Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-11-22

Pela primeira vez na história o Jumas do Brasil sentou-se em torno à mesa

JUMAS Brasil inicia jubileo de ouro com fórum nacional

 

Fundação do Jumas ocorreu à sombra do Santuário Tabor de Santa Maria, primeiro do Brasil.

Fundación de la JM aconteció a la sombra del Santuario Tabor de Santa María, el primer de Brasil.

The foundation of the Boys’ Youth of Brazil took place at the Tobor Shrine in Santa Maria, the first shrine in Brazil

Die Gründung der Mannesjugend von Brasiloen fand im Schatten des Tabor-Heiligtums in Santa Maria, des ersten Heiligtums im Land, statt

 

El resgate da Peregrina da Juventude Heróica, uma relíquia que voltará a cumprir sua missão original.

El rescate de la Peregrina de la Juventud Heroica, una reliquia que volverá a cumplir su misión original.

The recovery of the Pilgrim MTA of the Heroic youth, a relic that will return to fulfill its original mission

Die Rückeroberung der PIlgernden Gottesmutter der Heroischen Jugend, einer Reliquie, die nun wieder ihre ursprüngliche Sendung erfüllen soll

 

Logomarca da celebração do Jubileu de Ouro do Jumas.

Logomarca de celebración del Jubileo de Oro de la JM.

Logo of the celebration of the Golden Anniversary of the Boys’ Youth

Logo der Feiern zum Goldenen Jubiläum der Mannesjugend

 
 

Representantes de todo o país decidindo o futuro do Jumas-Brasil.

Representantes de todo el país decidiendo el futuro de la JM en Brasil.

Representatives of the entire country deciding on the future of the Boys’ Youth in Brazil

Vertreter aus dem ganzen Land entscheiden gemeinsam über die Zukunft der Mannesjugend in Brasilien

 
 

Bandeira Nacional do Jumas e a Peregrina da Juventude Heróica, idealizada por João Pozzobon.

Bandera Nacional de la JM y la Peregrina de la Juventud Heroica, idealizada por João Pozzobon.

National flag of the Boy’s Youth, and Pilgrim MTA of the Heroic Youth, a legacy of John Pozzobon

Landesbanner der Mannesjugend und die Pilgernde Gottesmutter der Heroischen Jugend, Erbe und Sendung von Joao Pozzobon

 
 

Pira de Engling, símbolo nacional do Jumas-Brasil.

Pira de Engling, símbolo nacional de la JM de Brasil.

Engling fire bowl, national symbol fo the Boys’ Youth in Brazil

Engling-Feuerbecken, Landessymbol der SMJ Brasiliens

Fotos: Peres © 2005

 

Fotos

 

BRASIL, André Luís Peres. Nos últimos dias 12,13 e 14 de novembro, as principais lideranças de todo Jumas do Brasil se reuniram no Centro Tabor, Santuário Puer Et Pater, na cidade de Itaara-RS, com o intuito de preparar o Jubileu de Ouro da Juventude Masculina no Brasil que foi fundada no ano de 1956 no Rio Grande do Sul; continuar o processo de intercâmbio entre a Juventude Masculina do Brasil; e descobrir juntos as vozes de Deus para a nossa Juventude.

Conscientes de suas responsabilidades, e como líderes em suas cidades, e regionais, esses jovens se reuniram com o propósito de dar seu "Sim" ao Movimento, e tomar as decisões cabíveis ao Ramo.

"Pela primeira vez na historia, o JUMAS do Brasil sentou-se em torno à mesa para falar de si e tomar decisões sobre o seu futuro. Deus mostrou que este Fórum devia acontecer em Santa Maria, onde tudo começou, e à sombra do único Santuário da Coluna Masculina em nosso continente", diz Pe. Alexandre Awi, assessor da Juventude Masculina do Regional Paraná, e completa: "Além de decisões fundamentais para o futuro do JUMAS, o Fórum esteve marcado pelo resgate de símbolos (Espada, Pira, Bandeira), pessoas (Paulo Tochetto, João Pozzobon, e Sr Atalíbio) e acontecimentos da historia do Jumas no Brasil."

Testemunho de um integrante do primeiro grupo (1956)

Neste Fórum, os jovens puderam trocar experiências com jovens de outros regionais, conhecer mais sobre a história do nosso JUMAS, através de testemunhos de personalidades importantes para a Juventude, como o Sr. Atalibio, um dos integrantes do primeiro grupo do Jumas no Brasil. Em seu depoimento, Sr. Atalibio ressaltou as primeiras dificuldades com o início de seu grupo, pois naquele tempo, o Movimento de Schoenstatt ainda não era aceito pela Igreja. Questionado sobre sua admiração ao Pe. Jose Kentenich, ele ressalta: "Nosso Pai Fundador abraçou o Movimento, e nos adotou realmente como um PAI, e ele se expressava da maneira como achava que Deus se expressa", e completa dizendo o porque dele assumir a Paternidade de Deus: "PAI, pois ele assumiu a paternidade de Deus, pra nos mostrar como Deus é".

Importantes decisões para o futuro do ramo

Durante os debates do fórum, os jovens tomaram decisões importantes para o futuro do ramo. Elegeram oficialmente seus símbolos: A Pira de José Engling e a Bandeira Nacional do Jumas. Chegaram a um consenso quanto às comemorações do JUBILEU de 50 anos do JUMAS-BRASIL, comemoração esta que já tem local definido: Londrina-PR. Decidiram também iniciar a busca do ideal nacional do JUMAS. Foi eleito um secretário nacional, que ficara encarregado de unificar os espaços de intercâmbio entre as cidades.

Outro ponto marcante nesse Fórum foi o resgate da Peregrina da Juventude Heróica, criada por João Luiz Pozzobon, para peregrinar entre a juventude e que há anos não estava cumprindo sua missão. Comenta o Padre Alexandre: "Foi muito bonito a reconquista da Peregrina da Juventude Heróica, idealizada por Pozzobon (com um fragmento de uma bomba que ele encontrou em Cabrai, perto de onde Engling morreu) e que estava abandonada...", comenta o Padre Alexandre. "Os rapazes decidiram fazê-la peregrinar novamente! Não pude deixar de lembrar-me de nossa peregrinação a Colônia, na Jornada Mundial da Juventude, com a Terceira Auxiliar... Foi muito emocionante quando, nesse contexto, li para eles o e-mail de Monina Badano, zeladora dessa Auxiliar, que escreveu em 15 de agosto: Igual que em cada uma dessas oportunidades, uma vez mais Ela fez ecoar através, nada menos de que com seus próprios compatriotas a Colônia. Não imaginam a felicidade que sinto ao saber que Ela irá em companhia de vocês, que levam em seu sangue o espírito do Sr. João. Posso imaginar a alegria e o orgulho dele ao contemplar hoje do céu esta Juventude Heróica, que amava de coração e que despertava todo seu entusiasmo.

Nem bem soube da morte de João Paulo II, o Grande, pedi a Auxiliar que ainda estava sendo feita para ir a Colônia e fazê-la presente a ele aí. Tive um sentimento de tristeza e desilusão ao ver que no final do Festival, Ela seguia ali... mas, como sempre, Ela nunca deixa de surpreender-me, e que surpresa grande e maravilhosa foi saber hoje que Ela vai com vocês! Querida JUMAS, acompanho-nos em espírito e com minha oração, tanto aí como em Colônia. "Ela é a grande missioneira, Ela fará milagres". "A Mãe e o mundo!".

"Aprendemos que somos família e lá a gente viveu isso!"

"O Fórum foi bom porque, aprendemos que somos uma família e lá a gente viveu isso, pois a cada tema a gente discutia muito para decidir o futuro de nossa juventude. Não é fácil escolher o melhor, ou seja, os nossos objetivos, e o que queremos para nós. Foram ótimas as convivências que tivemos, e as novas amizades que conquistamos",diz Vitor Hugo Niczay, do JUMAS de Guarapuava, novo responsável pelo site nacional ( www.jumasbrasil.com.br ).

Com certeza o JUMAS caminha a passos largos rumo a santidade e nos próximos anos a sua presença será marcante na renovação de nosso país.

 

 


Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 29.11.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum