Dokumentation - Documentation - Documentación
 published: 2006-05-05

Nos Passos do Diácono João Luiz Pozzobon

Dom Hélio Adelar Rubert - Na TV: A Palavra do Pastor para 18-02-2006

 

Caminando con Don Joao Pozzobon

On pilgrimage with John Pozzobon

Als Pilger unterwegs auf den Wegen von Joao Pozzobon

 

Legada a la capilla N. Sra. do Caravagio - Sítio Alto

Arriving at the Chapel of Our Lady of Caravagio, Sitio Alto

Ankunft an der Kapelle Unserer Lieben Frau von Caravagio, Sitio Alto

 

Interior de la capilla

In the chapel

Gebet in der Kapelle

 

La Virgen Peregrina como compañera

The Pilgrim MTA accompanied the pilgrimage

Die Pilgernde Gottesmutter immer dabei

 

... y tambien el obispo

...and the bishop, as well

... und auch der Bischof!

 

Lleganda a la casa de Don Joao

Arriving at John Pozzobon’s house

Ankunft am Haus von Joao Pozzobon

Fotos: Ferracioli © 2006

 

 

 

Desde minha vinda para Santa Maria, no final de maio de 2004, senti um forte apelo para  iniciar uma caminhada de fé ligada com a vida do nosso Diác. João Luiz Pozzobon. Ele se caracterizou por ser um grande caminhante  com a imagem  de Nossa Senhora sobre seus ombros ( 140.000 km).

O sonho foi partilhado com muitas pessoas. Aos poucos idealizamos, com uma equipe, o roteiro que denominamos: "Nos Passos do Diácono João Luiz Pozzobon".

O objetivo desse "caminho de fé" é fortalecer a nossa fé pessoal e coletiva percorrendo parte dos lugares onde seu João costumava passar com a imagem peregrina da Mãe Rainha Três Vezes Admirável. Pode-se incluir nos objetivos a preparação do Centenário da Diocese de Santa Maria (2010) e o pedido pela graça da beatificação do Diác. João Luiz Pozzobon.

Seria impossível percorrer todos os caminhos que seu João fez como peregrino de Nossa Senhora. Por isso se optou pelo seguinte percurso: Saída no Santuário da Mãe Rainha em Santa Maria – Passagem pela casa onde viveu no Km3 – Cemitério Santa Rita onde está sepultado – Santuário do Divino Espírito Santo de Camobi – Cerâmica Kipper – Capela São Marcos – Arroio Grande – Val de Buia – Silveira Martins – Santuário Nossa Senhora da Saúde – Três Mártires – Ivorá – Capela Na. Sra. do Caravaggio – Santo Isidoro - Santos Anjos  - São João do Polêsine – Casa onde nasceu – Ribeirão – Vale Vêneto – Santuário – Capela Nossa Senhora da Saúde (Trevo de Silveira Martins) – Nª. Sra. da Glória (Camobi) – UFSM – Colégio Máximo Palotino – Hospital da Brigada Militar – Nª. Sra. das Dores e Santuário Basílica da Medianeira. O total do percurso atinge 123 km. 

No início do percurso, os peregrinos recebem uma credencial no Santuário da Mãe Rainha em Santa Maria. Na conclusão da peregrinação no Santuário Basílica da Medianeira os peregrinos recebem, através dum rito muito simples, um certificado de conclusão da caminhada.

Todo o percurso  poderá ser feito a pé. O importante é que esse caminho leve o peregrino à fé, ao encontro com o sagrado, ao perdão, ao contato com a natureza, com parte da história e cultura da 4ª Colônia Italiana e  com a experiência missionária do Diácono João Luiz Pozzobon. O maravilhoso da experiência de Deus acontecerá durante a caminhada  quando os peregrinos vão realizando suas próprias  experiências.

O percurso, com o tempo, deverá ser todo sinalizado. Ainda não se tem uma infra-estrutura pronta, pois  irá acontecendo com o tempo. A experiência poderá sinalizar as necessidades ou providências a serem tomadas. Convidamos os grupos a se organizarem e realizarem sua caminhada na data que mais lhes convém. O Seminário Maior Santo Cura D’Ars já programou sua caminhada e retiro no feriadão de abril.

O mapa do percurso com os pontos turísticos, a paisagem maravilhosa, a natureza com os morros, vales, flores  e a peregrinação, fortalecem a fé. São um teste físico, espiritual  e cultural.

No mundo existem caminhos já consagrados e famosos: Santiago de Compostela (Espanha); Roma (Itália); Machu Picchu (Peru) e outros. No Brasil estão se fortalecendo: Os Passos de Anchieta ( 110 km no Espírito Santo); Caminho do Sol (240 km em São Paulo) e outros. Se nossa proposta for bem acolhida,  poderá se tornar um grande "caminho de fé". Nasce no Santuário da Mãe Rainha e se conclui no Santuário Basílica de Nossa Senhora Medianeira  de Todas as Graças, a Padroeira do Rio Grande do Sul.

Pedimos a proteção da Mãe de Deus e a inspiração do Servo de Deus, o Diácono João Luiz Pozzobon, para o êxito dessa nascente "caminhada de fé" no extremo  sul do Brasil.

 + Hélio Adelar Rubert


Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 05.05.2006 Mail: Editor /Webmaster
© 2006 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum