Nachrichten - News - Noticias
 published: 2006-06-20

¿Conheces aquela terra... do Pai? Sim...

Peregrinação do Ramo das Mães de Portugal a Schoenstatt

 

La Rama de Madres de Portugal en el Santuario Original

The Schoenstatt Mothers from Portugal at the Original Shrine

Die Schönstatt-Mütter aus Portugal vor der Urheiligtum

 

Renovación de la Alianza de Amor en el Santuario Original

Renewing the Covenant of Love in the Original Shrine

Erneuerung des Liebesbündnisses im Urheiligtum

 
 

Descanso

Rest

Kleine Pause auf den Stufen der Anbetungskirche

 

Con cartas y fotos de seres queridos en el Santuario Original

With letters and photos of loved ones in the Original Shrine

Fotos und Briefe auf dem Altar – die nicht dabei sein können, sind so auch da

 
 

Llevó todo su grupo

She brought her whole group

Sie hat die ganze Gruppe dabei

 
 

Visita a Koblenz

Visiting Koblenz

Auch ein Besuch in Koblenz darf nicht fehlen

Fotos: Carvalho © 2006

 

 

 

SCHOENSTATT, mkf. ¿Conheces aquela terra...?, era o lema da peregrinação do Ramo das Mães de Portugal, reunidas na capela da Casa Sonnenau, na última tarde de sua estadía. As 22 senhoras, acompanhadas pelo Padre Alexandre Martínez e a irmã Nadia, responderam na sua avaliação sobre a peregrinação de quatro días a Schoenstatt, "aquela terra": Sím, agora conhecemos esta terra, a terra do Santuário Original, a terra do Padre Kentenich, a terra cálida e familiar, que se transformou agora em nosso território, nossa terra de Schoenstatt.

"Entrar no Santuario Original" foi para quase todas as mães o que mais lhes tocou, na sua peregrinação pela terra de Schoenstatt. Esse Santuário, onde tudo começou, lugar original daquela Aliança de Amor de 18 de Outubro, que dava inicio a tudo o que existe hoje em Schoenstatt, a fonte de toda a vida que brota em torno dos quase 200 Santuários filiais do mundo, inclusive os de Portugal. "A primeira Missa no Santuário Original", a 13 de Junho às 11h00m da manha, foi para muitas o marco da peregrinação, "um momento muito, muito emocionante, "nunca o imaginei assim", como comentou uma senhora. Um grupo de mães renovou solenemente, no Santuário Original, a sua Aliança de Amor. Uma jovem mãe levou uma foto de todo o seu grupo de mães, que pouco antes da peregrinação tinha feito a sua Aliança de Amor. "Prometi-lhes que as traria a todas", contava, e cumpriu. Cartas, fotos, símbolos, com pedidos e agradecimentos, com compromissos e promessas que só a MTA conhece, foram depositados sobre o altar do Santuário Original... Por estarem alojadas em Sonnenau, foi-lhes possível visitar a cada momento, durante os intervalos que iam tendo, o Santuário Original, coisa que aproveitaram muitíssimo bem estas mães (¡embora o programa fosse muito intenso!).

Todos os Santuários têm algo único e algo em comum

"Impressionou-me como em Schoenstatt reina a paz e como aqui nos sentimos invadir por uma tranquilidade e uma paz enormes", disse uma senhora. "As casas, os Santuários, tudo ‘respira’ a aliança de amor". Todos os Santuários têm algo único, e todos têm algo em comum, comenta outra delas. Durante os quatro dias que passaram em Schoenstatt, percorreram quase todos os Santuários. Em cada dia celebravam a Missa num Santuário diferente. "Meu Santuário preferido é o das Famílias", comenta uma mãe. "As fotos dos Santuários-lares e de tantas famílias, isso tem algo especial". Também a impressionou profundamente a estatua da Sagrada Família. "¿Não ha réplicas pequenas?" quería saber. Gostava de levar uma para o seu Santuário-lar, e ¡muitas outras tinham também esse mesmo desejo!

O Santuário do Monte Moriah, com a sua vista espectacular, o do Monte Sión, com a estátua do Pai em frente, o Santuário no Monte Regina e em Marienland, das Irmãs: ¡cada um deles um tesouro a descobrir! "Sentia uma grande curiosidade ao chegar", admite uma senhora que não conhecia muito o Movimento. "¿Como sería Schoenstatt? ¡Os Santuários são todos iguais e todos diferentes, é o que me fascina!". E acrescenta: "Não sei que quero... Quero ficar, e quero partir, para poder voltar... Descubrí que o carisma de Schoenstatt é algo especial".

Todas elas se sentiam em casa e "mimadas como princesas" em Sonnenau, como expressava uma mãe. ¡Para não falar das saladas de Sonnenau!!!

A maior prenda: Descobrir o Pai

Todas estas experiências, sem dúvida, que eram grandiosas, mas faltava porém uma lembrança mais forte desta peregrinação inesquecível. "Alegra-me muitíssimo que tenham descoberto o Pai", resumia a irmã Nadia, depois de cada uma das 22 participantes ter comentado a sua vivência mais forte. Na noite de 13 de Junho tiveram uma vigília no túmulo do Pai. Ana Carvalho, da Federação de Mães, preparou uma apresentação em Power Point para o inicio da vigília "Não basta só levar as mães ao túmulo do Pai e esperar que recebam uma graça, é necessário ajudá-las a encontrar aqui o Pai", explica. Encontrar um Pai, um profeta, alguém que se interessa por cada uma delas, como nunca tenham tido... Outro momento de encontro com o Pai teve lugar no Monte Sion, donde o Padre Alexandre lhes mostrou "a mão do Pai", concretamente, um relevo da mão do Padre Kentenich. Muitas mães puseram a sua mão na mão do Pai: "Nossa mão na tua mão, Pai... " Também na Casa Padre Kentenich e no seu quarto, Schulungsheim, tiveram momentos de fortes encontros com ele. "Levou-me a um compromisso mais forte com o Pai e com a sua missão", afirma uma senhora. Muitas delas queriam saber onde havia livros para aprofundar mais os seus conhecimentos sobre a vida do Padre Kentenich. "O Padre Kentenich é um santo", disse com convicção uma das mães. "Meu compromisso com ele é cada vez mais forte. Pai, ¡dá-me mais paz!" – "Quero entender melhor toda a missão do Padre Kentenich, a estructura da sua obra, a espiritualidade" transmitem outros dos comentários. Talvez um dia se possa fazer um retiro em Schoenstatt, sonham várias..., e uma mãe resume assim tudo o que viveram: "Foi um grande encontro com o Pai".

Tradução: Antonieta Magalhaes, Portugal

 


Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 20.06.2006 Mail: Editor /Webmaster
© 2006 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum