Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-02-02

"Cada uma das 146.099 assinaturas reunidas simboliza um testemunho, uma conversa, que pode chegar a mudar a opinião pública, a favor da vida"

Um dia em Berlim: no dia 3 de fevereiro de 2005, ao redor de 20 jornalistas cristãos, representantes de entidades católicas e conselhos, entregaram ao Presidente do parlamento, senhor Thierse, 149.099 assinaturas contra o aborto tardio, um testemunho do seu forte compromisso com a vida

“La ventana al cielo...” – entrega de 146.099 firmas contra el aborto tardío, en Berlin, Alemania

“The window to heaven – photo”: presentation of 146,099 signatures against late abortion in Berlin, Germany

“Das Fenster zum Himmel- Bild”: Übergabe von 146.099 Unterschriften gegen Spätabtreibungen in Berlin

 
 

Discurso de Dr. Christoph Braß, portavoz de la iniciativa

Speech of Dr. Christoph Braß, spokesperson of the initiative

Rede von Dr. Christoph Braß, Sprecher der Initiative

 
 

Charla de Wolfgang Thierse

Speech of Wolfgang Thierse

Antwort von Wolfgang Thierse

 
 

Entrega de las firmas al Presidente el Parlamento de Alemania, Wolfgang Thierse

Presentation of the signatures ot the President of the German Parliament, Wolfgang Thierse

Übergabe der Unterschriften an den Präsidenten des Deutschen Bundestags, Wolfgang Thierse

 

La delegación de la iniciativa

The delegation of the initiative

Die Delegation der Initiative

Fotos: POS Fischer © 2005

Más fotos – more photos – mehr Bilder

 

ALEMANHA, mkf. Uma das fotos tiradas durante a entrega das 146.099 assinaturas contra o aborto tardio – recolhidas através da iniciativa em conjunto de jornalistas cristãos, representantes de entidades católicas e outros grupos da realidade nacional – pode ser considerada como um símbolo do que significou esse instante. A foto mostra as assinaturas, amontoadas sobre a escrivaninha de Walter Thierse; no fundo, através de uma janela se podia ver uma paisagem magnífica de Berlim, a nova capital que cresceu ao redor do lugar que até 15 anos atrás, estava marcado pelo muro, sob um céu azul que parecia anunciar a chegada da primavera no mês de fevereiro…e espelhadas na janela também se podiam ver, em sombras, as silhuetas de homens e mulheres que através de suas diversas tarefas, objetivos e possibilidades, deram tudo de si para que esta "declaração a favor da vida" fosse possível. Os vinte minutes partilhados com o Presidente do parlamento, senhor Thierse, não tiveram como objetivo fazer propaganda da visita dos diversos jornais, leitores, organizações, nem grupos, que num esforço comum se entregaram à tarefa de juntar assinaturas. Na verdade, o objetivo foi promover o anseio em comum: que os políticos e muitos outros na sociedade compreendam que há gente que não está disposta a baixar os braços e resignar-se ante a possibilidade de que os bebês deficientes físicos sejam vítimas do aborto em momentos em que ainda podem valer-se por si mesmos fora do seio materno – condenando, assim, à forma mais cruel do aborto, através de uma clara manifestação a favor da dignidade e o valor da vida de cada ser humano, em particular, desde o começo de sua vida.

As medidas de segurança foram intensificadas em Berlim, a capital da Alemanha, no dia anterior à chegada da secretaria de Estado norte-americana, Condolezza Rice, em sua visita à Alemanha. Os agentes de segurança revisaram os quatros passageiros vindos desde Schoenstatt procurando tesouras, alfinetes, canetas e chaves, sem prestar atenção a uma caixa que continha "dinamite" – mais de 7.000assinaturas, o 5% do total de assinaturas juntadas ao longo quatro semanas intensas através da iniciativa "Sinal de Luz", que contou com o apoio de muitos integrantes do Movimento de Schoenstatt. Dinamite que não estava destinada a destruir , senão a fazer voar pelos ares o silêncio que cobre o tema do aborto, e o aborto tardio em particular, na Alemanha.

"Cada uma das 146.099 assinaturas reunidas simboliza um testemunho, uma conversa, que pode chegar a mudar a opinião pública, a favor da vida", foi o comentário de um dos jornalistas editores do Semanário católico alemão, no momento em que os representantes dos diversos grupos reunidos para esta iniciativa se reuniram nos salões da Academia Católica de Berlim, no dia 3 de fevereiro às 10 horas…enquanto contavam e recontavam o número de assinaturas entre montes de listas que cada um deles carregava, que mais tarde foram depositadas em caixas postais amarelas, ao mesmo tempo em que o Dr. Christoph Braß datilografava as cifras na planilha do seu computador.

Entregando as assinaturas no "Reichtag"

Símbolo do passado histórico, em parte sumamente doloroso para o povo alemão, e de um sonho feito realidade quando já quase ninguém tinha esperanças – o sonho de uma nova Alemanha, livre e unida - o "Reichstag", em Berlim, sede do Parlamento alemão, uma mistura de estilos arquitetonicamente audaz, construído em pedra e cristal. Uma chuva forte, sob grandes nuvens negras, não parava de cair na cidade nesse dia de manhã cedo, deixando espaço pouco depois a um céu intensamente azul, que viu chegar ao pequeno grupo de gente que se aproximava do "Reichstag". Nas décadas dos anos setenta e oitenta, a grande maioria do povo alemão tinha se resignado à coexistência de dois estados alemães, como também cedo pela manhã nesse dia quase todos tinham se resignado ante a perspectiva de um dia chuvoso e desagradável. A realidade mudou inesperadamente, e apesar de que o clima primaveral no mês de fevereiro foi só um presente do céu, a unidade da Alemanha se tornou realidade graças ao empenho de muitas pessoas que jamais deixaram de lado seu sonho de liberdade e que estiveram dispostas a entregar-se por ele no momento certo. Atualmente, no ano 2005, a imensa maioria do povo alemão, políticos e cidadãos comuns, inclusive os de fé cristã, se resignaram à realidade do aborto em Alemanha, estimando como impossível uma mudança nas leis e sua prática. Mas, ainda assim, há quem se mantém firme em seus princípios e crenças, umas 150.000 pessoas que evidentemente não estão convencidas de que o que é comum seja "normal" nem muito menos, humano; 150.000 pessoas que um dia – se Deus quiser – não só terão a alegria de contemplar a mudança, mas também eles mesmos terão formado parte dessa mudança, e que hoje em dia, têm a consciência tranqüila de ter feito pelo menos todo o esforço possível da sua parte…

O Presidente do parlamento, Walter Thierse, deu umas cálidas boas-vindas à delegação, deixando claro que não era possível que eles esperassem algum comentário de sua parte a respeito desse momento – devido ao fato que ele deve manter-se imparcial pelas funções que ele exerce – mas que ele se alegrava por essa iniciativa, como clara manifestação que é dos valores que "a política requer ao mesmo tempo em que se vê impossibilitada de impulsionar valores, que a política precisa encontrar latentes na sociedade ". Estavam presentes no lugar representantes dos principais meios de comunicação do país, e tanto a conferência de imprensa oferecida pelos líderes da campanha de assinaturas, como a que Maria Böhmer , do partido conservador, ofereceu em relação a essa iniciativa, saíram ao ar nesse mesmo dia à noite, quando a delegação de Schoenstatt estava no caminho de volta para casa.

Chamados a defender a vida de cada ser humano

Numa avaliação que se fez de maneira imprevista, os que começaram a campanha decidiram, de maneira unânime, continuar com a campanha, que em muitos círculos de gente e em diferentes lugares está apenas começando. O fechamento da mesma será no dia 31 de marco, dias antes que o parlamento ponha um ponto final ao debate sobre o tema. Há um forte desejo de abrir a iniciativa a nível ecumênico e convidar também outros Movimentos a unir-se à mesma.

Ao final do dia, a pequena delegação schoenstattiana tentou fazer também uma avaliação do que tinha acontecido, com todos os esforços, sucessos e fracassos implicados. Valeu a pena ter ido a Berlim, concluíram, ainda que fosse somente para estar presentes lá e participar da "manifestação pública" a favor da vida e em contra do aborto tardio. Ao mesmo tempo, implica também o desafio de seguir adiante com nosso serviço desinteressado de ajuda a mulheres grávidas em estado de necessidade, e é uma forma de mostrar a visão de Schoenstatt sobre a vida e a dignidade humana em "Berlim", o coração político do país, através de uma ação realizada em aliança com muitas outras pessoas de boa vontade que amam a vida.

Trad.: Afonso Wosny, Brasil



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 22.02.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum