Nachrichten - News - Noticias
 published: 2006-10-27

Conquista!

Juventude de Schoenstatt: 3ª Conquista da Montanha – Atibaia/SP

 

O objetivo foi alcançado: JUMAS & JUFEM no ponto mais alto da Pedra Grande

Tarea cumplida: Juventud Masculina y Juventud Femenina em el punto mas alto de “Piedra Grande”

We made it! Boys Youth and Girls Youth on the highest point of “Pedra Grande”

Ziel erreicht: Mannes- und Mädchenjugend auf dem höchsten Punkt des “Pedra Grande”

 

O início da caminhada: a Mãe Peregrina como nossa guia.

Comienzo de la caminata: la Virgen Peregrina como guia

Beginning of the walk: the Pilgrim MTA as leader

Beginn dês Aufstiegs mit der Pilgernden Gottesmutter als Bergführerin

 
 

Aqui começa a subida.

Comienza la escalada

Ascent to the summit

Der Aufstieg beginnt

 

 

Uma pausa para a hidratação.

Descanso

A break

Eine kleine Pause, dann geht es weiter

 

 

 

BRASIL, Danianderson Rodrigues Carvalho. Quando o Movimento de Schoenstatt começou, há 92 anos, já existiam jovens empolgados com a idéia de levar a Mãe de Deus a quem não a conhecesse. Anos mais tarde ramos Schoenstattianos foram surgindo e crescendo cada vez mais. Hoje, o Movimento é grande e existe em vários países do mundo, com mais de 180 Santuários, onde pela especial presença de Cristo e Maria formam-se pessoas e comunidades capazes de lutar pelo Reino de Deus. Todos os ramos têm a sua participação com material pedagógico próprio, voltado para a sua formação. Neste último 15 de Outubro, um ramo em especial, a JUVENTUDE APOSTÓLICA de SCHOENSTATT, subdividido em dois, Juventude Masculina (JUMAS) e Juventude Feminina (FUFEM), participaram de uma actividade onde se envolviam mutuamente com um objetivo: chegar ao alto de uma montanha.

A idéia surgiu com a Juventude Masculina (JUMAS) de Jaraguá, que fizera uma experiência piloto com o nome de CONQUISTA DA MONTANHA. Essa conquista deu certo! No ano seguinte, essa juventude, compartilhou sua idéia com outras cidades. Novamente culminou no sucesso.

Um regalo inédito da MTA

Agora, a 3ª CONQUISTA DA MONTANHA foi em Atibaia/SP, na serra do Itapetinga, na conhecida Pedra-Grande. As Juventudes presentes, Bragança Paulista, Campinas, Mairiporã, Jaraguá/SP, Louveira e a própria Atibaia reuniram-se no centro da cidade, na igreja São João Batista (Matriz) como ponto de partida. Uma longa caminhada em linha reta, por 1 hora, até ao começo da subida. Mas não foi uma simples caminhada todos se empolgaram bastante, cantando, conversando, dando risadas, batendo palmas, etc. O caminho possui partes cobertas por uma mata nativa (floresta atlântica) e tem na sua maior parte uma exposição directa ao sol, onde o solo é de origem vulcânica. O caminho é duro, cansativo, muitas vezes chega até ser um pouco perigoso, porém, o retorno é muito gratificante. A vista de cima é esplêndida. Houve momentos que se escutava "... ai, juro que não agüento mais.", mas tudo mudava quando se atingia o alto. Foi um evento muito bom que uniu ainda mais todo o ramo da Juventude.

Esta conquista foi oferecida à MTA pelo "Jubileu das Juventudes de Schoenstatt" 50 anos de JUMAS Brasil e 75 anos de JUFEM.

Actividades deste género, são importantes para todos os ramos. Um bom Movimento só acontece, quando há uma família e, conhecendo-se uns aos outros, ela surgirá. A juventude não é somente a base da igreja como também o alicerce do Movimento de Schoenstatt. Deve haver união mesmo nos mínimos detalhes para fazer a diferença que Schoenstatt necessita.

Para terminar fica uma frase de quem entende do assunto:

"Juventude é ardor! A Juventude é fogo! A Juventude é tempestade que ruge! A juventude é espírito de sacrifício! Sem jovens nunca existiriam grandes obras! Eu afirmei que Schoenstatt não pode sustentar-se sem ombros juvenis". Pe. José Kentenich - 1947

 

Uma palavrinha rápida sobre a homilia do dia com o Diácono Matheus, assessor Juventude Masculina.

Intercambio sobre la predica del dia, del Diácono Matheus

Sharing about the sermon given by Deacon Matheus

Kurzer Austausch über die Predigt von Diakon Matheus

Conquista da montanha

Conquista de la montaña

Conquering the mountain

Den Gipfel ersteigen

Fotos: Rodrigues Carvalho © 2006

 
 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 27.10.2006 Mail: Editor /Webmaster
© 2006 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum