, mas também nada sem mim!" (21.4.1947)

Há 60 anos essas palavras do Fundador movem os corações dos Filhos Tabor, em nossa Pátria! Elas desafiam o cotidiano, pois revelam quanta confiança Pe. José Kentenich deposita em seus filhos brasileiros. Como ele mesmo disse: "Compreendemos porque o bom Deus nos abençoou!"

No dia 22 de abril, domingo, o Congresso Taborfest II, nos trouxe a riqueza do depoimento de diversos schoenstattianos, sobre a forma como se aplica o Ideal Tabor na vida em família (Marcus Bilhão e Simone), na profissão (Marcus e Claudia), no apostolado (Cido e Eloisa) e na vida juvenil (Rique e Camila). São experiências que mostram o atuar educador de nossa querida Mãe, no santuário, formando Cristo em seus filhos. "É preciso dar muito amor aos filhos, para que eles experimentem que são filhos amados de Deus e adquiram atitude heróica", disse o casal Bilhão. Marcus e Cláudia mostraram que o empenho para viver o Ideal Tabor cria um diferencial na vida profissional e ao mesmo tempo exige heroísmo, com a de Marcus que perdeu o emprego por não aceitar fazer um trabalho ilícito. Mas, guardou a consciência livre e a Mãe de Deus lhe conseguiu outro emprego. Cido nos conta como o amor pela Campanha da Mãe Peregrina os faz vivenciar sua atuação gerando Cristo nas almas. Quantas pessoas se transformam pelo contato com as graças do santuário. A missão os faz vivenciar serem filhos muito amados, mas ao mesmo tempo, exige sacrifícios de filhos heróicos, deixar muitas vezes lazer e o descanso para ir ao encontro das famílias. Como ter coragem de viver a castidade em meio ao desafio dos colegas de faculdade, selecionar programas, se divertir e manter firme os princípios da fé, foi o conteúdo do testemunho de Rique e Camila. "Vivemos numa sociedade em que ser um jovem que defende a castidade é aceitar ser tratado com ET, disse Camila, mas, nós o fazemos porque somos filhos amados de Deus. O Carpe Diem do jovem schoenstattiano é ser 'herói hoje, não amanhã'", continua ela. "Ser filho Tabor é ter a coragem de pegar os outros jovens pela mão e levá-los ao Monte Tabor, para a participação na Igreja, e depois descer do Tabor e buscar outros jovens, então, o Brasil e o mundo serão Tabor", conclui Rique.

Cultivar o Ideal Tabor nos Ramos da Família de Schoenstatt

Pe. Antonio Brachat iniciou seu tema relembrando a atitude de Ir. Justina, citado por Ir, Isabel no dia anterior, e disse que o heroísmo está em nos empolgarmos pelo Ideal na Juventude e cultivar esse empolgamento até o último instante da vida. Para isso, é necessário aplicar o processo dos 3 V, disse o padre. Receber o Ideal Tabor como uma Verdade que me eleva e liberta, que oferece um Valor para a minha vida pessoal e por isso se associa a um Verbo que impulsiona a ação. Mostrou como isso se manifesta na vida de nosso Pai e Fundador e impulsionou os participantes a viver o Ideal Tabor como o seu mistério de vida, a sua voz interior, cultivado como um moderno método, a fim de que as graças do Santuário produzam seu efeito e Jesus se transfigure em nós.

Assim, empolgados pelo Ideal Tabor, os congressistas foram enviados para a missão, após a santa missa de encerramento. Padre Alexandre, na homilia, motivou a todos a usarem os óculos do Tabor (clique para ouvir a homilia). No envio, o representante de cada local presente, recebeu uma bandeira do Movimento e partiu com o impulso: "Na ousadia da Aliança, assume a missão Tabor! Sim Pai, eu assumo a missão!" Todos partiram unidos na Aliança, para levar a Mãe de Deus ao mundo!

Fonte: www.maeperegrina.com.br
 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 04.05.2007 Mail: Editor /Webmaster
© 2007 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum