Nachrichten - News - Noticias
 published: 2006-12-28

Um milagre não foi operado. E não obstante é um milagre

Uma vida oferecida em favor de Schoenstatt : Judy Rehn, Waukesha, EUA – falecida em meados de novembro de 2006

 

Judy Rehn (center), Milwaukee, conscientemente ofreció su vida para Schoenstatt

Judy Rehn (center), Milwaukee, consciously offered her life for Schoenstatt

Judy Rehn (Mitte), Milwaukee, hat ihr Leben bewusst für Schönstatt angeboten

 

En el Santuario, poco tiempo antes de fallecer

In the Shrine, a few months before her death

Im Heiligtum, einige Monate vor ihrem Tod

 
 

Su ofrecimiento

Her offering

Ihr Angebot

 
 

Su ofrecimiento en el fuego de Jose Engling en Cambrai

Her offering in the Joseph Engling fire in Cambrai

Ihr Angebot im Englingfeuer

 

Bendición del Santuario Hogar (Judy al lado de la Hermana Winifred)

Home Shrine dedication, 1974 (Judy is the girl next to Sister Winifred)

Hausheiligtumsweihe 1974 – Judy steht neben Schwester Winfriede

Fotos: Jentz © 2006

 
   

EUA, CRISTI Jentz/mkf: "Eis o que considero a respeito da realidade com que me defronto. Neste momento os médicos anuiriam inteiramente ao conteúdo deste artigo, pois tudo o que nele se encontra é real. Quando na terra se opera um milagre, é ótimo que se saiba que um milagre fora operado. Porém agora: como te posso agradecer a ti, minha querida amiga, por todas as tuas orações, tua clemência e amor? És simplesmente um tesouro..." Comentário de uma mãe de três filhos e com a idade 44 anos, portadora de um tumor no cérebro, clinicamente visto como incurável; um comentário dirigido a uma amiga schoenstatteana de infância, recém-chegada de uma peregrinação a Roma e Cambrai (França); de uma peregrinação para a qual havia esta levado consigo uma pequena folha de papel em que se encontrava escrito o seguinte: "Querida Mãe: a ti te ofereço para o teu Capital de Graças cada novo sintoma e cada náusea, cada perda física e cada luta espiritual, todo o medo ante o que ainda há de surgir, assim que as respectivas conseqüências desta doença. Com amor, Judy Rehn."

Estava-se em 17 de setembro de 2005 em Cambrai, França, na vigília do quadragésimo aniversário da consagração do Santuário de Cambrai, de um Santuário que havia sido oferecido por toda a Família Schoenstatteana. Christi Jentz, em companhia de seu esposo e filho, lança a pequena folha de papel que recebera primeiramente a bênção do Papa Bento XVI, à fogueira de Engling. O artigo redigido sobre esse dia termina do seguinte modo: "Sábado à noite, no final da cerimônia, fora acendida uma grande "fogueira de Engling" junto ao memorial, atrás do Santuário; todos os que haviam já na véspera chegado de ônibus, principalmente alemães e alguns representantes de outros países, haviam percorrido, no final da tarde, o caminho de José Engling, por outra, de Eswars ao local de sua morte e celebrado, em seguida, a Santa Missa. De conjunto estava particularmente representada outrossim a Juventude Masculina de Villa Ballester, Argentina, que nesse dia e exatamente nessa ocasião erguera a pedra de Engling junto ao Santuário. O término do dia dera-se com a fogueira de Engling em que, entre cânticos, antigos e recentes, em honra de Engling e cânticos schoenstatteanos de todos conhecidos, foram queimadas as cartas e as cédulas de papel com as contribuições para o Capital de Graças. Na fogueira de Engling, Christi Jentz queimou as cartas com as contribuições para o Capital de Graças de muitas famílias de Milwaukee,EUA. "E mais ainda: nesse momento, fora incluído o oferecimento da vida de Judy, qual contribuição para o Capital de Graças.", diz Christi com tom e voz bem suave no término da celebração do jubileu em um diálogo no qual sempre repetia de novo como fora bela essa celebração e como a comoveu. Sua amiga de infância que tal como ela crescera no Santuário, é portadora de um tumor no cérebro, incurável, segundo declaração dos médicos. Na véspera de Christi partir para Roma e Cambrai, essa jovem mãe de três filhos ofereceu a vida qual contribuição para o Capital de Graças pelo jubileu do Santuário de Cambrai, por outra, ofereceu o sim dela.

Talvez, a ver de Christi, resida aqui o segredo desse dia, nas chamas da fogueira de Engling."

A própria Judy enviara este artigo a muitos amigos, com o seguinte comentário: "Envio-lhes isto, porque no final é mencionado uma oferta que dei à minha amiga Christi para levar para uma peregrinação, da qual recém chegou em companhia da família. No artigo trata-se do jubileu dos quarenta anos do Santuário da Unidade, em França". Em seguida escreve que o futuro deste santuário está incerto e prossegue: "Se tudo isto dá maior sentido ao que estou vivendo no presente momento, sinto-me então honrada de aderir. Deixo, contudo, aos desígnios de Deus. Centenas de pessoas, provenientes do mundo inteiro, estavam presentes neste ato, e afigura-se ter sido um dia de graças peculiares."

Quando na terra se opera um milagre, então é ótimo que se saiba que um milagre fora operado

Judy Rehn estava consciente da gravidade da doença de que padecia, ainda que estivesse bem esperançada e disponível para a colher a luta: "Neste momento os médicos anuiriam inteiramente ao conteúdo deste artigo, pois tudo o que nele se encontra é real. Quando na terra se opera um milagre, é ótimo que se saiba que um milagre fora operado."Assim escreve ela a Christi, amiga de infância, por ocasião do regresso desta de Cambrai. E prossegue: "Porém agora: como te posso agradecer a ti,minha querida amiga, por todas as tuas orações, tua clemência e amor? És simplesmente um tesouro..."

Judy Rehn nasceu em 27 de fevereiro de 1961, em Milwaukee, Wisconson, EUA; desde criança conhecia Schoenstatt a que permaneceu profundamente vinculada até ao término de sua vida.

Em 1974, os pais fizeram a consagração do Santuário-Lar. Na foto vê-se Judy radiante ao lado da Ir. Winfriede.

Como mãe e esposa, vivera da Aliança de Amor selada com a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Quem se encontrara com ela, recorda-se da face radiante que tinha: "O que se refere a José Engling e a Gilberto Schimmel, certa estou de que Judy trilhou as pegadas destes dois heróis schoenstatteanos", no dizer de Christi Jentz. "Em seu modo inteiramente original, pois era uma filha do Pai. A José Engling temos de agradecer-lhe por ter feito o oferecimento de sua vida, o que hoje denominamos " Consagração Engling"; pois em nossos dias tal espírito de oferecimento continua outrossim a operar. Sei que ela fizera o oferecimento em vista de Cambrai; tal informação poderá cada um por si mesmo relê-la. Judy e Jim sofreram muito " à vista de todos" e conseguiram superar a provação. A espiritualidade de Schoenstatt por eles vivida foi um testemunho para muitos."

Não te preocupes, Schoenstatt!

Judy faleceu em 29 de novembro de 2006, com 45 anos de idade. Em suas exéquias fúnebres o pároco pronunciou-se a respeito de tal oferecimento que só pouco antes do falecimento de Judy tomara conhecimento. Jim e Judy o haviam conhecido mais de perto durante o período da doença. Sua homilia tinha grande analogia com a que o Pe. Kentenich fizera em 16 de fevereiro de 1959 a respeito de Gilberto Schimmel. "Na semana passada retirei o texto da série de conferências pelo Pe.Kentenich dadas às segundas-feiras à noite, onde a casais lhes fala acerca da pessoa de Gilberto Shimmel, bem como da de José Engling. Ontem reli-o", relata Christi Jentz. "Antes o nunca havia acolhido em toda a sua dimensão. O Pe.Jim poderia ter focado a vida de Judy sob tantos aspectos. Contudo depois manifesta com precisão de que de fato não fora operado um milagre, e não obstante fora um milagre. Precisamente como outrora o fizera o Pe. Kentenich. Outrossim houvera analogias em outros pontos. Creio que o Pe. Kentenich, por intermédio do pároco de Judy, pretendia dizer o seguinte: " Prestem atenção. Tudo está aqui contido; também eu escutei este oferecimento".

O futuro de Cambrai está aberto; Schoenstatt aproxima-se outrossim do ano 2014, por outra, dos 100 anos da aliança de Amor, dos 100 anos de José Engling e do centenário da morte de todos os heróis do tempo da Fundação. O futuro do Santuário Original de Schoenstatt encontra-se aberto.

Não te preocupes, Schoenstatt! O tempo dos heróis de Schoenstatt não se encontra no passado sombrio; ele é agora.

Trad. Monges da Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Pr, Brasil

Alianza de Amor

Covenant of Love

Liebesbündnis

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 16.03.2007 Mail: Editor /Webmaster
© 2006 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum