Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-03-18

Um lugar de horror, um lugar de graças

Aniversário de 60 anos da liberação do Padre Kentenich do Campo de Concentração de Dachau: 6 de abril 1945 – 2005

P. José Kentenich, día de su llegado a Dachau

Fr. Joseph Kentenich, arrival at Dchau

P. Josef Kentenich bei der Ankunft in Dachau

 

En Ennabeuren, camino a Schoenstatt

In Ennabeuren, on his way to Schoenstatt

In Ennabeuren, einer Station auf dem Weg von Dachau nach Schönstatt

 

Dachau, barracas

Dachau, barracks

Baracken in Dachau

Fotos: Archiv © 2005

 
 

Dachau: lugar de horror, lugar de gracias

Dachau: place of horror, place of grace

Dachau: Ort des Grauens und der Gnade

 
 

Asemejanos a ti...en Dachau

Let us walk like you through life...and Dachau

Lass uns gleichen deinem Bild…in Dachau

Fotos: POS Fischer © 2005

 
 

Vista de Dachau

View of Dachau

Ein Blick auf Dachau

Foto: Archiv © 2005

 

ALEMANHA, mkf. "Faz 60 anos, a Segunda Guerra mundial voltou ao lugar onde ela foi detonada. Os alemães foram objeto do ódio que semeou a loucura do Hitler. Quando finalmente no dia 8 de maio as armas silenciaram, mais de sete milhões de alemães estavam mortos. No mundo inteiro se lamentou mais de 50 milhões de vítimas. Apesar de tudo, foi também um ano de um novo começo na Alemanha ocupada…" Assim diz a propaganda do programa sobre um dos muitos documentários que nestas semanas, na Alemanha, tentam descrever os acontecimentos do ano de 1945. As celebrações que recordam o dia da liberação de Auschwitz tentam compreender o incompreensível; "A grande fuga", "Trinta dias em Berlim", "Ataque em Dresden" são os títulos dos filmes que mostram nas histórias individuais o desenvolvimento e o final da Segunda Guerra mundial na Alemanha. No dia 6 de abril de 1945 saiu do campo de concentração de Dachau um sacerdote com um pouco menos de 60 anos de idade, depois de ter sido prisioneiro ali por mais de três anos…e sessenta anos depois, muita gente peregrina a Dachau para agradecer pela sua liberação.

Naquela época ele foi um dos muitos prisioneiros que nas últimas semanas da guerra foi liberado pelo regime nazista, um pouco antes da chegada dos aliados. Estas testemunhas de tanta crueldade inumana deviam desaparecer. Num ir e vir de decisões, alguns foram liberados e outros, assassinados…O Padre Kentenich foi liberado no dia 6 de abril de 1945. Não havia ali ninguém que o acolhesse. Ele foi a Dachau, procurou o pároco e falou com ele sobre como os cristãos deveriam dar uma resposta a essa terrível injustiça que era o campo de concentração. Eles conversaram sobre fazer adoração ali… e sobre um Santuário de Schoenstatt em Dachau.

O céu está onde há amor a Deus e ao próximo

No dia 6 de abril de 2005 partirá do Canisiushof, centro de Schoenstatt perto de Ingolstadt, uma peregrinação a Dachau para agradecer pela liberação do Padre Kentenich do campo de concentração. A Família de Schoenstatt da diocese de Eichstätt é quem organiza essa peregrinação. Talvez ainda se unam com alguns schoenstattianos de Munique, Regensburg e Augsburg."São sessenta anos: aqui temos que agradecer, aqui ainda temos que recolher o Padre Kentenich", disse a Irmã Elinor.

A partida será um pouco antes das 9 da manhã desde o Santuário de Ingolstadt. Eles esperam chegar a Dachau às 11:45. E rezar juntos e individualmente nos diferentes lugares destacados do campo de concentração. Às 13:30, eles celebrarão a Santa Missa na capela do Carmelo.

Dachau, um lugar de horror e um lugar de graças. Ainda existe a tensão. Quem chega a Dachau como turista ou por razões de estudo da história, verá somente o lugar do horror, ao que possivelmente queiram abandonar o quanto antes... outros vão até lá para rezar e encontrar-se com Deus, que esteve e está em Dachau; o Deus que transformou homens em santos nesse lugar de horror e de graças. Há homens que disseram ter encontrado o céu em Dachau, na proximidade do Padre Kentenich. E não porque ele não tenha visto a realidade de Dachau, mas porque ele mostrou como o céu estava no meio deles. O céu está, assim lhes disse o Pe. Kentenich, onde se ama a Deus e ao próximo com todo o coração… No coração do Padre Kentenich e de muitos outros, Maria caminhou pelas ruas de Dachau: forte e digna, simples e bondosa, repartindo amor, paz e alegria.

Não só os peregrinos de Ingolstadt viajam a Dachau para rezar e agradecer. Muitos jovens que participarão da JMJ irão para lá, como também grupos de peregrinos do mundo inteiro. O quê eles buscam em Dachau? Eles desejam rezar, agradecer, buscar forças, e no meio do Dachau atual (numa época tão dura) tocar o céu, o amor de Deus.

Trad.: Afonso Wosny, Brasil



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 01.04.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum