Nachrichten - News - Noticias
 published: 2006-06-30

Pioneiros de Schoenstatt, sempre abrindo caminhos

Entrega de símbolos dos pioneiros

 

Brasil: Pioneros de Schoenstatt con sus pañuelos

Brasil: Pioneers of Schoenstatt with their  scarves

Brasilien: Schönstatt-Pioniere mit ihrem Halstuch

 

Bandera de los pioneros

Flag of the pioneers

Fahne der Pioniere

 
 

Entrega del pañuelo

The boys receiving their scarf

Überreichung des Halstuchs

 

José Engling, el gran pionero

Joseph Engling, the great pioneer

Josef Engling, der große Pionier Schönstatts

 

Los encargados

The boys in charge

Die Verantwortlichen

 

Oración en el Santuario

Praying in the Shrine

Gebet im Heiligtum

Fotos: Leal de Faria © 2006

Album de fotos – photo album – Fotoalbum

 
   

BRASIL, Cássio Ap. Leal de Faria. No dia 18 de junho aconteceu a entrega de símbolos de um grupo de Pioneiros de Schoenstatt no Santuário Sião do Jaraguá. Um momento de união da Juventude Masculina em torno dos seus "filhos menores" que são o futuro garantido do Ramo.

O dia 18 de junho foi um dia marcante para a Juventude Masculina e os Pioneiros de Jaraguá, não só pelo dia da Aliança, onde toda a Família renova seu compromisso com a MTA, mas, 15 Pioneiros e 2 encarregados de grupo receberam o lenço dos Pioneiros que marca a vida de cada jovem, com compromisso e responsabilidade de levar consigo um pedaço do manto de Maria.

Dia da Aliança, dia de renovação e entrega

A preparação para esse rito foi longa e podia se perceber a ansiedade nos rostos de cada menino que recebeu o lenço. Eles fizeram uma vigília no dia anterior como parte da preparação para a celebração, incluindo também uma "Prova de Fogo", que se trata de uma prova de coragem que o Pioneiro passa, onde os encarregados fazem perguntas sobre os Pioneiros.

Presença da Juventude e da Família

A presença da Juventude Masculina, de outros Pioneiros e de vários integrantes da Família de Schoenstatt lotou a tenda ao lado do Santuário e a missa foi um momento de muita alegria e confraternização entre todos.

Alguns Pioneiros de Caieiras e São Bernardo do Campo, cidades próximas a São Paulo também receberam seus símbolos, fazendo com que acontece um pequeno encontro da Juventude Regional em torno dos seus "filhos menores" que são o futuro garantido do Ramo e da Família de Schoenstatt.

A entrega dos símbolos foi feita pelo seminarista dos Padres de Schoenstatt Matheus Bernardes que a partir de Agosto deste ano passará a ser o novo Assessor da Juventude em São Paulo. O atual Assessor, Pe. Clodoaldo Kamimura, foi um dos celebrantes da santa missa, junto com o Assessor no Paraná, Pe. Vandemir, que é um padre que se dedica bastante aos Pioneiros, na formação de encarregados.

O Assessor, Pe. Clodoaldo fez algumas perguntas aos Pioneiros, para saber se eles estavam preparados e dispostos ao compromisso de levar Maria através do lenço e também pediu a outros Pioneiros que mostrassem como se deve dobrar o lenço, salientando também a importância de se cuidar e de guardar esse símbolo num lugar de honra em suas casas. O Assessor destacou a presença dos pais, já que eles também precisam assumir junto com seus filhos esse compromisso de ser um "filho predileto" de nossa Mãe.

Trabalhando para o futuro

O trabalho com os Pioneiros sempre deu muitos frutos na Juventude Masculina. É um trabalho árduo e que exige dedicação e empenho dos encarregados. Porém, é gratificante investir no futuro do Movimento, na formação de cidadãos melhores e que tenham princípios fortes e ancorados em Maria, como Mãe e Educadora.

Investir nesse trabalho é muito importante, para o hoje e principalmente para o amanhã, dentro e fora da Igreja.


Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 30.06.2006 Mail: Editor /Webmaster
© 2006 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum