Nachrichten - News - Noticias
 published: 2007-01-03

Natal Solidário’2006

A Juventude Apostólica de Schoenstatt se move pelas ruas da maior cidade do Brasil

 

Natal solidario: Com a MTA pelas ruas de São Paulo

Navidad solidaria: Con la MTA por las calles de San Pablo

Christmas in Solidarity: With the MTA on the streets of Sao Paulo

Solidarische Weihnachten: Mit der MTA auf den Straßen von Sao Paulo

 

A Sagrada Família na Noite Santa

La Sagrada Familia en la Nochebuena

The Holy Family in the Holy Night

Die Heilige Familie in der Heiligen Nacht

 
 

Na Santa Casa

En el hospital Santa Casa

In the Hospital Santa Casa

Im Krankenhaus Santa Casa

 
 

Um Feliz Natal e um sorriso

Feliz Natal y una sonrisa

Merry Christmas and a smile

Frohe Weihnachten und ein Lächeln

 

Compartilhando com os mais pobres durante a Noite Santa

Compartiendo con los mas pobres durante la Nochebuena

Sharing with the poorest ones in the Holy Night

Teilen mit den Ärmsten in der Heiligen Nacht

 
 

Com os pastores das ruas de hoje

Con los pastores de  las rutas de hoy

With the shepherds of today’s streets

Bei den Hirten der heutigen Straßen

 

Fotos: Bernardes © 2007

 

BRASIL, Diac. Mateus Bernardes. Dia 25 de dezembro, 02:00 hs. da manhã... um grupo de jovens se reúne na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Jaraguá. Éramos mais ou menos 60 jovens... nossa intenção sair pelas ruas da maior cidade do Brasil e desejar um Feliz Natal para todas aquelas pessoas que, por diversas razões, não poderiam celebrá-lo com suas famílias.

Tudo começou com uma conversa bem informal entre alguns de nós no final de novembro... "o que poderíamos fazer para levar o verdadeiro espírito do Natal para outras pessoas?" E pensando em algo que já acontece na cidade de La Plata, Argentina, decidimos que, depois de celebrar o Natal com nossas famílias, sairíamos pelas ruas de São Paulo para levar o espírito do nascimento de Jesus para todos aqueles, com os quais nos encontrássemos.

Em princípio, iríamos somente a Comandos do Corpo de Bombeiro e hospitais, no entanto no meio do caminho a Providência nos preparou uma surpresa: encontramo-nos com muitos moradores de rua, especialmente aqueles que dormem embaixo do Elevado Costa e Silva (o conhecido minhocão). No acesso ao Largo do Arouche, nos encontramos com muitas crianças... e foi uma festa! Andávamos a Mãe Peregrina Auxiliar da Região Episcopal da Brasilândia e dois jovens que estavam a caráter: ele de São José; levavam em seus braços uma imagem do Menino Jesus e desejavam a todos Feliz Natal!

Além da saudação, também compartilhávamos com todos um pedaço de panettone e um copo de refrigerante. Algo simples, porém significativo na Noite Santa.

Terminamos nosso Natal Solidário às 07:00 hs do dia 25 no Santuário da Vila Mariana. Lá, mais uma vez, adoramos o Menino Jesus e pudemos meditar que a mensagem do seu nascimento é acolhida somente pelos mais pobres (os pastores das ruas), por aqueles que deixam de lado a parafernália natalina e se centram no Milagre da Noite Santa: Deus se faz criança e habita entre nós.

Enquanto isso em Caieiras...

A Juventude Apostólica de Schoenstatt de Caieiras prepara já há alguns anos uma novena de Natal, cuja conclusão é a entrega de brinquedos a crianças carentes da cidade. Caieiras está ao norte de São Paulo e alguns de seus bairros sofrem as conseqüências da periferia da grande metrópole.

O tema da novena deste ano foi a V Conferência do Episcopado Latino-americano: discípulos e missionários de Jesus Cristo para que n’Ele nossos povos tenham vida. Como ser discípulo, como ser missionário de Jesus durante o Natal? Novamente, vivendo o verdadeiro espírito do Natal, o espírito do nascimento do Filho de Deus e levando esta mensagem aos mais pobres, aos mais pequeninos.

A distribuição de brinquedos este ano começou no dia 24 pela manhã, em uma favela da Vila Rosina (bairro carente da cidade). As crianças vinham de todos lados para poder receber um presentinho, mas o mais importante é que antes de tudo nos lembramos do sentido daquela festa. Seguimos para o salão paroquial do Santuário de Nossa Senhora dos Pobres e lá mais presentes foram distribuídos...

É assim... os jovens se movem pelas ruas e bairros da maior cidade do país e anunciam a mensagem do Natal aos pastores de hoje: alegrem-se pois a salvação chegou a vocês, o Filho de Deus nasceu! Jesus está entre nós!

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 03.01.2007 Mail: Editor /Webmaster
© 2007 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum