Nachrichten - News - Noticias
 published: 2007-04-05

"Com o seu exemplo guie a todos para uma íntegra conduta de vida"

Ordenação sacerdotal do Padre Matheus

 

Ordenación sacerdotal del P. Mateus, en Poços de Caldas, Brasil

Ordination of Fr. Mateus, in Poços de Caldas, Brazil

Priesterweihe von P. Mateus in Poços de Caldas, Brasilien

 

Santa Misa

Holy Mass

Heilige Messe

 

El neosacerdote

The newly ordained priest

Der Neupriester

 

Rito

Rite

Weiheritus

 

Entrada: Primera Misa en el Santuario

Entrance procession for the first Mass in the Shrine

Einzug bei der Primiz

 

Con las Hermanas de Maria

With the Schoenstatt Sisters of Mary

Mit den Marienschwestern

Fotos: www.maeperegrina.com.br © 2007

Album de fotos – photo album - Fotoalbum

 
   

BRASIL, Ir. M. Nilza. "Concedei, Pai Onipotente a este vosso filho a dignidade do presbiterado. Renovai nele a efusão do vosso Espírito de santidade; cumpra fielmente, Senhor, o ministério do segundo grau sacerdotal de Vós recebido e com o seu exemplo guie a todos para uma íntegra conduta de vida", com essas palavras Dom José Geraldo Oliveira do Vale, bispo emérito de Guaxupé/MG, em 24 de março de 2007, às 18 horas, na Basílica Nossa Senhora da Saúde, em Poços de Caldas/MG, faz de Matheus da Silva Bernardes o mais novo dos Padres de Schoenstatt.

É difícil segurar a emoção, o ordenando, parentes e amigos misturam entre risos e lágrimas, pois, a partir desse momento, Padre Matheus participa de modo profundo no sacerdócio de Jesus Cristo. Além de filho e missionário, Padre Matheus é sacerdote n'Ele, para que todos os povos tenham vida.

O altar está repleto de sacerdotes e, calcula-se que, mais de mil e quinhentas pessoas, vindas de diversas cidades de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, aqui estão para compartilhar esse momento de graças para a Igreja, especialmente para a Família de Schoenstatt no Brasil.

O bispo, que na adolescencia de Matheus, lhe conferiu o sacramento do crisma, preside a celebração com profundidade e com muito espírito familiar. Na homilia, chama o ordenando para que se sente diante de si e inicia: "Meu querido filho, esse momento é muito importante para a sua vida, por isso, quero falar-lhe alguns conselhos..." Fala ao odenando sobre a vivência dos conselhos evangélicos e em seguida, chama seus coirmãos do Instituto dos Padres de Schoenstatt, para que cada um diga ao Matheus uma mensagem que julga ser importante nesse momento. Seus coirmãos falam-lhe da fidelidade ao chamado para a Obra de Schoenstatt, da aliança de amor e de nosso Pai e Fundador.

Em seguida, o rito da ordenação e Matheus torna-se Padre Matheus para toda a eternidade.

Consagração á MTA

Ao término da celebração, Pe. Matheus convida a todos que se unam a sua gratidão, renovando a aliança de amor, e todos cantam a consagração diante do quadro da Mãe e Rainha de Schoenstatt.

A alegria pela ordenação foi externada em um coquetel, no qual todos puderam cumprimentar o novo sacerdote. Mas, retiraram-se logo, pois, todos queriam estar pontualmente para a primeira missa, no dia seguinte, junto ao Santuário.

Fonte de vida nova

As 10 horas, dia 25 de março, toda a Família de Schoenstatt reunida sob o sol de verão, está junto ao Santuário para participar da primeira missa do neo sacerdote. Os participantes da Família de Schoenstatt de Poços de Caldas, acolhem a todos os visitantes e transparecem a imensa alegria pela escolha de um dos seus para o sacerdócio em Schoensatt.

A juventude masculina homenageia o novo sacerdote, com uma apresentação alegre, na qual lembraram alguns acontecimentos do periodo em que o jovem Matheus era dirigente do Jumas. Ao final, lhe entregaram o lenço dos pioneiros.

Com os sacerdotes presentes, Padre Matheus preside a celebração com muita serenidade e alegria. A homilia fica por conta do Padre Pedro Cabello, diretor nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil e, por alguns anos, assessor de Matheus na Juventude Masculina de Schoenstatt. (clique aqui para ouvir a homilia)

No ofertório, Padre Matheus recebe símbolos do Movimento local e eleva as oferendas a Deus. Pela primeira vez, o pão torna-se o corpo de Cristo e o vinho torna-se sangue divino, pelas palavras sacerdotal do neo-sacerdote.

Após receber Jesus eucaristico e as homenagens ao Pe. Matheus, os participantes se colocaram em fila para receber a bênção do neo sacerdote. Um a um, ajoelharam-se e, dentro do Santuário, receberam a bênção.

Padre Matheus continuará com a mesma tarefa que vinha exercendo, como assessor da juventude masculina do Regional São Paulo, coordenador da equipe que reune os schoenstattianos para a visita do Papa Bento XVI e estudante de mestrado em dogmática.

Fonte: www.maeperegrina.com.br
 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 05.04.2007 Mail: Editor /Webmaster
© 2007 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum