Nachrichten - News - Noticias
 published: 2006-10-17

Matheus, vem e segue-me!

Ordenação diaconal de Mateus Bernardes, de Poços de Caldas, Brasil

 

 

Ordenación diaconal de Mateus Bernardes, Brasil

Deacon’s ordination of Mateus Bernardes, Brazil

Diakonatsweihe von Mateus Bernardes, Brasilien

 

El nuevo diacono, miembro del Instituto de los Padres de Schoenstatt

The new deacon, a member of the Institute of Schoenstatt Fathers

Der neue Diakon, Mitglied des Instituts der Schönstatt-Patres

 

Estampita conmemorativa

Commemorative picture

Andenkenbild

 

El corazón dispuesto...

My heart for Jesus...

Mein Herz ist bereit...

Fotos: www.maeperegrina.com.br © 2006

 
   

BRASIL, Ir, M. Nilza/ www.maeperegrina.com.br. Quando Jesus se encontrou com o cobrador de impostos, Mateus, olhou no fundo da sua alma e descobriu o homem bom, então disse: vem e segue-Me! Mateus levantou-se e seguiu-O! (Mt 9,9) Hoje, Jesus passa novamente pelas ruas, e Seu olhar de amor dirige-se ao estudante de Química, na Unicamp, com um futuro brilhante... mas, o Senhor quer mais do que isso para ele e chama-O: Matheus, vem e segue-Me! Após orações, lutas e muito diálogo, Matheus Bernardes, filho de Odete e Paulo, de Poços de Caldas/MG, responde sim e começa sua caminhada no sacerdócio. Em Setembro, foi ordenado diácono, no Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt!

A cerimónia é envolta em muita alegria, na Paróquia Imaculada Conceição, em Jaraguá/São Paulo. A Família de Schoenstatt rejubila: teremos em breve, mais um padre de Schoenstatt.

O que leva um jovem a deixar tudo pela causa de Jesus? Por que ser Padre nesse Instituto? Deixemos que o próprio Mateus nos responda:

Por que ser padre hoje?

Matheus: Essa é uma pergunta muito interessante... afinal de contas, o que leva um jovem a ser padre hoje? A minha experiência indica que não é outra coisa, que a decisão de seguir Jesus Cristo. Os jovens têm ânsia de grandes ideais... os jovens querem transformar o mundo, querem uma sociedade diferente... muitas vezes não encontram como realizar esses seus ideais, esses seus sonhos, por isso muitos possuem dificuldades para encontrar um rumo certo para a sua vida. Aqueles jovens que são chamados à vida sacerdotal encontram um: Jesus Cristo! No fundo, todos os nossos ideais, todos os nossos sonhos encontram n'Ele a sua realização plena e definitiva... muito mais que projetos políticos e sociais, o projeto de Jesus é um sonho de santidade, de vida em plenitude. Por isso, há jovens (e Deus queira que sempre haja mais e mais) que se decidem ser padres hoje.

Por que o instituto dos padres de Schoenstatt?

Matheus: Aqui novamente vem outra decisão importante... nós seguimos a Jesus Cristo através de exemplos concretos. Lemos o Evangelho encontramo-nos com o grande e maravilhoso que foi a vida do Senhor, contudo também nos encontramos com exemplos mais próximos, mais actuais, de seguimento a Jesus Cristo.

Para mim, o Pe. José Kentenich é um desses exemplos próximos, alguém que se decidiu por Jesus Cristo e que se consagrou plenamente a Ele. Na Aliança de Amor com Maria, nosso Pai e Fundador pôde seguir o Senhor e também pôde vislumbrar um caminho para a realização do homem moderno. Por essa Aliança, por esse caminho indicado pelo Pe. José Kentenich decidi-me pelos Padres de Schoenstatt... para além, é claro, de também me encontrar com outros tantos exemplos vivos de seguimento de Jesus dentro do mesmo Instituto dos Padres de Schoenstatt; naquele tempo em que ainda estava na Juventude Masculina eram os Padres... e como gostaria de ser como eles... hoje são meus irmãos de comunidade e como me alegro que aqueles Padres, que deram seu sim a Cristo, hoje sejam meus irmãos e desde essa perspectiva mais fraterna continuem sendo um exemplo para mim.

O que significa ser diácono?

Matheus: Diácono vem do verbo grego "diakonein" que significa servir. O diácono é aquele que serve! Serve a Palavra de Deus (seu principal serviço), também o altar e também os pobres e doentes. Esse ministério caracteriza a vida do ordenado diácono... sei que tenho somente alguns dias como tal, mas posso confessar que servir a Palavra e o altar são serviços profundamente marcantes. Espero que também tenha a possibilidade de poder levar a comunhão aos doentes, como os diáconos da Igreja primitiva faziam, e ajudar em obras de caridade.

Porquê o diaconato antes do sacerdócio?

Matheus: Todo padre também é diácono. O ministério ou serviço diaconal não desaparecem com a ordenação sacerdotal, pelo contrário todo padre ainda possui o ministério de servir a Palavra, o altar, os pobres e doentes. Na Igreja também temos aqueles que são permanentemente diáconos (os diáconos permanentes); eles consagram a sua vida ao ministério diaconal e podem estar casados ou ser celibatários.

Qual é o seu maior desafio no discernimento vocacional?

Matheus: Quando me decidi pelo sacerdócio na Comunidade dos Padres de Schoenstatt, estudava em Campinas (apesar de ser natural de Poços de Caldas/ MG). Estava no primeiro ano de Química da UNICAMP... bom, naquele tempo a UNICAMP foi considerada a melhor universidade do país. Tínhamos uma linha de pesquisa muito interessante e eu já estava com um projeto bem engatilhado para realizar algumas análises, não somente no Instituto de Química, mas também no Hospital das Clínicas. Portanto, o lado profissional pesou bastante na hora de dizer... até aqui chegamos, agora um novo caminho começa, o caminho de seguir o Senhor.

Hoje, depois de muitos anos de formação, chego à conclusão que o maior desafio no discernimento vocacional nem é tanto a profissão, a família ou uma namorada, o maior desafio consiste em ter o coração totalmente disposto a entregar-se e pertencer somente a Jesus Cristo. Durante o processo de discernimento da vocação não está em jogo os grandes aspectos da nossa vida, mas sim aqueles aspectos pequenos, quase ínfimos que nos momentos de decisão pesam muito. O coração do sacerdote, o coração do consagrado tem que estar disposto a dar tudo por Jesus!

Onde fica a realização profissional do sacerdote?

Matheus: Se pensamos somente na realização profissional do sacerdote, ficamos somente com uma parte do significado da vocação sacerdotal. A realização do sacerdote não está somente na profissão, está em toda a sua vida! Graças a Deus, muitos sacerdotes podem realizar grandes projetos pastorais, grandes convocatórias de fiéis, eventos massivos... porém, acredito que (e esta tem sido a minha experiência) a maior realização sacerdotal está na celebração dos sacramentos (seja missas para vários fiéis, seja numa missa que deve celebrar só), no acompanhamento espiritual dos fiéis (poder acompanhar a condução que Deus realiza na vida de um fiel é uma enorme benção!) e na relação pessoal com Jesus Cristo e com Maria através da oração.

Como fazer para saber qual é a minha vocação?

Matheus: Essa é uma pergunta complicada... especialmente nos nossos dias... Para que eu possa saber para qual vocação o Senhor me está chamando em primeiro lugar, tenho que ter a disponibilidade de escutar a voz do Senhor na minha vida. No meio da agitação do dia-a-dia, especialmente nas nossas grandes cidades, fica difícil escutar a voz do Senhor.

Entretanto, Ele continua chamando... Ele chama-nos todos os dias! Por isso, escutemos a voz do Senhor e depois busquemos alguém com experiência (e muita sabedoria!) para nos acompanhar no processo de discernimento. Aqui a palavra processo é fundamental: descobrir a vocação não é algo de um ou dois retiros de silêncio ou de uma noite de vigília... é necessário dar muito tempo para que o projeto de vida, para o qual o Senhor chama, se torne cada vez mais claro e assim Lhe possa dizer desde o mais profundo de meu coração: sim, Senhor, te seguirei para onde Tu queiras que eu vá!

Como se pode afirmar que dedicar-se a Schoenstatt é ajudar a construir um Brasil melhor?

Matheus: Quando afirmei que a Aliança de Amor não é somente um acto de devoção pessoal, mas sim o caminho que o Pe. José Kentenich vislumbrou para a realização do homem moderno, estava-me a referir justamente a isso.

Nossa Aliança de Amor com a Mãe, Rainha e Vencedora três vezes Admirável de Schoenstatt nos conduz a uma relação mais e mais profunda com o Deus da vida... e também com os nossos irmãos e irmãs, com a nossa sociedade. Como? O próprio Pe. José Kentenich pode responder a essa pergunta: ele sempre citava o exemplo da teia da aranha. Toda teia de aranha possui um fio-mestre, do qual os demais pendem. Uma vez que o fio-mestre é cortado, toda a teia despenca.

Nosso fio-mestre é nossa relação com Deus; a Aliança de Amor com Maria fortalece essa relação, fortifica nosso fio-mestre. Uma vez, estando firme, podemos estabelecer muitas relações com nossos irmãos e irmãs na sociedade... Como poderei enganar um irmão ou uma irmã sendo que a norma da minha relação com ele é a minha relação com Deus? Assim, tenho plena convicção que estaremos (e já estamos!) construindo um Brasil melhor.

Fuente: www.maeperegrina.com.br

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 17.10.2006 Mail: Editor /Webmaster
© 2006 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum