Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-07-08

O Nosso Arraial

Uma festa dedicada a Virgem de Schoenstatt em Portugal

Arraial: die MTA ganz groß

„Arraial“: La Mater bien visible, bien en el centro

„Arraial“: the MTA in the center

„Arraial“: die MTA ganz groß

 
Die Sandwich-Truppe voll im Einsatz  

Expertas de sandwich

The sandwich experts in action

Die Sandwich-Truppe voll im Einsatz

 
Das ist Chefsache!  

La responsabilidad de esta cuestión la tienen los jefes

Head cooks

Das ist Chefsache!

 

 
Auch die Kleinen haben ihren Spaß  

Una fiesta también para los chicos

A feast also for the little ones

Auch die Kleinen haben ihren Spaß

 
Verkaufsstand

Todo a la venta

Sale

Verkaufsstand

 
...und es ist Evangelisierung  

... es evangelización

... and it is evangelization

...und es ist Evangelisierung

Fotos: Camara Pestana © 2005

 

 

 

PORTUGAL,Maria Júlia Rombert. Arraial – é o nome de uma festa popular em Portugal no mês de Junho, um mês dedicado especialmente para celebração de seus santos: Santo Antonio, São João e São Pedro. Desde 1995, a Família de Schoenstatt em Lisboa organiza esse Arraial em Junho, mas dedicado a Virgem de Schoenstatt. Convidam-se amigos, e amigos de seus amigos, fazem uma festa na rua em frente ao Santuário. Os recursos que são arrecadados ajudam nos gastos da casa dos padres, perto do Santuário. É um evento importante para a família e uma oportunidade incrível para que as pessoas conheçam Schoenstatt. Penso que é uma maneira de evangelizar em um clima de alegria, música e com várias gerações celebrando juntas.

Ela é a grande missionária…Ela ocupa o lugar central no arraial de Nossa Senhora…O Santuário vem até à praça e por isso vive-se uma festa de toda a família, desta família que cresce à sombra do Santuário e que acolhe todos os que aqui peregrinam!

O arraial nasceu no ano de 1995 na Quinta do Gaio para responder ao desejo da família de angariar fundos para a "casa dos padres", no Restelo. Em 1999 deu um salto e conquistou a praça, junto ao Santuário…Cresceu a intenção de "abrir as portas", de chegar a muitos outros, amigos, conhecidos e vizinhos, de tornar visível, "à boa maneira alfacinha", o nosso modo de ser família!(do "Cenáculo da Família do Pai")! Em cada ano se faz um balanço, em cada ano se excedem as expectativas, no espírito de família que se vive, na colaboração cada vez mais alargada dos mais novos, na organização, nos "euros" e sobretudo, na alegria e simplicidade do que acontece nessa noite e que entusiasma todos, desde a "saudosa" marcha popular das crianças, com filhos e netos…(um contributivo muito especial para o arranque da Mãe Peregrina das Crianças!), até à música animada e aos diferentes e variados jogos e rifas cheios de imaginação, que a noite inteira "agarram" pais e filhos…que "não querem ir embora"! Sentem-se ali todos bem!

Lisboa em estado de missão

Sempre há coisas novas, mas há características que permanecem: as crianças e os jovens, que seguramente são o maior número, tomam conta do arraial… e este ano voltaram a surpreender! Surpreendente também, a imagem "grandiosa" da nossa Mãe, que "acolhe todos os que por ali passam e até sorri…, está a agradecer por a termos "trazido para a praça"! –(ouvimos dizer, a alguns daqueles que cuidaram da iluminação…!) - Neste ano em que a nossa cidade está "em estado de missão", preparando-se para o congresso da Nova Evangelização, em Novembro próximo, andamos pelo arraial a conversar com diferentes pessoas sobre duas questões :

O que é que esta nossa festa tem a ver com a "Nova Evangelização", que tanto se fala este ano? Como é que está o arraial deste ano?

O que mais eu gostei foi da linda imagem de Nossa Senhora ...

Diogo Cardoso, Amendoa e Miguel, Paula Ferlov, Rosa Marques, Romana, Filipa Roncon, Carlos Velez, Mariazinha e Aninhas Anahory, Maria e Pedro F Gonçalves, Mariana M.Rodrigues ofereceram seus testemunhos:

"No arraial deste ano, o que mais gostei em primeiro lugar é a linda imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus ao colo, a Mãe Três Vezes Admirável de Schönstatt, a Mãe Peregrina, no centro da festa. Depois, destaco todos os seus filhos à volta que contribuíram para o êxito da mesma como encontro anual de uma Família cada vez maior e mais unida no amor a Cristo e à Sua Igreja. Não posso esquecer a fortaleza das mães, (algumas já avós), a alegria contagiante das crianças e o reencontro de amigos entre si"

"Vinde e veja!".

"O arraial é Nova Evangelização! O arraial é a oportunidade para convidar aqueles que estão longe e sem grandes palavras para dizer: "Vinde e veja!". Vinde e veja o que é a alegria de uma Igreja que é Família, unida em volta de sua Mãe, de portas abertas a todos. É a oportunidade para falar de Deus a partir da vida, para mostrar que Deus está na vida, e é vida! E por isso… viva o arraial!"

"Miúdos à solta, idéias fantásticas sobretudo para as crianças, respiramos ar puro"! Parabéns aos organizadores, a quem tem idéias tão originais mas tão simples e nunca vimos tanta gente junta por solidariedade, vê-se, por Amor!

"Gostei muito de poder ajudar e contribuir, este capital de graças, é um prazer! Eu estava na barraca exatamente atrás da imagem gigante de Nossa Senhora com o Menino, com o sol por trás, as pessoas iam surgindo muito animadas pelos lados da transparência, fez-me lembrar como é bonito ver quem nos vai aparecendo através do reflexo da Mãe."

"Agradeço muito por ter participado! A noite do arraial é o resultado de uma grande equipe anônima que trabalha com uma missão, desenvolver e divulgar Schoenstatt"

"O que se viveu na barraca dos salgados foi inesquecível, numa noite que ficará para sempre guardada na minha memória! Servir com muita alegria! Estarei sempre disponível para o Movimento de Schoenstatt, que me tem proporcionado momentos muito felizes!"

Isto é evangelizar

"De repente, no meio daquela confusão, esbarrei com a Luisinha "Rocket" (como lhe chamamos in private, pois ela é mesmo um foguetão!) e comentando aquela animação, respondeu-me: "Isto é evangelizar!". Fiquei a matutar nesta "idéia" e, de fato, ela faz todo o sentido: o arraial é a Igreja viva, feita circunstância atual, centrada em Jesus através de Maria, ao encontro do Homem do século XXI. Foi assim na nossa cidade, na nossa praça, queira Deus que tenha sido e seja sempre, assim também no nosso coração!

"As crianças felizes e contentes, as rifas do carro do P. Diogo, dos brinquedos perigosos e não perigosos e as queridas rifas dos miminhos do pai e da mãe…Os filhos e netos, pais e avós juntos, e a presença de Nossa Senhora sempre no meio de nós…A animação e a música…O encontrar novas pessoas que nunca lá foram, mas que vão voltar…O ver a nossa filha quase adolescente, quando lá esteve ainda bebê…O pensar que daqui a alguns anos estarei lá, com mais filhos, mais tarde com netos, SE DEUS QUISER!"

"Passado, presente, futuro… tudo unido numa noite de arraial com a Família de Schoenstatt"

GRAÇAS A DEUS!

GRAÇAS a DEUS, já falta pouco para "pagar" a "Casa do Pai" de Lisboa!

GRAÇAS a DEUS as vocações têm continuado a crescer e os nossos padres "expandem-se de Norte a Sul"

GRAÇAS a DEUS, na Casa do Pai, a Juventude Masculina tem a sua casa.

Parabéns à equipe organizadora e colaboradora, Parabéns à Família de Schoenstatt de Lisboa, Parabéns a cada um de nós, que fazemos parte desta Família!

…os filhos e netos, pais e avós juntos, e a presença de Nossa Senhora sempre no meio de nós!… ELA É A GRANDE MISSIONÁRIA, ELA FAZ MILAGRES!

Red.: Cassio Aparecido Leal de Faria, Brasil



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 08.07.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum