Nachrichten - News - Noticias
 published: 2006-08-01

João Luiz Pozzobon, evangelizador da família na pós-modernidade

Simpósio Teológico sobre João Luiz Pozzobon

 

Joao Luis Pozzobon, evangelizador de la familia

John Liuz Pozzobon, evangelizator of the families

Joao Luiz Pozzobon, Evangelisierung der Familien

 

En septiembre, hay un simposio teologico-pastoral  sobre la familia

In september, there will be a theological-pastoral symposium on family

Im September ist ein theologisch-pastorales Symposium über Familie

 
 

Recien publicado:  libro sobre el Seminario Teologico

Just published: book on the Theological Seminary

Jetzt veröffentlicht: Buch über das Theologische Seminar

 
 

Joao Pozzobon en su visita a Alemania en 1979

John Pozzobon during his visit to Germany in 1979

Joao Pozzobon bei seinem Besuch in Deutschland 1979

Fotos: Arendes/Gomes © 2006

 

Fotos: © 2006

 

BRASIL, Pe. Alexandre Awi Mello. Uma reflexão teológica sobre a pessoa e a obra de João Pozzobon é o intuito deste Simpósio que está sendo promovido pela Causa de Canonização de Pozzobon e pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Normalmente João Pozzobon é conhecido e apresentado como homem de fé simples, do povo, expoente típico da religiosidade popular. Para muitas pessoas é quase impossível pensar que ele tenha algo a dizer à teologia atual e possa ser estudado sob este ponto de vista. Um estudo como este, porém, é muito importante para o processo de canonização. De fato, o Pe. Kentenich já tinha percebido a relevância teológica e pastoral do trabalho de Pozzobon: "Nossos teólogos jovens procuram uma nova pastoral. Aqui a têm. O que o Sr. João faz é a pastoral de que necessitamos. Ele procura oportunidades para que a Mãe possa se manifestar." (Uriburu, E.: Herói hoje, não amanhã, p. 54)

Primeiro passo: um Seminário Teológico

O primeiro passo no sentido de aprofundar o conteúdo teológico da vida e obra de Pozzobon aconteceu em setembro de 2005, quando se realizou em Santa Maria, um primeiro Seminário Teológico. Naquela ocasião, foram apresentados oito estudos por teólogos palotinos, schoenstatteanos e por um padre diocesano. O Seminário acaba de ser publicado como livro. Aspectos do pensamento teológico de Pozzobon que foram abordados: mariologia, espiritualidade, fé e moral, pastoral, pastoral familiar, dimensão social e Vaticano II.

Participaram do seminário o bispo atual de Santa Maria, Dom Hélio, e o bispo emérito Dom Ivo Lorscheiter, além de mais 30 pessoas provenientes das comunidades de Schoenstatt e dos padres palotinos. O intercâmbio foi surpreendente e muito enriquecedor, o que levou os participantes a se decidirem pela organização de um Simpósio para aprofundar ainda mais na contribuição teológico-pastoral de Pozzobon à Igreja e sociedade atual.

Próximo passo: um Simpósio Teológico

O Simpósio se realizará em Londrina/PR, nos dias 16 e 17 de setembro deste ano. O tema escolhido foi: João Luiz Pozzobon, evangelizador da família na pós-modernidade. O principal convidado será o Bispo Auxiliar de Salvador/BA, Dom José Carlos Petrini, doutor em sociologia, Coordenador do Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea da UCSalvador e Diretor do Pontifício Instituto J.Paulo II para estudos sobre Matrimônio e Família.

O que alguém tão simples tem a dizer a teólogos e letrados?!

Em um testemunho, publicado na contra-capa do livro com as palestras do seminário, registrei minha experiência: "Confesso-me entre aqueles que, devido à sua formação acadêmica, relutam em acreditar que uma pessoa tão simples, com um trabalho apostólico aparentemente tão popular e piedoso, suspeitoso de um ‘excessivo marianismo’, tenha algo a dizer a teólogos e letrados. Meio desconfiado, mais por força da tarefa recebida do que por convicção própria, aventurei-me a desbravar a vida e obra de João Luiz Pozzobon, a partir de uma perspectiva teológica. Entre assombrado e reverente, pude testemunhar uma dupla transformação. O homem simples revelou-se um homem completo, o homem do povo mostrou-se homem de Deus, o piedoso apareceu-me como místico, o ignorante como sábio, e o iletrado como verdadeiro teólogo. O ‘fanático de Maria’ transfigurava-se no seu ícone! E, pela força desta descoberta, o teólogo se tornou mais humilde, popular, religioso, mariano e ávido de conhecimento."

- Pe. Alexandre Awi Mello, Professor de Teologia – PUCPR, Coordenador do Simpósio


Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 14.07.2006 Mail: Editor /Webmaster
© 2006 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum