Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-09-30

A Eucaristia e Maria

O Sínodo já começou e todos vamos participar

 

Hemos venido a adorarle: recuerdos inolvidables de la JMJ 2005

We have come to adore HIM: unforgettable moments of WYD 2005

Wir sind gekommen, um IHN anzubeten: Unvergessliche Momente des WJT 2005

Foto: Weltjugendtags-gGmbh © 2005

 

El 2 de octubre, comienza el sínodo sobre la eucaristía

October 2, the synod on the eucharist begins in Rome

Am 2. Oktober beginnt die Bischofssynode über die Eucharistie

 
 

Herencia de Juan Pablo II: La eucaristia y Maria, el Año de la Eucaristía y el Año del Rosario

Legacy of John Paul II: Eucharist and Mary, the Year of the Eucharist and the Year of the Rosary

Erbe Johannes Pauls II: Eucharistie und Maria, Eucharistischen Jahr und Rosenkranzjahr

 
 

Proecisión de Corpus Cristi en Schoenstatt

Corpus Christi procession in Schoenstatt

Fronleichnamsprozession in Schönstatt

Fotos: POS Fischer © 2005

 
 

Rosario Iluminado en Santa Maria, Brasil

Illuminated Rosary in Santa Maria, Brazil

Lichter-Rosenkranz in Santa Maria, Brasilien

Foto: Meister © 2005

 
 

ROMA, Padre Alberto Eronti. De 2 a 13 de outubro se realiza a Assembléia Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Eucaristia, em Roma, convocada pelo Papa João Paulo II. Pela experiência de graças que foi o jubileu do ano 2000, pela comoção do mundo perante o atentado de 11 de setembro, em New York, como também pelas conseqüências que se seguiram, o Papa polonês quis assinalar a Igreja de modo particularmente intenso pela presença de Deus. Trata-se do duplo testamento de Jesus à Igreja e à humanidade: a Eucaristia e Maria. Desse modo, no ano de 2003-2004, o Papa promulgou o Ano do Santo Rosário e para 2004-2005, o Ano da Eucaristia. O encerramento solene do Ano da Eucaristia acontecerá com o Sínodo.

O que desejou o Papa João Paulo II deseja com ambos eventos? Ele quis que a Igreja se volvesse para sua Mãe, mediante a amada reza do Santo Rosário, "pois, sua fisionomia mariana, é um ensinamento do coração cristológico e, na sobriedade de seus elementos, concentra toda a mensagem evangélica, da qual o rosário é um compêndio".

Essas palavras da Carta sobre a Eucaristia descreve a sua intenção pastoral: "Desejo suscitar esse empolgamento pela eucaristia" e, em continuidade ao Ano do Rosário, indicar para a Igreja o "programa" que há de orientá-la no início do novo milênio; "contemplar o rosto de Cristo e contemplá-lo com Maria".

A presença de Deus na vida

Cristo e Maria! Porque esses dois nomes? Por que esses dois rostos? Porque no inicio do longo caminho do terceiro milênio cristão, a Igreja e portanto toda a humanidade, enfrenta sérias dificuldades motivadas por uma rápida mudança de época. Dificuldades que se podem resumir em duas expressões, que encerram uma série de conotações: a perda do sentido pelo sagrado e o relativismo ético e moral.

Justamente as duas expressões e seus conteúdos tem sido utilizadas e explicadas pelo Papa Bento XVI. A descrença e a indiferença religiosa, a tendência em marginalizar a Deus, vão criando um tal estilo, que o homem perde o sentido para "a presença de Deus" em sua vida. Esse modo de viver e a atmosfera social e comunitária que se forma incapacita o homem para viver o que é essencial da fé, recebida no batismo: a Aliança. As promessas de "permanência", de "amizade", de "caminhar juntos" que Jesus fez são bloqueadas para parte do homem, à medida em que perde o sentido do sagrado e assume o relativismo ético e moral para viver sua vida.

É aqui em que ambos Papas nos recordam e oferecem para a Igreja os dois tesouros, o dois "testamentos do Senhor", que são uma resposta vital para a realidade do mundo em que vivem os discípulos: a eucaristia e Maria. É assim, como se realizasse em nós e para nós, a "promessa" de Jesus: "Permanecerei até o fim convosco!" (Mt 28,20) e também fazemos o que mesmo que fez João, o discípulo amado: recebemos Maria na casa do próprio coração! (Jo 19,27)

A Eucaristia e Maria

A eucaristia e Maria. João Paulo II chama Maria de "Mulher Eucarística" e afirma que "Maria é a Mulher eucarística com toda a sua vida" (EC EU, 52) Ela é a que, recordando o mandato de Jesus: "Fazei isso em memória de mim" (Lc. 22,19) nos diz com todo o seu amor materno: "Fazei o que ele vos disser!" (Jo 25). Ela é a que creu por primeiro no mistério do Corpo e Sangue de Jesus. Uma fé que se torna compromisso pessoal e para sempre, quando responde ao anjo: "Faça-se em mim, segundo a tua palavra!" (Lc 1,38). Fé que mereceu a saudação de Isabel: "Feliz és tu, que acreditaste no que te foi dito!" (Lc 1,45).

Ela é a que nos abre para a contemplação, recordando-nos que somos chamados a levar Cristo no tabernáculo do coração, pelo caminho de nossa vida. Ela que nos recorda que temos que manifestar Cristo, assim como ela: irradiando a sua presença por nosso modo de viver. Irradiando como ela: por seus olhos e sua voz, por seu falar e escutar, por seu amar e servir... Ela é a que viveu desde o início o que João Paulo II afirma quando escreve "que a eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, ou seja, o próprio Cristo" e que "olhando para ela conheceremos a força transformadora que contém a eucaristia!"

Com Maria ao altar

Referindo-se a bi-unidade: Eucaristia e Maria, o Padre José Kentenich nos deixou um ensinamento que, por sua vez, irradia sua própria atitude interior sobre esse mistério insondável. Ele disse: "Com Maria, ao altar! O que isso significa? Significa que queremos arder como a Santíssima Virgem - sim, realmente, arder! - pelas palavras de Deus. E, como ela girar com toda a nossa alma em torno do altar do sacrifício e do Sacerdote Sacrificante (Cristo), e isso de modo tão profundo, tão íntimo, que por ele aprendamos a girar cálida e ardentemente, em torno de Deus Pai, em todas as circunstâncias de nossa vida" (7.3.1965).

A Eucaristia e Maria apresentam-se como a resposta para a dessacralização e o relativismo. A eucaristia porque é não só uma realidade sagrada, mas, é absolutamente o mais sagrado, é Deus mesmo! Por isso, a Igreja se refere a esse dom como "mistério da fé" e como o "Santíssimo Sacramento".

Quando nosso relacionamento com a eucaristia pe real e pessoal, nos forma e conforma. Dá-nos o sentido pelo sagrado. É Deus habitando em nós! Nosso Pai e Fundador diz: "Tu, ó Deus, elevas nosso ser, te estabeleces e nossa alma, como num templo". É Deus em meu Santuário coração! Porém, ninguém mais do que Maria "sabe" mais sobre o corpo e o sangue de Jesus. Seu ventre foi seu berço e ela lhe deu o seu sangue para que Deus viesse ao "caminho do homem" fazendo-se história. Ela cuidou dele com amor de mãe em sua infância e adolescência, ela.. sempre ela junto a ele! Ninguém sabe mais sobre ele como ela. Ninguém o "vê" como ela. Ninguém o ama como ela... e ninguém o ensina para a Igreja como ela.

Vamos acompanhar o Sínodo?

Na Assembléia Sinodal o Papa, os bispos, os peritos e os observadores participantes não haverão de estar sozinhos. Toda a Igreja há de acompanhá-los com a oração. Sem dúvida, seria uma contribuição muito eficaz, se todos nós nos propuséssemos participar - durante os dias do Sínodo - diária e intensamente, da celebração eucarística e da adoração eucarística, assim como rezarmos o rosário. A comunhão com Jesus, a contemplação de seu rosto - com e como Maria - nos faria viver em comunhão com todos os Padres Sinodais e nos faria sermos participantes do Sínodo. Mas, essa atitude de comunhão e participação interior, retornaria em nosso próprio benefício, já que permitiria a Maria "imergir-nos na profundidade de Cristo".

Do Movimento de Schoenstatt, o Cardeal Francisco Javier Errázuriz participa do Sínodo.

Traduçao: www.maeperegrina.com.br


Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 05.10.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum