Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-04-14

Buscar respostas para os desafios do homem de hoje

Encontro dos Homens de Schoesnstatt do Rio Grande do Sul

Particpantes del encuentro de hombres, Santa Maria

Participants of the Men’s Meeting in Santa Maria

Teilnehmer der Männertagung in Santa Maria

 
 

Charla: Dr. Hans Czarkowski

Talk : Dr. Hans Czarkowski

Vortrag: Dr. Hans Czarkowski

Fotos: Brandstetter © 2005

 
   

BRASIL, Dr. Hans Czarkowski. Recebemos a notícia da morte do Papa João Paulo II durante nosso encontro, na noite de 2 de abril de 2005, e ficamos profundamente comovidos. Foi  justamente quando  estávamos rezando o terço no Santuário. Pedimos a Deus pelo descanso eterno de sua alma. Todos unidos agradecemos por tudo o que o Santo Padre fez pela Igreja. Também pedimos a Deus pela humanidade e que continuasse amparando nosso Movimento de Schoenstatt.

Éramos 15 homens de Schoesnstatt, do Rio Grande do Sul, Paraguay e Uruguay. Foi o primeiro encontro de 2005. O encontro foi realizado nos dias 2 e 3 de abril, sábado e domingo. Sentimo-nos bem jovens com a idade média de 35 anos. Queremos buscar respostas aos desafios do homem masculino dos dias de hoje, especialmente sob as condições da sociedade civil do Cone Sul da América Latina.

Nossa primeira reflexão foi sobre a "Sociologia e Psicologia do Homem Masculino de Hoje", nosso palestrante foi o Irmão de Maria, jornalista e psicólogo alemão Hans Czarkowski, que trabalha no sul do Brasil.

Chegamos a um consenso: também no Mercosul existe um novo perfil do homem masculino. Não é mais tão machista como antes. Homens e jovens não pensam e não mais atuam da forma autoritária como antes. As famílias tem menos filhos.

Ademais existe um respeito mútuo mais forte entre homens e mulheres. Por outro lado isto também provoca tensões. Não é fácil viver a fé católica na família, na sociedade, na  vida profissional e na política.

No  entanto, os homens do sul do Brasil não têm a mentalidade norte-americana ou européia, os quais são mais seguros de si mesmos. E aqui, o homem não gosta de falar sobre sua situação pessoal.

Mario Hiriart, candidato a beatificação

A segunda reflexão estudou a vida de homens exemplares e cristãos, como o Irmão de Maria MARIO  HIRIART –  engenheiro chileno e candidato a beatificação com o processo em ROMA.

Parte de  sua formação espiritual foi feita em Santa Maria, Rio Grande do Sul, entre os anos de 1957 até 1960, buscando soluções de como combinar a vida diária com a vida cristã. Depois de sua morte, de câncer, em 1964, o Padre José Kentenich o descreveu como modelo de homem para o nosso tempo. No dia 8 de setembro de 2004 foram levados do Chile para Roma os documentos do processo de beatificação do Mario Hiriart.

Mario consubstanciou de um modo integral sua dedicação ao trabalho como engenheiro, aos seus semelhantes, a Deus e à Virgem Maria. Ele vivia totalmente aberto para Deus: o cálice da Eucaristia se converteu para ele em símbolo de sua vida.

O ideal de homem masculino como pai em nível natural da família e como atitude dentro da sociedade

A terceira reflexão  tratou da fundação do Movimento de Schoenstatt em 1914, pelo Padre José Kentenich. Em 1966 Pe. Kentenich convidou os Homens de Schoenstatt a renovarem essa fundação original. Delineou o ideal de homem masculino como pai em nível natural da família e como atitude dentro da sociedade: O homem tem de aspirar atitude paternal, e ter um respeito profundo diante da dignidade da esposa e dos filhos.

Foi lembrado, neste contexto, a Obra Familiar de Schoesntatt que Pe. Kentenich fundou junto com Fritz Kühr no Campo de Concentração de Dachau, Alemanha, no ano de 1942. Fritz Kühr está sepultado perto do Santuário de Schoenstatt em Londrina, Paraná, Brasil. Paralelamente, e no mesmo dia, Padre Kentenich fundou no Campo de Concentração também a comunidade dos Irmãos de Maria junto com o austríaco, Eduardo Pesendorfer, amigo de Fritz Kuhr. Mario Hiriat, em 1957, se uniu a esta comunidade. 

Que os cardeais escolham um sucessor à altura para guiar a Igreja Católica.

Os homens de Schoenstatt do Rio Grande do Sul, que participaram deste encontro, vivem nas dioceses de Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo, Santa Rosa e Erechim. O coordenador eleito por eles é o Sr. João Paulo Lawisch. Também estavam presentes três paraguaios e um uruguaio. Os participantes são engenheiros, comerciantes, agrônomos, empresários e administradores. Seu assessor é o Sr. Ernesto M. Brandstetter, Irmão de Maria.

Jorge Helfer, um Irmão de Maria de Santa Cruz do Sul, não pode comparecer neste encontro. Ele é comerciante nesta cidade e ajuda no desenvolvimento dos Homens de Schoenstatt em Santa Cruz.

Paulo Kist informa que foi fundada em Santa Cruz a Sociedade de Homens de Schoenstatt como entidade civil sem fins lucrativos, para o desenvolvimento dos ramos masculinos do Movimento de Schoenstatt no Rio Grande do Sul.

No final do encontro o Padre Denilson da Comunidade dos Padres de Schoesntatt de Santa Maria, celebrou uma missa que novamente nos uniu em oração pelo descanso eterno de João Paulo II. Pedimos de coração que os cardeais escolham um sucessor à altura para guiar a Igreja Católica.

Tradução: Leopoldo Ramos, Rio Pardo RS



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 19.04.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum