Nachrichten - News - Noticias
 published: 2007-01-03

O Santuário Original impregnado de vida

Vigília espontânea na Quadra de Natal - A data para a próxima Noite do Santuário já se encontra estabelecida

 

Juntos los jóvenes celebran la vigilia en el Santuario Original

Togehter, some Latin American youth celebrated a vigil in the Original Shrine

Gemeinsam gestalten lateinamerikanische Jugendliche eine Vigil im Urheiligtum

 

Renovación de la Alianza de Amor en el Santuario Original.

Covenant Renewal in the Original Shrine

Erneuerung des Liebesbündnisses im Urheiligtum.

 
 

Jóvenes cantando frente del Santuario Original.

Youth singing in front of the Original Shrine

Die Jugendlichen singen vor dem Urheiligtum.

Fotos: Escobar © 2007

 
   

SCHOENSTATT: Daniela Escobar/ Teresa Wieland: Vinte e oito de dezembro de 2006, quinta-feira, ao cair da noite. Passou a reinar o silêncio; avizinha-se a noite; um fim-de-tarde de inverno em Schoenstatt como muitos demais. Algo afigura ser porém diferente neste final de tarde. Do Santuário Original ressoa um idioma estrangeiro. Por iniciativa própria, cerca de dez jovens, oriundos de diversos países da América Latina, reuniram-se no Santuário para efetuar uma pequena meditação natalina. Fora o desejo de uma união mais intensa com Deus, com Nossa Senhora e com os demais jovens que levou à realização de tal encontro.

Como surge de forma espontânea tal idéia entre jovens que só travaram conhecimento entre si há dois dias? Têm um fundamento comum; seguem os mesmos ideais, de modo que uma idéia que surge como gracejo pode repentinamente tornar-se realidade. No início os jovens latino-americanos ignoravam a possibilidade de organizar tal oração no Santuário Original. "No Santuário Original é licito cantar em voz alta?", assim indagou um jovem argentino. Enorme é a ressalva e a reverência em face deste lugar. Nada há, porém, que impeça a realização desse desejo, desde que ninguém seja por tal incomodado.

Um lugar especial

O desejo comum de reunirem-se no Santuário Original para agradecer pessoalmente à Mãe Três Vezes Admirável é, por fim, mais forte do que porém toda a reflexão. De um dia para outro tal idéia é empreendida. O Santuário Original é um lugar de adoração, e os jovens que se encontram pela primeira vez em Schoenstatt estão fortemente impressionados por tal atmosfera aí vivida. "Mal posso crer que me encontro de fato aqui!", diz uma jovem chilena, simplesmente comovida. Não obstante a grande reverência que sentem pelo Santuário, esses jovens desejam expressar-se no modo como sempre o fazem: através do canto e oração. E ninguém se encontra no Santuário, a não ser eles mesmos.

A juventude - a luz do mundo

Em memória do nascimento de Cristo, uma jovem narrara a história do pastorzinho. Enquanto procurava esse um presente para Jesus, acende uma vela para ver se o encontra em algum dos recantos do estábulo. Nada, porém, encontra; até que a ele um pastor mais velho alude que o presente mais belo que pede dar ao Deus Menino já se lhe encontra nas mãos: a vela acessa. É um convite aos jovens dirigido para eles mesmos serem luz, descobrirem as próprias faculdades e assim, ao regressarem à mãe-pátria, serem eles mesmos luz para outrem.

Neste exercício de piedade, os jovens trouxeram a alegria, suas preces e orações a este lugar tão caro a seus corações, alegrando-se por poderem passar brevíssimo tempo a sós no Santuário e louvar a Deus, com cânticos em seu próprio vernáculo e darem deste modo sua nota bem pessoal ao Santuário.

Reminiscência do Schoenstatt Summer

Este pequeno exercício de piedade brotou novamente as reminiscências sobre o que se realizara no verão derradeiro, durante o Schoenstatt Summer. A juventude é o futuro do mundo, e por essa razão jovens de todos os continentes irão outrossim encontrar-se neste verão em Schoenstatt para viverem em comum como voluntários e organizarem a noite dos Santuários, tal como se dera durante o Festival da Juventude de 2005. A idéia do Schoenstatt Summer encontra-se viva, de modo que igualmente neste ano ela será empreendida, a fim de que os jovens possam viver e vivenciar o mundo espiritual que Schoenstatt lhes oferece. Uma data já é pelo menos conhecida. A noite do Santuário ocorrerá na noite de 31 de agosto para 1ş de setembro. É uma noite em que a Família de Schoenstatt poderá refortificar-se em sua vinculação comum, uma vez que no ano derradeiro mais de setenta santuários do mundo inteiro se associaram ao Santuário Original. E neste ano a todos se formula outrossim o convite para participarem em tal evento.

Trad: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 20.04.2007 Mail: Editor /Webmaster
© 2007 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum