Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-03-11

A volta dos noviços

A Família de Ciudad del Este se prepara para receber os "seus" três noviços

Carlos, Juan Segundo y Franco pronto llegarán a Ciudad del Este

Carlos, Juan Segundo, and Franco will soon arrive in Ciudad del Este

Carlos, Juan Segundo und Franco kommen bald nach Ciudad del Este

 
 

Carlos Lagos con “su” familia de Ciudad del Este

Carlos Lagos with “his” family in Ciudad del Este

Carlos Lagos mit “seiner” Familia in Ciudad del Este

Fotos: Cabral © 2005

 

PARAGUAI, Javier Cabral. Faz pouco tempo que estiveram em Ciudad del Este os noviços do Curso ibero-americano do Instituto dos Padres de Schoenstatt. Logo, voltaram ao Noviciado em Tupãrenda e ficaram as lembranças da visita… Mas o dia 15 de abril se aproxima. É a data em que três noviços chegarão à nossa cidade para o seu estágio social.

Anunciando a chegada deles, a Família de Ciudad del Este recebeu uma carta de Carlos Lagos, do Chile, de Juan Clavijo da Argentina e de Franco Santacruz do Paraguai, "nossos" noviços.

Quando a fama bate na porta

Todos queriam saber o que dizia a carta. É um segredo nosso, mas por serem vocês, lhes conto o conteúdo da carta, com a condição de que vocês contem a todas as pessoas que vocês conhecem.

Querida Família de Ciudad del Este:

Com muita alegria, escrevemos esta carta para agradecer a vocês especialmente por todo o esforço e preocupação para tornar realidade o nosso estágio social. Para nós, é uma alegria enorme poder voltar a Ciudad del Este depois de ter passado dias tão intensos e lindos com vocês e com toda a Família. E estamos ansiosos por voltar a vê-los e desta vez poder também acompanhá-los por mais tempo com a nossa presença, nossa oração e o nosso trabalho.

Já estamos rezando por toda a Família de Ciudad del Este, unindo-nos no capital de graças para seguir construindo a Nação de Deus no coração da América. E estamos felizes por poder fazê-lo juntos durante este tempo.

Nós estamos conscientes de que perto de vocês corremos o risco de ficar famosos através da Internet…mas estamos dispostos a fazê-lo!

Enquanto isso, continuamos unidos na oração e preparando a alma e o coração para o que Deus tenha preparado para nós.

Ficamos nisso…permanecemos fiéis! Carlos Lagos, Franco Santacruz, Juan Segundo Clavijo

Seus familiares podem ficar tranqüilos

Eu conversei com a Sara de Román que hospedou a Carlos Lagos, do Chile, durante as férias dele em CDE e ela me disse: "Estou muito contente, eu liguei para o Chile, falei com a mãe do Carlos e a convidei para que se hospede na minha casa quando ela venha visitá-lo no aniversário dele."

Franco é o filho de Pancho Santacruz e de Carmen Cosp, casal educador dos Cursos 12 e 15 de Ciudad del Este, da União das Famílias. Logo, eu imagino que ele será muito mimado.

Juan Segundo Clavijo também é filho de um casal da União, o Curso completo dos seus pais esteve em Tupãrenda para a tomada de túnica. Os seus familiares podem ficar tranqüilos, pois Juan Segundo terá a mesma quantidade de mimos que os outros dois.

"Eles serão nossos filhos durante cinco meses."

Como a Família local apóia os noviços? Ela se preocupa de toda a estadia dos noviços. Formam-se grupos de colaboradores que ajudam com alimentos, dinheiro, orações… Eles ficarão hospedados numa casa, cedida pelo casal Cardozo, que tem todas as comodidades, onde eles morarão de forma independente. No aspecto do trabalho social, o coordenador do estágio é o Dr. Humberto Fanego, que já foi responsável por todos os grupos anteriores de noviços.

Quê trabalho eles farão? Eles trabalharão durante cinco meses como auxiliares de enfermagem nas áreas de cirurgia, pediatria e clínica médica, no Centro de Saúde regional, um hospital público da cidade, com muitas necessidades no aspecto econômico e onde se atende a população carente.

Eles vão mudando de tarefas para estar um tempo em cada setor do hospital. O trabalho em si é…como poderíamos suavizá-lo?…digamos que é um pouco "forte". Especialmente no contato com o sofrimento humano, com o enfrentar-se com a dor e as doenças. Com as necessidades econômicas dos pacientes…Mas todos os noviços anteriores que trabalharam lá, logo depois do primeiro mês de adaptação, saíram fortalecidos e inclusive, já começam a ser ordenados, como Andrés Larrain, do primeiro grupo de noviços em Ciudad del Este, que se ordenou sacerdote no ultimo dia 19 de março.

O tempo passa rápido…dentro de alguns anos ao invés de falar de Andrés Larrain, falaremos da ordenação do Carlos, do Juan Segundo e do Franco…temos que rezar muito por eles para que assim seja. Eles serão nossos filhos durante cinco meses.

Trad.: Afonso Wosny, Brasil



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 08.04.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum