Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-10-20

Que o mundo seja a criança que levas em teus braços

18 de octubro no Santuário do Centro, Buenos Aires

 

18 de octubre, Santuario del Centro, Buenos Aires: Mariano Cabral con nuevos misioneros de la Campaña

October 18, Center Shrine, Buenos Aires: Mariano Cabral with new missionaries of the Schoenstatt Rosary Campaign

18. Oktober, Zentums-Heiligtum in Buenos Aires: Mariano Cabral mit neuen Missionaren der Kampagne

 

Alianza en el Santuario

Covenant in the Shrine

Liebesbündnisfeier im Heiligtum

 
 

Ella es la gran misionera...

She is the great missionary...

Sie ist der große Missionar…

 
 

Ella obrará milagros

She will work miracles

Sie wird Wunder wirken

 
 

Alianza en la Misa a las 15.00 hs.

Covenant in the Mass at 3.00 PM

Liebesbündnis in der Messe am Nachmittag

 
 

Entrega de la Peregrina de Serenidad y Confianza

The Pilgrim MTA of serenity and confidence is sent out

Überreichung der Pilgernden Gottesmutter der Gelassenheit und des Vertrauens

 
 

Predica: P. Pablo Pol

Sermon: Father Pablo Pol

Predigt: Pater Pablo Pol

Fotos: Crivelli © 2005

Mas fotos – more photos – mehr Bilder

 
 

ARGENTINA , Monina Crivelli. Ainda que não tenham chegado aqui noticias de outros lugares, seguramente em cada um deles viveu também, como no Santuário do Centro, em Buenos Aires., neste 18 de Outubro a profunda vinculação com o Santuário Original

Nas celebrações, quer das 15 quer das 20 horas, o Santuário Original foi uma recordação permanente, até ao qual se transladaram os corações de todos os participantes para uma vez mais selar ali, junto ao Pai e os primeiros, a Aliança de Amor daquele 18 de Outubro de 1914, dia da fundação...

"No Santuário estamos congregados,
ali nossos corações
arden de amor pela Mãe Três Vezes Admirável,
que por nós quer construir Teu Reino".
A frase que dizia o Pai reflete plenamente o que se viveu aqui.

Duas novas Alianças e 12 missionáriosa mais para a MTA

Ambas as celebracões foram presididas pelo Padre Pablo Pol, que com a sua vitalidade, simpatia e juventude sempre conseguiu criar um clima de enorme entusiasmo e compromisso. Um clima por demais condizente com um día de festa como o 18 de Outubro.

Na Missa das 20 horas concelebrou o Padre Martín Averzano, de Tucumán, que foi osdenado a 18 de Outubro, faz três anos, na sua terra natal, onde também já tinha feito a sua Aliança de Amor. Actualmente está em Buenos Aires, estudando Direito Canónico, tendo entrado em contacto com a Familia local. Tal como o Padre Pablo, transpôs sua juventude e sua simplicidade para a celebração ao concelebrar.

Em ambas as celebrações, uma vez mais, os filhos por um lado e a Mãe por outro se aliaram e mutuamente fizeram as suas ofertas: duas novas Alianças de Amor seladas neste dia e 12 novos missionários que, como os apóstolos, partem a conquistar o mundo o mundo com a Mãe Peregrina.¡Que melhor maneira de celebrar um 18 de Outubro!

Enorme resposta à convocatória

Uma enorme resposta teve a proposta do Director do Movimento na Argentina, Padre Guillermo Carmona, de realizar o 18 de Outubro de este ano, em todos os Santuários do país, uma Jornada de Adoracão pela vida. O Santuário do Centro viu-se superado na sua capacidade, provocando no chão um permanente amontoado de gente no hall esperando um turno para poder entrar, assim foi forçoso passar a celebração das 15 horas para o salão do primeiro piso para que todos podessem participar "no local" e não "à sombra do Santuário", que seria o que dizer neste caso, parados no hall.

Sem o Santuário, nada do que fazemos tería sentido

A esta convocatória fez referencia o Padre Pablo na sua homília: "Celebramos hoje um novo aniversário de fundação, 91 anos de Aliança de Amor selada pelo Pai Fundador e os primeiros. Cada vez que celebramos a Aliança é um motivo de graças a Deus por ter tomado esta iniciativa. Uma prenda que nós não merecemos, mas sem dúvida necessita de nós para que a presença de Maria se vá multiplicando por todos os lugares. Nada do que fazemos teria sentido sem o Santuário, sem Schoenstatt seria uma simples estructura

Quisemoa celebrá-lo, neste e em todos os Santuários do País, com uma jornada de Adoração pela vida, rezando rezando fortemente e dando-nos pela vida. Esta iniciativa tem um sentido imediato já que o Santuário é uma fonte de vida, onde renovamos nossa vida espiritual e toda a nossa vida em geral."

Todas as Alianças se concentram hoje de uma maneira especial

"Por outro lado está alí a presença da Mãe, e quem melhor que ela para nos ajudar nesta corrente que queremos levar a todo o país em defensa da vida. O Santuário é um lugar de vida, onde percebemos a vida de Dios. Queremos manifestá-la em algo concreto: a vida dos não nascidos.

Queremos por em primeiro plano tambem a familia, e rezar por ela. Oxalá tenhamos muto presente nesta Missa não só a nossa própria familia como também as familias que estão com problemas, que passam por situações difíceis ou de dor. Não podemos solucionar seus problemas, mas podemos rezar por ellas. A oração é uma arma poderosíssima. È este nosso primer objectivo, que logo se transformará em acções apostólicas. O cirio que nos acompanha é símbolo de estas duas intensões, uma lembrança desta vida.

Renovamos hoje nossa Aliança de Amor, como normalmente fazemos várias vezes ao dia, há porém dias especiais, como este, em que nos deveriamos deter um pouco a reflectir sobre como tem sido a minha Aliança. Todas as Alianças, hoje, como se concentram de uma maneira especial; voltamos a vibrar e a entusiasmar-nos por esse primeiro amor do dia em que selamos nossa Aliança; ainda que nós schenstatteanos gostemos de falar em termos rebuscados, cada 18 volta a pornos em contacto com as coisas simples, com a realidade simples da Aliança mutua entra Maria e nós

Porém seria pouco se afesta se limitasse a ficar cá dentro, quem experimentou algo de bom não o guarda para si, mas sente necessidade de o partilhar com outro. Daí que nos renovemos apostólicamente também, para que cada um de nós se transforme num apóstolo da vida, um apóstolo da Família.

Por isso mesmo, perante as próximas eleições deste domingo, renovamos nossa consciencia como cidadãos. A defesa da vida deve ser um elemento central na hora de votar, tendo em atenção a opinião a esse respeito dos distintos candidatos. Devemos defender a vida, também, através de nosso compromisso cívico

Que desta Eucarístia, donde queremos que a vida tenha um papel preponderante, surja uma grande corrente de vida, que renove nosso compromiso apostólico nossa entrega generosa para que de todos os Santuários a Mãe possa seguir fazendo milagros de vida.

Unidos a todos os Santuários da Argentina e do mundo inteiro, muitos dos quais têm hoje seu aniversário, renovamos nossa Aliança e rezamos por toda la Família de Schoenstatt".

A lembrança inesquecível dessa primeira Aliança

No momento de renovar a Aliança, na missa das 15 horas, todos se uniram às duas senhoras que selavam pela primeira vez sua Aliança de Amor com Maria. Um momento de profundo recolhimento, no qual a muitos se fez um nó na garganta quando uma das senhoras, com a voz quebrada pela emoção, apenas conseguiu balbucear a oração da Aliança. A todos veio à memória a lembrança inesquecível daquele dia em que pela primeira vez se selou uma Aliança com a Mãe. Quanto caminho percorrido, tomados das mãos de Maria.

Prosseguiu esta celebração com Susany Ojam, dirigente da Campanha na diocése de Lomas, apróximou-se para receber uma imagem peregrina da Serenidade e da Confiança, que com enorme entusiasmo e compromisso levará a quem precisar sentir a presença próxima da MTA perante o peso de situações difíceis que atravessam na sua vida.

A MTA aclamada vinte vezes consecutivas por centenas de pessoas

E como chave de ouro deste 18 de Outubro, para finalizar a missa das 20 horas, convidaram-se a todos a dirigirem-se ao Santuário para renovarem a sua Aliança – velas nas mãos- e assim acompanhar os 11 rapazes e raparigas que se consagravam missionários. Era impressionante ver uma larga coluna de velas acesas que partindo do Santuário atravessava o hall e subia as escadas. Contracenando com o "muitas graças" dos missionários em schoenstatt em resposta a " Ela é a grande missionária" com que se entrega cada imagem, os onze jovens e centenas de participantes responderam em unissuno vinte vezes seguidas, "Ela fará milagres"! Num desses gestos surpreendentes que tem a Mãe, providencialmente o Padre Martín entregou a primeira imagem a Mariano Cabral, sem saber que não só é missionário desde há anos, como foi também o instrumento e factor principal que apróximndo-se destes jovens os preparou para serem missionários, e está fazendo o mesmo com uiniversitários que se preparam para receber a sua imagem peregrina para a próxima semana (Deus permita que sempre se consigam as 10 imagens que se esgotaram nesta última entrega... com grande confiança na resposta "Ela fará milagres") à devida "fórmula" do Padre Martín – "Ela é a grande missionária" , Mariano imediatamente girou e retirou a "fórmula" correspondente "Ela é a grande missionária" do padre Martín e um dos rapazes, que tal como era de esperar respondeu adecuadamente, "Ela fará milagres". Repetiu-se 11 vezes, com cada entrega. Espontanemamente todos os presentes respondiam junto com os jovens "Ela fará milagres" para alegria da Mâe que escutou 22 vezes seguidas centenas de pessoas! Em schoenstatt os missionários não só podem ficar tranquilos já que na Argentina superaram o déficit na resposta como até ficaram com um enorme crédito para o futuro, ao qual desde já podem aceder muitos outros países também! Realmente foi maravilhoso como todos se uniram espontaneamente para aclamar em unissuno A Maria, a partir da sua própria experiência pessoal. E se Ela não se cansa de escutar uma e outra vez, asa Avé-Marias do rosário, como não vai alegrar-se perante esta manifestação de carinho por parte de seus filhos que não deixam de aclamar e honrar como Mãe.

 

Mãe da vida, mantem ecesa esta chama

Faz renovar a Alianza de Amor, todos juntos no Santuário – e á sombra do mesmo, no hall – rezaram a oração pela vida:

¡Senhora nossa, mãe da vida,
tão próxima, tão presente,
necessária como o pão de cada dia,
precisamos de tua ajuda e teu carinho!
Teu coração é um lugar seguro e formoso que recebeu a Jesus,
O ofereceu no Templo e O cuidou em Nazaré.
Desde a Cruz, Ele nos entregou a vós,
Para que nos ensines a amar a vida
Física, espiritual e da graça,
A própria e a dos outros.
Hoje viemos a nossos Santuários e Ermidas
Para adorar a Jesus, recordar-te o presente de Teu Filho
E pormo-nos à Tua disposição como instrumentos
Que propaguem a cultura da vida.

Com teus olhos permite-nos ver o que devemos fazer
Com teus ouvidos escutar o clamor dos que sofrem,
E com nossas palavras defender a vida por nascer.
¡ Que nossa audácia de crianças transforme os medos em confiança!
Te pedimos também que chegues à consciência
De todos os dirigentes do nosso país
E os que têm poder nos âmbitos sociais e políticos.
Que eles se lembrem que a vida é um dom
Santo, nobre, irrenunciável,
Espelho da plenitude de Deus.
Mãe da vida, Senhora da Graça:
Que o mundo seja a criança que levas em teus braços
E na Aliança de Amor, mantém acesa esta chama
E o coração disposto para a entrega.
Que assim seja Amén.

Traduçao: Antonieta Magalhaes, Portugal


Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 18.11.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum