Nachrichten - News - Noticias

 published: 2006-02-10


Encontro dos movimentos eclesiais com o Santo Padre

Carta à Família de Schoenstatt para o encontro de Pentecostes em Roma

Poco tiempo después de su elección, el Papa Benedicto XVI invitó a los Movimientos y nuevas Comunidades eclesiales para celebrar juntos Pentecostés en Roma.

Shortly after his election, Pope Benedict XVI invited the Movements and new Ecclesial Communities to celebrate Pentecost together in Rome.

Il Papa Benedetto XVI, poco dopo essere stato eletto, ha invitato i Movimenti e le nuove Comunitŕ ecclesiali a celebrare tutti insieme la Pentecoste a Roma

Papst Benedikt XVI hat wenige Monate nach seiner Wahl überraschend die kirchlichen Bewegungen und neuen geistlichen Gemeinschaften zum gemeinsamen Pfingstfest nach Rom eingeladen.

 

Benedetto XVI en la Jornada Mundial de la Juventud

Benedict XVI at World Youth Day

Benedetto XVI, GMG

Benedikt XVI beim Weltjugendtag

Fotos: Weltjugendtagsbüro Köln © 2006

 

El Santuario Matri Ecclesiae, Roma

The Matri Ecclesiae Shrine, Rome

Santuario Matri Ecclesiae, Roma

Matri Ecclesiae-Heiligtum, Rom

Foto: POS Fischer © 2006

 
   
 
 

Grafik:POS Brehm © 2005

O Papa Bento XVI, poucos meses após a sua eleição, surpreendeu os Movimentos espirituais e as novas comunidades eclesiais, convidando-os para um encontro na festa de Pentecostes, em Roma. Com gratidão e alegria tomamos conhecimento deste gesto de sua apreciação e reconhecemos nisto um compromisso. Trata-se do desafio de viver o próprio carisma mais fortemente, para o bem da Igreja e incluí-lo assim, na comunidade de Pentecostes

Vendo os sinais do tempo, notamos conjuntos maiores. Lembramo-nos da dádiva do Santuário em Belmonte que, já em 1965, foi prometido ao nosso Pai e Fundador em Roma, por ocasião de seu 80Q aniversário. Tivemos de esperar 40 anos por ele. Em 2003, por ocasião do lançamento da pedra fundamental em Roma, a Presidência Geral escreveu uma carta à Família de Schoenstatt. Muitos de nós fomos, pessoalmente ou pela Internet, testemunhas da grande festa de inauguração, em 8 de setembro de 2004. Foi uma festa do Movimento internacional com a presença de representantes da Igreja mundial. Centenas de talhas com o Capital de graças de muitos Santuários de todo o mundo deram um testemunho eloqüente da Família solidária e do nosso amor atuante para com a Igreja. No dia seguinte, o Santo Padre, João Paulo II, nos recebeu em audiência em Castelgandolfo. Ele nos estimulou a uma maior responsabilidade na sociedade.

No ano passado, por nossa ativa colaboração na Jornada mundial da Juventude, pudemos experimentar-nos no meio da corrente de vida da Igreja. Para milhares de jovens de todo o mundo, nosso lugar de fundação se tomou uma profunda vivência, na presença de nossa Mãe Maria e da comunidade vital de uma grande Família internacional. Podemos alegrar-nos com uma nova geração juvenil, que vive a Aliança de Amor pela juventude do mundo. Naqueles dias do mês de agosto a força do Santuário Original reluziu de um modo novo. Daí surgiu agora a iniciativa do "Schoenstatt-Summer" que, no meio de cada ano, pretende configurar semanas de encontro para jovens cristãos.

Meses após, recordamos os 40 anos do encerramento do Concílio Vaticano II e os 40 anos da volta do Fundador de Milwaukee. Com isto se tomou viva a recordação do Dilexit Ecclesiam. Com esta perspectiva, queremos olhar o próximo acontecimento de Pentecostes em Roma.

Há 8 anos, João Paulo II convidou todos os Movimentos, para a festa de Pentecostes em Roma. Os Movimentos não se encontraram apenas com o Santo Padre, mas eles também reconheceram que possuem uma tarefa comum na Igreja.

Considerando a perspectiva de hoje, o Pentecostes de 1998 foi um passo necessário e ousado. O Papa disse naquela vez: "Os Movimentos e as novas comunidades são a expressão providencial da nova Primavera, que o Espírito Santo fez desabrochar com o Vaticano II; eles anunciam a força e o amor de Deus que, passando por divisões e barreiras de todas as espécies, renovam a face da terra e criam uma civilização do amor".

Ele caracterizou os Movimentos, como resposta da Providência aos muitos novos desafios de nosso tempo. E ele tinha razão. O cuidadoso tomar contato entre eles se tomou um vigoroso "um com o outro", não apenas no diálogo entre os fundadores e responsáveis em âmbito mundial, mas também na vida das Dioceses e comunidades. Em Schoenstatt, pela visita de Chiara Lubich e Andrea Riccardi, em 1999, abriu-se uma porta a este "um com o outro". Aquilo que no início era estranho para alguns, hoje se reconhece mais claramente, como condução de Deus.

No meio deste processo de vida, surpreendeu-nos, como indicação de Deus e porta aberta, a licença para a construção do Santuário de Roma. Nosso Centro em Roma é símbolo para a aceleração de nossa presença no coração da Igreja e para nossa atuação, em conjunto com os outros movimentos, como passos para frente, no sentido da confederação mundial do apostolado. Trata-se do amor à Igreja e trata-se de Roma. O presidente do Conselho Pontifício dos leigos, Arcebispo Rylko, nos apresentou isto no encontro com a Presidência Geral, no dia 9 de setembro de 2004: "Aqui os senhores podem experimentar o encontro com o sucessor de São Pedro. Os movimentos eclesiais podem, aqui em Roma, entender melhor o que eles são dentro da Igreja; podem entender melhor qual é o seu carisma. Aqui em Roma, cresce a auto-consciência dos movimentos eclesiais. Aqui também se realiza a abertura para a Igreja, em âmbito universal... Este é o meu desejo para Schoenstatt: que este Centro seja uma luz sobre o monte."

Trata-se do "Dilexit Ecclesiam", do amor à Igreja. Nosso Santo Padre, em sua Encíclica, nos apresenta tão bela e profundamente, o que é o amor e como ele chega à plena maturidade. É a experiência de todos nós: pelo encontro com a Mãe de Deus no Santuário, que nos faz sentir, em primeiro lugar, que somos amados. É justamente esta transformação que cada um de nós vivencia, quando a Aliança de Amor nos impulsiona ao apostolado. Nossa resposta de amor é o amadurecimento para a perfeita Aliança de Amor, à qual nos estendemos, com nossos meios pedagógicos e ascéticos e por nosso apostolado.

A segunda parte da Encíclica coloca nossas obras pedagógicas e sociais numa nova luz e nos motiva a um serviço de amor mais ousado no mundo. Nós queremos ajudar, para que a Igreja possa ser mais a alma do mundo.

Trata-se de testemunhar este amor à Igreja, quando nos referimos à festa de Pentecostes, com o Santo Padre, em Roma. Podemos entrar no grande Cenáculo da Igreja, para celebrar com Maria, no início do novo Milênio, os carismas da Igreja. Nos dias anteriores (31 de maio até 2 de junho) alguns representantes do nosso Movimento já participarão em Rocca di Papa, no Congresso mundial, organizado pelo Conselho Pontifício dos leigos. Ele terá como tema: "A beleza de ser cristão e a alegria de anunciá-lo aos outros". Ao mesmo tempo estarão em Roma aproximadamente 1000 peregrinos do nosso Movimento, para acompanhar este Congresso, rezando e peregrinando. Na sexta-feira à noite iniciará o grande encontro, com a celebração da vigília nas Igrejas de Roma, preparada pelos diversos Movimentos.

Schoenstatt vai configurar a vigília na Igreja Sant' Andrea della Valle que, para São Vicente Pallotti, era um lugar importante em sua atuação apostólica. Na tarde do sábado iniciará a vigília com o Santo Padre na praça de São Pedro. No domingo de Pentecostes, celebraremos a oração das vésperas em gratidão, no Santuário "Matri Ecclesiae", em Belmonte.

Para tudo isto se reunirão em Roma, milhares de pessoas. Também nossa Presidência Geral participará e espera que Schoenstatt se faça bem presente por muitos representantes dos países e dos ramos do Movimento. Mas, todos também são convidados a incluir-se espiritualmente neste evento.

Informações atuais se terá regularmente pelo PRESS OFFICE sob www.schoenstatt.de

Maria nos chama para dentro do coração da Igreja. Como Mãe da Igreja ela nos conduz e reúne, em Roma, como uma Família de fé e amor. Como Rainha dos Apóstolos, ela irá implorar para nós os dons do Espírito Santo.

Por incumbência da Presidência Geral,

P. Heinrich Walter

Schoenstatt, 2 de fevereiro de 2006.


Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 10.03.2006 Mail: Editor /Webmaster
© 2006 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum