Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-07-15

Construtores da civilização da vida e do amor

Os 40 anos da Fundação da Obra Familiar em Portugal

Den Kindern hat das Fest gefallen

Los niños disfrutando de la festividad

The children enjoyed the party

Den Kindern hat das Fest gefallen

 
Mit Schw. Nadia  

Con la Hna Nadia

With Sr. Nadia

Mit Schw. Nadia

 
Austausch  

Encuentro

Meeting

Austausch

 
P. Alexandre zieht es zu den Kindern  

P. Alexandre con niños

Fr. Alexandre with children

P. Alexandre zieht es zu den Kindern

 
Der absolute Höhepunkt

Broche de oro

The absolute climax

Der absolute Höhepunkt

Fotos: Camara Pestana © 2005

 
   

PORTUGAL, Raquel e António Gabriel. O dia 5 de Junho foi marcado pela presença da Obra Familiar que, unida a toda a Família de Lisboa, quis celebrar os seus 40 anos de Fundação.

À volta do Santuário, na missa das 12h, algumas palavras de introdução procuraram dar o sentido da festa: "Estamos hoje aqui, no Cenáculo da Família do Pai, para comemorar os 40 anosda fundação da Obra Familiar em Portugal. Com alegria e gratidão sentimo-nos profundamente unidos à Obra Familiar de Schoenstatt e a toda a Família do Pai no mundo.

Sentimo-nos particularmente unidos àqueles que, como transparentes e instrumentos do Pai aqui em terras de Santa Maria, nos formaram e conduziram para darmos o sim à fundação da Obra Familiar em Portugal.

Há 40 anos atrás, com todo o entusiasmo e alegria próprios da juventude lançámos esta semente, como grupo de namorados, com a convicção que esta era a nossa contribuição para a realização da missão de Schoenstatt em Portugal, para a Igreja e sociedade, através das famílias.

É com profundo agradecimento que recordamos todo o caminho que fizemos com o Pe. Jaime Fernandez, de um modo particular a preparação para o matrimónio, despertando em nós a importância e urgência da renovação e missão das famílias.

Recordamos agradecidos todos os instrumentos do Pai que nos acompanharam ao longo destes anos

Recordamos agradecidos todos os instrumentos do Pai que nos acompanharam ao longo destes anos, os casais e grupos que foram surgindo e crescendo à sombra do Cenáculo da Família do Pai. Agradecemos a vida, as alegrias e dores experimentadas durante este caminho e que foram motivo de contribuições para o Capital de Graças da Nossa Mãe para o crescimento e fecundidade da Obra Familiar e de toda a Família do Pai.

Recordamos com alegria o trabalho, como Obra Familiar, para a Consagração das famílias ao Coração Imaculado de Maria, em Fátima, no Ano Internacional da Família, num domingo de Pentecostes.

Reconhecemos agradecidos uma verdadeira história de Aliança onde se entrelaçaram as iniciativas de Deus, as respostas e directrizes do nosso Pai Fundador e a contribuição de todos nós, dando com simplicidade uma resposta de amor generoso, crescendo como instrumentos nas mãos do Pai e de Maria para a construção de um mundo novo e de uma nova cultura.

Agradecemos a existência, hoje em Portugal das três comunidades da Obra Familiar, assim como as vocações surgidas no seio das nossas famílias. Agradecemos com alegria e profunda gratidão o espirito de Família vivido desde o seu início. É um dom que queremos continuar sempre a construir. Fruto da memória agradecida queremos implorar o dom da renovação do nosso gesto de há 40 anos.

Queremos renovar a nossa missão

Queremos renovar a nossa missão, com o entusiasmo do lº amor , a profunda ligação às forças de origem, a nossa entrega e esperanças. Esta é a ideia força desta celebração. Oferecemos toda a pequenez experimentada agradecendo a misericordiosa acção de graças do Santuário.

Que este marco seja motivo de renovação do nosso compromisso apostólico na construção da Família do Pai para a Igreja e o mundo, a partir dos nossos Santuários-lar, tornando em cada dia a Aliança nossa vida na força do Pentecostes para glória da Santíssima Trindade. Unidos no mesmo espírito, nesta Eucaristia, renovamos a nossa entrega e reassumimos a missão que temos: ser Fundamento e Coroa na construção da Família do Pai. Com este ideal queremos ser seus instrumentos na Nova Evangelização, construtores da civilização da vida e do amor implorando à nossa Mãe e Rainha: Reina sobre nós como agrada a Deus, transforma-nos em sal e fermento do mundo, faz que sejamos um só coração e uma só alma como o Senhor implorou outrora na terra (R. C. 549)"

A tarde resultou curta para o programa previsto

Neste espírito seguiu-se uma tarde de convívio no Moínho da Páscoa, um espaço muito agradável que a Misau e o Manel Barata puseram à nossa disposição e onde sentimos o acolhimento de um ambiente que tinha sido previamente preparado para nós, por casais que ali se deslocaram, de véspera, para que nada nos faltasse (a Isabelinha e o Francisco, a Graça e o Luis, a Alexandra e o Pedro). O que seria de nós se não tivessem sido eles?

Fomos também presenteados pela vinda de 2 casais de Aveiro, pertencentes ao Instituto das Famílias (a São e o João, a Guida e o Vasco), pela simpatia de alguns casais de namorados e pela presença sempre honrosa dos nossos queridos assessores, a Irmã Nádia e o P.Alexandre.

Percebemos todos, no final, que a tarde resultou curta para o programa previsto. Pode imaginar-se o que é um almoço de grelhados fora de Lisboa, o tempo que se perde (ou se ganha, depende da perspectiva) com os preparativos de última hora, com as conversas inevitáveis, com a incapacidade de se gerir o tempo para que fosse cumprido o que estava pensado .....

Entusiasmados como estávamos com os diapositivos sobre a história da Fundação, acabámos por preencher o espaço que estava reservado para os testemunhos e que seria, por assim dizer, o momento alto do encontro. Enfim, há que reconhecer os erros para podermos aprender com eles, ..... mas também é importante sabermos agradecer tanta coisa boa que aconteceu nesse dia: a alegria do convívio, o espírito de unidade, o encontro de gerações diferentes que vão tomando consciência de uma história comum...

Esperamos que, muito brevemente, o Manuel Luis e a Zita, que nos iriam dar um testemunho da vivência deste período, e o Manuel Barata, que nos iria falar da actualidade da Carta do Pai Fundador às Famílias, nos dêem uma nova oportunidade. Há tesouros que não se podem perder. A tarde terminou com uma ‘largada de balões’, feita pelas crianças, com mensagens sobre a família.

Fundamento e Coroa, Lisboa, Portugal



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 15.07.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum