Nachrichten - News - Noticias
 published: 2006-10-13

Eis-me aqui, sou tua primavera sagrada

Jornada Jubilar da Juventude Feminina de Schoenstatt , Atibaia – Brasil

 

Atibaia, Brasil: Congreso Jubilar de la Juventud Femenina

Atibaia, Brasil: Jubilee Congress of the Girls’ Youth

Atibaia, Brasilien: Jubiläumskongress der Mädchenjugend

 

Caminata de los 75 años

Walk of the 75 years

Pilgermarsch der 75 Jahre

 

Con una replica de la Peregrina Original de Don Joao Pozzobon

With the replica of the Original Pilgrim MTA of John Pozzobon

Mit der Nachbildung der Original-Peregrina von Joao Pozzobon

 

Presentación

Presentation

Präsentation

 

Testimonios

Testimonies

Zeugnisse

 

Quema del capital de gracias

Offering the capital of grace

Im Feuer werden die Beiträge zum Gnadenkapital verschenkt

Fotos: Ir. Franciane © 2006

 
   

BRASIL, Ir. M. Franciane, Ir. M. Cicera. Impulsionadas pelo lema: "Eis-me aqui, sou tua primavera sagrada!" a Juventude Feminina se preparou para a grande Jornada Jubilar de 2006. Esse encontro de 4 dias aqui em Atibaia tinha como objetivo festejar os 4 jubileus: 75 anos da Juventude Feminina no mundo, 25 anos da coroação da Rainha da Juventude Brasileira, 10 anos da descoberta do Ideal Nacional: "Lírio do Pai, Tabor para o mundo!" e 100 anos do nascimento de Eugenia Mahringer (primeira dirigente leiga da Juventude) Participaram 301 jovens de 35 cidades de nosso país, 16 assessoras (12 Irmãs, 2 Senhoras de Schoenstatt e 2 Unionistas.

1° DIA – Jubileu de 25 anos da Coroação: esse dia foi dedicado aos 25 anos de coroação da Rainha da Juventude brasileira, realizada no dia 7 de setembro de 1981, quando a Juventude estava celebrando os 50 anos de Fundação.

Nesse dia tivemos a participação especial de 6 convidadas que fizeram parte da geração que coroou a Rainha da Juventude brasileira há 25 anos atrás, entre elas duas Irmãs de Maria. Elas se apresentaram e depois contaram um pouco de sua vivência como geração que coroou a Rainha da Juventude Brasileira.

Na santa missa, essa geração passou a coroa para a geração atual, que assumiu a herança e coroou também a Mãe e Rainha como Rainha dos Lírios, Rainha da Juventude Brasileira.

À noite foi feito o lançamento do CD jubilar: JUFEM-BRASIL, Assume a missão! Também o grupo de candidatas ao próximo postulado em 2007 das Irmãs de Maria, apresentaram um canto saudando toda a Juventude ali presente. Elas são em 10, e 7 delas pertenciam à Juventude Feminina.

Viva Schoenstatt!

2° DIA – Jubileu de 75 anos da Juventude Feminina no mundo: nesse dia celebramos o Jubileu dos 75 anos da Juventude Feminina e o centenário de nascimento de Eugênia Mahringer. Na parte da manhã as jovens fizeram retiro.

Como conclusão do retiro participamos da santa Missa onde 20 jovens selaram a Aliança de Amor com a MTA.

Na parte da tarde aconteceu a CAMINHADA DOS 75 ANOS de 8 Km. As jovens foram levadas de ônibus para a Igreja Matriz da cidade, e de lá partiram a pé rumo ao Santuário.

Nesta caminhada penetramos no túnel do tempo da História da Juventude por meio da vida de nossos heróis, desde José Engling até os mais atuais.

A caminhada teve 7 paradas e em cada parada havia uma jovem caracterizada de um herói de Schoenstatt, e este fazia uma breve apresentação e sua vida.

Seguiu à frente da caminhada o carro de som com a equipe de cantos animando o percurso com músicas e duas jovens carregando a réplica da Mãe Peregrina original. Elas levaram também as bandeiras (Brasil, Schoenstatt, Juventude) e faixas de cada cidade saudando a MTA. Nossas jovens simplesmente paravam tudo por onde passavam. Com muita força nos pulmões cantavam e gritavam Viva Schoenstatt.

Uma jovem caracterizada de Padre José Kentenich levou consigo uma tocha, para entregar a José Engling, o herói da primeira parada. Isto simbolizou que o fogo do amor a Schoenstatt ardeu primeiramente no coração de nosso Pai e ele soube transmitir aos seus discípulos. Este fogo não pode apagar! Foi passado de herói a herói e por fim este fogo da missão é confiado a cada jovem.

Após passarmos por todas as paradas e enfrentarmos todos os desafios chegamos ao nosso destino: o Santuário, onde acendemos, com o fogo da tocha, a pira de Engling e oferecemos nosso Capital de graças. Contamos cerca de 11.000 passos que foram dados nesta caminhada. Tudo foi queimado na pira e subiu até o céu.

Entrega do Cetro lirial para a Rainha da Juventude

3° DIA – 10 anos de Ideal Nacional: Lírio do Pai, Tabor para o mundo! Na parte da manhã tivemos a participação de 4 convidadas especiais, que estavam presentes no encontro nacional de dirigentes em 1996 na descoberta do ideal nacional. Elas contaram como chegaram à definição do ideal nacional e como ele orienta suas vidas, até hoje.

O ponto alto do dia foi a entrega do Cetro lirial para a Rainha da Juventude como gratidão pelo ano jubilar. Esse Cetro foi elaborado no decorrer do ano e sua entrega significa a prontidão em deixar que a RTA exerça seus direitos sobre a vida e o coração de cada jovem. Como geração Ver Sacrum no Brasil elas entregam conscientemente à MTA o cetro do poder.

Para que nosso agir apostólico seja efetivo na transformação da nossa vida e na vida do que nos cercam."

4° e último DIA: na parte da manhã duas jovens: Ana Clara e Damiane fizeram a palestra de encerramento "Rainha jubilar, empunha o cetro! Envia tua Primavera Sagrada!".

"...somos chamadas, por meio de nossa missão, a formar uma nova Sagrada Primavera, enfrentando e vencendo os desafios, as situações de perigo do tempo atual, do nosso dia a dia.

Nós entregamos a coroa e o cetro do poder e da realeza, oferecemos um trono à nossa querida Mãe para que Ela reine em nossos corações. Devemos sair daqui com o anseio de descobrir os nobres valores femininos que Deus colocou em nossa natureza e tornar-nos semelhantes à Maria, portadora de Cristo para as pessoas.

A Mãe cuidará de cada uma de nós e intercede junto a Deus Pai para que nosso agir apostólico seja efetivo na transformação da nossa vida e na vida do que nos cercam."

Em seguida tivemos a Missa de envio e o almoço de encerramento.

Todas irradiavam alegria e gratidão por estes quatro dias agraciados. Algumas ainda derramaram lágrimas na despedida.

Queira a nossa Rainha jubilar realizar os prodígios que aqui experimentamos: enviar aos confins do mundo aquelas que se empenham por sua tarefa e missão, empunhar o cetro em suas vidas para formar verdadeiramente uma nova juventude, uma Sagrada Primavera de lírios no Brasil Tabor e em todo o mundo.


Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 13.10.2006 Mail: Editor /Webmaster
© 2006 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum