Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-04-08

Um único pensamento, um único anseio que brotava dos corações do povo

Cerca de 3.600 pessoas rezam pelo Santo Padre em Atibaia, Brasil

Audiencia de la Familia de Schoenstatt despues de la bendición del Santuario Matri Ecclesiae, septiembre de 2004

Audience of the Schoenstatt Family after the blessing of the Matri Ecclesiae Shrine. September 2004

Audienz der internationalen Schönstattfamilie nach der Einweihung des Matri-Ecclesiae-Heiligtums

Foto: Reid © 2005

 

BRASIL, Irmã Liz Maria. A Mãe Três Vezes Admirável preparou um dia especial no Santuário de Atibaia. Apesar de o clima estar bastante quente e por terem chegado muitos peregrinos, mais ou menos 3.600 pessoas (69 ônibus e 11 vans), foi sentido palpavelmente uma profunda atmosfera de oração e recolhimento. O dia transcorreu com um único pensamento, um único anseio que brotava dos corações do povo: gratidão pelos 26 anos de pontificado do amado Papa João Paulo II, gratidão pelos ensinamentos que ele deixou, gratidão por ele ter sustentado a Santa Igreja, neste tempo tão difícil; gratidão por acolher os católicos em seu coração, a ponto de sofrer por eles e fazer bradar: "Nós te amamos, Papa João de Deus!..."

A celebração começou às 9h30 em frente ao Cruzeiro do Centro, de onde partiram com a cruz processional, o andor da Peregrina auxiliar, o quadro do Papa e as bandeiras dos continentes, representando a união de toda a Santa Igreja em torno do Papa. Após a introdução, todos foram em silêncio até o Santuário, pedindo pela união das famílias, pela paz no mundo e principalmente pelo descanso eterno do Santo Padre.

No Santuário, foi saudado a Jesus e a MTA, e lá, os peregrinos se comprometeram a oferecer tudo o que este dia havia trazido a eles, tanto alegria, como também o calor e o cansaço, tudo em gratidão pelo querido Papa.

Depois a procissão seguiu caminho até a Tenda, onde com o canto: a bênção João de Deus, cantado a uma só voz, acolheram o quadro do Papa e as demais cidades. Em seguida, houve uma pequena reflexão sobre o Ano Eucarístico, conforme o desejo do Papa, e a manhã foi encerrada, com a bênção de Jesus Sacramentado. Na parte da tarde, a programação incluiu o Terço rezado por João Paulo II, concluído com uma solene Santa Missa,em sufrágio de sua alma.

"Seja bem-vindo, seja-bem vindo Papa da paz!"

A Santa Missa iniciou às 14h30, na Tenda. Na procissão de entrada, a bandeira da Igreja, a bandeira do Brasil e as bandeiras dos continentes com o quadro de João Paulo II passavam lentamente, no meio de duas alas formadas por peregrinos com rosas nas mãos. Este foi um momento muito solene e comovente, pois a música: "Seja bem-vindo, seja-bem vindo Papa da paz!", soava com tanta harmonia e sacralidade, que os 4 sacerdotes, os 40 ministros de Eucaristia e os leitores que fecharam o cortejo e todo o povo que vibrava, sentiram como se ele estivesse ali, no meio de todo o povo e também no céu, tão expressiva foi esta entrada...

No sermão, o sacerdote destacou muito a vida de João Paulo II, suas obras, seus ensinamentos e seu profundo amor pela Igreja. Após a comunhão, foi feita uma homenagem ao Papa e todas as pessoas que estavam com rosas nas mãos, desceram até o altar e depositaram 241 rosas simbolizando todos os países que o Papa enriqueceu por sua visita, e por sua mensagem de fé, esperança e amor. Assim concluíram a Celebração da Eucaristia, com uma profunda gratidão no coração.

Com o Papa, podemos recordar as palavras do início de seu Pontificado: "Não tenham medo!" Sim, nós não temos medo, pois ele nos deu a coragem de lutarmos para ser, realmente, autênticos cristãos e defender a nossa Igreja. Hoje não temos medo, porque sua fidelidade nos abriu os horizontes da fé; não temos medo porque seu sorriso e sua alegria, mesmo no maior sofrimento, nos mostrou que a cruz não é símbolo de derrota mas, símbolo de vitória. Por isso, no fim de nossa vida terrestre, como autênticos cristãos, também queremos finalizar como ele, com o nosso "Amém!" Assim seja!



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 08.04.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum