Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-12-21

Faziam o sinal da cruz quando viam a Imagem Peregrina e a cruz

Jornada de Novembro da Jufem em Atibaia, Brasil

Juventud Femenina de Brasil: peregrinación al Santuario, en conmemoración de la JMJ

Girls’ Youth from Brazil: pilgrimage in commemoration of WYD

Mädchenjugend von Brasilien: Pilgerweg in Erinnerung an den WJT

 

Jornada en el Santuario de Atibaia

Retreat at the Shrine in Atiabaia

Tagung beim Heiligtum in Atibaia

 
 

“Viva Schoenstatt!”

“Viva Schoenstatt!”

“Viva Schoenstatt!”

 
 

Llevando la Auxiliar

Carrying the Auxiliary

Mit dabei: die Auxiliar

Fotos: Ir. M. Diná © 2005

 
 

 

 

BRASIL, Ir. M. Diná. Nos dias 12, 13, 14 e 15 de novembro reuniram-se em Atibaia 203 jovens da Juventude Feminina de Schoenstatt dos Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal para a Jornada da Jufem que tinha como objetivo apresentar para todas as vivências das jovens que participaram da JMJ com o Papa.

A Jornada tinha duas idéias centrais que intercaladas na programação criaram a atmosfera de jornada. A primeira era a transmissão das vivências de nossa delegação schoenstattiana e sua participação na JMJ e a segunda lançar um olhar para o ano de 2006.

Esse ano a Jufem comemora 75 anos de sua fundação. No Brasil, além da data, nossas jovens comemoram os 25 anos da coração da MTA como Rainha da Juventude Brasileira. Outra data importante é a de 10 anos da descoberta do ideial nacional Lírio do Pai, Tabor para o mundo.

Na noite do primeiro dia nossas jovens receberam a visita de Ir. M. Aleja – membro da Direção Geral do Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt – ela foi amiga de grupo da heroína Bárbara Kast. Também Ir. M. Ane – superiora provincial – que foi aluna da heroína brasileira Regininha. Esses testemunhos ajudaram as jovens a refletirem sobre sua missão como jovens no mundo atual, provando que é possível ser santo hoje sem esquivar-se do mundo.

"Eis-me aqui, sou tua primavera sagrada!"

No segundo dia de encontro as jovens puderam conhecer a palestra "os que querem distinguir-se...", do Pe. José Kentenich. Ele deu essa palestra em 1945 para a Juventude Feminina da época. Mas, ela é muito atual para a realidade de nossas jovens. A tarde, elas vivenciaram outro ponto alto da jornada. Todas puderam participar da escolha do novo lema do ano. Após algumas horas de trabalho e muita oração chegaram na definição do novo lema que há de impulsionar a aspiração delas em 2006: "Eis-me aqui, sou tua primavera sagrada!" O segundo dia encerrou com o Festival Night. As jovens trouxeram comidas típicas de suas regiões. Essa foi uma noite cultural onde todas puderam comer, cantar e dançar muito.

Para a manhã do terceiro dia foi reservado o silêncio. As jovens puderam fazer seu retiro.

Chegamos no ponto auge da jornada: a caminhada!

Saímos do centro da cidade, de uma praça dedicada à nossa Mãe e Rainha e viemos caminhando até o Santuário. Um percurso de 8 km. Contamos com o apoio da guarda municipal que escoltou-nos durante toda a caminhada, com um carro de som que permitiu a animação. Além de cantar muito rezamos a via sacra durante o caminho. Levamos uma cruz – réplica da cruz da JMJ – também uma réplica do ícone da Mãe de Deus e a Imagem Peregrina Auxiliar. Nossas jovens queriam reviver esse momento da JMJ. Elas paravam os arredores por onde passavam. Muitas pessoas queriam ver o motivo dos gritos: Viva Schoenstatt!!! E de onde vinham os cantos. A manifestação de muitos deram muito animo para nossas jovens. Uma senhora ao vê-las começou a bater palmas e gritar: ‘parabéns, parabéns!’. Outros faziam o sinal da cruz quando viam a Imagem Peregrina e a cruz. Como todas queriam carregar a cruz e a peregrina, formou-se ao longo da caminhada uma fila. Essa foi a maneira que encontraram para organizar de modo que todas pudessem carregar a cruz e a peregrina, mesmo que por alguns minutos. Depois de três horas e meia de caminhada alcançaram seu objetivo. E se alguém pensou que elas iriam chegar cansadas, enganou-se, pois parecia que elas tinham mais força ainda, não é para menos, chegaram em casa, no seu lar. Assim elas cantavam com toda força do pulmão o Hino da Minha Terra: ‘Sim eu conheço o lar do amor... é minha terra, é meu lar feliz... é minha terra, é meu Schoenstatt lar" Esse dia terminou com a santa missa de Aliança de Amor de 10 jovens e a Vigília - a adoração e benção do Santíssimo.

O último dia concluiu-se com uma palestra, da Ir. M. Diná, que procurou reunir todas as vivências desses dias de jornada e dar o impulso a celebrarmos o ano jubilar de 2006 empolgadas na aspiração com o novo lema. Na celebração da santa missa, celebrada pelo Pe. Antonio Bracht, elevamos a Deus nossa gratidão por todas as graças recebidas nesses dias de jornada. Nossa Juventude retornou a seus locais empolgadas pela missão de Schoenstatt.

 


Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 21.12.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum