Nachrichten - News - Noticias
 published: 2006-10-31

Conhecido e amado

Dia Aberto no centro schoenstatteano de Marienfried, em Oberkirch: um sucesso completo

 

Dia de Puertas Abiertas en el Centro de Schoenstatt en Oberkirch

Day of Open Doors at the Schoenstatt Center in Oberkirch

Luftballonsteigen beim Tag der Offenen Tür im Schönstatt-Zentrum Oberkirch

 

Dia de Puertas Abiertas en el Centro de Schoenstatt en Oberkirch

Day of Open Doors at the Schoenstatt Center in Oberkirch

Tag der Offenen Tür im Schönstatt-Zentrum Oberkirch

 
 

La area recepción fue remodelada completamente

The reception area was completely remodelled

Der Eingangsbereich ist großzügig neu gestaltet

 

Programa: Ballet Folcloristico de Niños

Children’s Folclore Ballet

Kinder-Trachtentanzgruppe Ortenau

 
 

Los chicos se divertieron mucho

A lot of fun for the little ones

Die Kinder hatten eine Menge Spaß

 

Coro de Gospel „Sunrise“, Oberkirch

Gospel Choir Oberkirch

Gospelchor “Sunrise”, Oberkirch

 
 

Rainbow Kids, Mingolsheim

Rainbow Kids, Mingolsheim

Rainbow Kids, Mingolsheim

 

Fotos: POS Fischer © 2006

Fotoalbum

 

ALEMANHA, mkf. "Eu não tinha realmente ideia alguma do que aqui havia! Não o tinha imaginado tão lindo." A senhora de Nussbabch, que olhou admirada o claro hall de entrada, soube do dia de encontro no centro schoenstatteano de Marienfried pela rádio. Como ela, foram lá muitos de Oberkirch e de lugares vizinhos, pela primeira vez, e ficaram positivamente surpreendidos com o novo centro schoenstatteano em Marienfried. "Nem que fosse simplesmente para tomar um café, eu gostaria de aqui voltar", referiu ela. Tornar o centro schoenstatteano conhecido e amado numa área de 5 Quilómetros – este foi o objectivo explicado pela equipa responsável, que se fortaleceu com a direcção da casa para este Dia Aberto. E ao terminar o dia, quando os seguramente mais de 1000 visitantes predominantes de Oberkisch e das locadidades próximas se foram embora, puderam dizer: objectivo alcançado.

"O ano passado esteve connosco um chileno durante as Jornadas Mundias da Juventude, que nos convidou numa noite para irmos a Marienfried", disse um senhor ao Pe. Markus Thomm. "Eu fui lá e foi fixe – e, por isso, quisemos agora vir, mas como família inteira, ao Dia Aberto."

Uma área de entrada denominada de acolhedora

As generosas medidas da restauração no centro schoenstatteano "trouxeram mais espaço e claridade à casa", esclareceu o arquitecto e chefe de obras Lorenz Kimmig. Em conjunto com Josef Wieland, presidente da sociedade, e Thomas Holzki, cumprimentou os convidados na abertura do Dia Aberto. Larga e clara definem a nova área de entrada construída. Um balcão de recepção aberto e curvado em frente à porta de entrada, no campo visual directo de quem entra, proporciona, ao mesmo tempo, um acolhimento caloroso e pessoal, e um ambiente profissional. Seguindo a direcção natural que a arquitectura implica, o visitante chega à cafetaria, cuja parede transparente de trás oferece a vista panorâmica da Floresta Negra. "A cafetaria da área de entrada agrada-me bastantemente", diz a Sra. Frei das proximidades de Mannheim. "Aí pode-se conhecer pessoas e criar conversa, aí podemos receber as pessoas que ainda se encontram na casa e tudo é tão descomplicado!". Foram lavadas oitocentas chávenas de chá à tarde; da quantidade dos pedaços de bolo ninguém tomou nota.

Bem tomadas serão as conduções da casa, que pelo arquitecto pessoalmente, pelas Irmãs de Maria e pelos membros da equipa, serão tratadas. Para lá da área de entrada, os visitantes vêm a nova loja construída que, no decorrer do dia, é quase tão frequentada quanto a cafetaria. Segue-se para as salas de seminário e de encontro no andar de cima, na área traseira, onde os convidados vêm em multidões para ver a exposição de mesas dos dias de festa de casamento, primeira comunhão e Natal. "Nós temos para breve o nosso 30.º aniversário de casamento. Isso podemos muitos bem festejar aqui …", ouve-se.

Fantástico programa no palco aberto

Do andar de cima, com as novas salas de meditação e quartos de visitas, prossegue a visita guiada, pelas novas escadas, em direcção à Capela da Casa e ao Refeitório.

No palco aberto reina uma atmosfera espectacular durante toda a tarde. O grupo folclórico infantil de Ortenau, os Rainbow Kids de Mingolscheim, os KISI Kids, as JoJo Sisters (três filhas de uma família do movimento conhecida), a compositora Gertraud Wackerbauer e também as Irmãs de Maria entram em cena. "Estas são as nossas Irmãs de Maria", esclarece orgulhoso um habitante de Oberkirsch a um jornalista de fora. "Elas cantaram cá no Mercado de Natal!" O contributo do coro de Gospel "Sunrise" foi um prazer especial. Sempre de novo se ouvem comentários elogiosos e admirados do círculo dos visitantes: "Não pensámos que aqui havia algo deste género!"

Alguns membros antigos que viram Marienfried nascer, mal conseguem reconhecer o seu centro – e ficam radiantes. Hedwig Walter esclarece alegremente a Rosa Maria Wielans o que eram os "Dolores-Würstle" no inicio, quando ano sim ano não – na carência da cozinha – havia as famosas salsichas de Siede, que a Irmã Dolores aquecia na cozinha… Ela está orgulhosa que o seu "Marienfried" tenha passado assim pelo tempo e se mantenha exactamente tão acolhedora e familiar como antes. "Isso deve-se às pessoas daqui."

Estrategicamente bom

Na íngreme entrada a subir até ao centro schoenstatteano reina um bulício colorido de carrinhos de crianças, de balões agitados pelas crianças e de adultos que conversam: os participantes da visita guiada, que vêm da Casa Josef Kentenich e do Santuário, e regressam em direcção à área de entrada, misturam-se com aqueles que, pelo tempo solarengo que entretanto apareceu, estão a fumar lá fora, estão a ouvir realejo ou estão a adquirir maçãs e ciclames junto do posto de venda.

Durante toda a tarde afluem novos visitantes que se encontram à entrada com as pessoas identificadas pelos crachás com nome, que os comprimentam, explicam, e mostram alegria pelos muitos que chegam dos locais mais próximos, de todo Kinzigal, de Karlsruhe e de Mannheimer Gegend. Muitos procuram informações, olham a apresentação sobre Schoenstatt enquanto passam, estudam a parede de exposição e levam prospectos. E todos viram neste dia o Santuário e o logótipo de Schoenstatatt. Ainda estão, em cada mesa na área da recepção, umas velas de vidro com o logo de Schoenstatt.

"O tempo esteve estrategicamente bom", diz a Irmã Lúcia-Maria Metzler. "De manhã choveu imenso, mas não houve nada com peregrinações a pé ou passeios, e à tarde ficou então ainda melhor!". Estrategicamente boa foi também a clara realização de um clássico Dia Aberto: é algo familiar, porque já se sabe o que se espera – isso inclui os receios dos primeiros contactos com pessoas que não conhecemos. Os desconhecidos, os estrangeiros, os outros, que noutros tipos de organização são, antes de tudo, barreiras, é o "picante" (tempero) num Dia Aberto. Bom trabalho de imprensa preparatório e larga ressonância nos média, como a rádio regional, contribuíram substancialmente para o êxito.

Um coração para a comunidade

Especialmente agradecidos vão os colaboradores do serviço de assistência a idosos e doentes da paróquia católica de Oberkirch para casa. O lucro líquido do Dia Aberto no centro schoenstatteano de Marienfried é, de facto, destinado ao seu trabalho. "Era óbvio que nós como serviço de assistência a idosos e doentes vínhamos ao Dia Aberto", disse uma das colaboradoras. Foi uma grande surpresa receber o telefonema com o qual o donativo ao serviço de assistência a idosos e doentes foi anunciado. "Não estávamos nada a contar com isso!" – "Todos os anos nós vimos aqui com a peregrinação das pessoas da assistência diária e somos sempre muito calorosamente acolhidos e bem cuidados", diz a colaboradora. Mas com uma doação de Schoenstatt para o seu trabalho é que ela não estava à espera. "Eles também precisam seguramente de dinheiro, e que pensem na comunidade da Igreja é realmente um belo testemunho". Ela já esteve aqui uma vez com o aperfeiçoamento profissional da Caritas, porque era – ela olha um pouco em volta – "contudo, um pouco, bem, muito simples aqui." Mas agora, onde tudo está tão bonito e modernamente restaurado, "viremos de certo mais frequentemente."

Ao final do dia, no céu crepuscular sobre Oberkirch, sobem do Mariensäule acima do Santuário e da casa, muitos balões coloridos como saudação do Dia Aberto. Para muitos visitantes é um sinal para a partida. "Mathias, anda, nós vamos para casa", houve-se pelo caminho do Mariensäule em direcção a casa. A criança não parece querer muito. "Não é a última vez que nós aqui estamos", expõe a Mãe o seu dom de persuasão. "Eu inscrevi-me para um seminário, que eu vou, e tu também podes vir comigo!"

PS. Irmã Birgitta, mais uma garrafa de champanhe!

Uma hora depois foram quase todos os visitantes embora. Josef Wieland abre a garrafa de champanhe, Hannelore Spannagel distribui os copos e junta os colaboradores dispersos, e o Padre Lukas Wehrle convida ao brinde. O Dia Aberto chegou ao fim. A chefe de Casa, Irmã Birgitta Binder, traz os empregados e os colaboradores honorários que durante o dia inteiro estiveram lá com entusiasmo e sacrifício. "A área de cinco quilómetros" estabelecida no seminário de relações públicas e comunicação como fomentador de relações, tão frequentemente citado na preparação, e "que, de facto, esteve lá", alegra sempre de novo. "Valeu realmente a pena. E muito material, muitas coisas na casa preparámos para este dia, que, de caso contrário, talvez ficassem para ‘não sei quando’". Quando algo corre assim, tal como se imaginou, nada mais resta a dizer, além de: "Irmã Birgitta, mais uma garrafa de champanhe!"

Original: Alemão; Trad.: Maria Miguel Vidreiro da Rocha, Gafanha, Portugal


Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 28.11.2006 Mail: Editor /Webmaster
© 2006 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum