Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-02-09

A pessoa de Maria, exatamente como o Pe. Kentenich a-entendeu, viveu e anunciou

Reflexões romanas: a visita de Maria alegra, chama à oração e transforma

Desde el 8 de septiembre de 2004, la Virgen se ha instalado más plenamente en el corazón de la Iglesia, en Belmonte.

Since September 8, 2004, the Blessed Mother has installed herself more fully in the heart of the Church, in Belmonte

Seit dem 8. Setptember hat sich die Gottesmutter von Schönstatt noch deutlicher im Herzen der Kirche niedergelassen.

Foto: POS Fischer © 2005

 
 

Encuentro de misioneras de la Campańa del Rosario en el Santuario en Rawson, Chubut, Argentina

Encounter of missionaries of the Schoenstatt Rosary Campaign in Rawson, Chubut, Argentina

Treffen von Missionaren der Kampagne der Pilgernden Gottesmutter in Rawson, Chubut, Argentinien

 
 

Procesión con Auxiliares y Peregrinas, Nuevo Schoenstatt, Argentina

Procession with Auxiliaries and Pilgrim MTA’s, Nuevo Schoenstatt, Argentina

Prozession mit Auxiliares und Pilgermüttern, Nuevo Schoenstatt, Argentinien

Foto: Crivelli © 2005

 
 

Misionero ciego con la Peregrina de ciegos

Blind Missionary with the Pilgrim MTA of the Blind Persons

Blinder Missionar mit der Pilgernden Gottesmutter der Blinden

 

Ermita en Corronel Dorrego con Peregrinas

Wayside shrine in Corronel Dorrego with Pilgrim MTA’s

Bildstock in Corronle Dorrego  mit Bildern der Pilgernden Gottesmutter

Fotos: de Vecchi © 2005

 

ROMA, P. Alberto Eronti. Na semana passada, visitei o Secretariado Internacional da Renavação Carismática, com sede em Roma. Já estive lá em várias oportunidades e foi sempre uma grande riqueza para mim poder partilhar com estes irmãos "as coisas do Espírito". Lá, me contaram uma notícia que dois dias depois foi publicada pela agência "Zenit", sobre o V Retiro internacional para sacerdotes em Monterrei (México). O lema do retiro me chamou muito a atenção: "Maria, …teus sacerdotes, queremos ver Jesus". Na conversa, participaram dois membros da Renovação que eu não conhecia, e me perguntaram por Schoenstatt, sua espiritualidade e sua contribuição à Igreja. O intercâmbio foi muito espontâneo, cordial e cheio de interesse. O testemunho de amor a Maria como a mulher plena, cheia do Espírito, que eles deram, me deu uma grande alegria. Foi experimentar que Ela estava no meio de nós e que seu amor nos unia, como no primeiro Pentecostes da Igreja.

No caminho de volta para casa, fui meditando o que conversamos e vivenciamos e notei que algo estava sendo elaborado no meu interior. Se trata do tema no qual tenho pensado faz vários meses: a pessoa de Maria, exatamente como o Pe. Kentenich a entendeu, viveu e anunciou. Se trata de uma imagem de Maria livre de reduções e apresentada em toda a grandeza do seu ser e missão. Quando me perguntam pela "contribuição de Schoenstatt à Igreja e ao mundo de hoje", tenho a impressão de que nos faz falta alguma coisa, que nos faz falta encontrar e desenvolver uma maneira mais adequada de entregar "todo o mundo" que é Maria. Já desenvolvemos ao interior da Família uma espiritualidade pessoal, familiar e comunitária variada e fecunda. O quê ainda nos faltaria? Aparentemente, pelo que eu experimento nos meus encontros com os diferentes Movimentos, comunidades religiosas, membros da hierarquia e leigos comprometidos, é o anuncio alegre, entusiasmado e elaborado da imagem de Maria que o Pai da Família "guardou", "ponderou" e "elaborou" em seu coração, e que logo deixou como testamento e missão a nós, seus filhos.

"Minha missão foi e é anunciar ao mundo o mistério de Maria"

O próprio Pai Fundador nos lembra sua mensagem quando ele diz: "Qual foi a missão que me foi confiada faz 73 anos? Olhando a figura de São Paulo, posso afirmar que a minha missão foi e é anunciar ao mundo o mistério de Maria" (Milwaukee, 16/XI/58). Observando com olhos proféticos a Europa e às Américas, o Padre Kentenich disse: "Parto da suposicão, em primeiro lugar, de que é verdade que o Ocidente, em sua raíz, não é tão cristão como nós pensávamos; e, em segundo lugar, de que o Ocidente – pensem nos diferentes povos ocidentais – na medida em que estava autenticamente enraizado no cristianismo, foi enfraquecendo-se nesse abrigo através do tempo atual. Quem de nós tem dúvidas a esse respeito? Quem?" (Milwaukee, 31/V/63). E o Pai Fundador pergunta: "O quê significa isto? (…)Na verdade, com isso, lhes confio uma das minhas idéias prediletas. Vocês verão: a história da salvação se repete. A história da salvação comecou com o nascimento de Cristo e o sim de Maria. Se o mundo atual quer encontrar de novo o caminho a Cristo, Maria deve dar a luz a Cristo novamente. Também aqui, presuponho que vocês aceitam isto em seu interior. Mas, quando vocês refletirem ou falarem a respeito disso, vocês devem fundamentar tudo e estudá-lo novamente, pois, caso contrário, nunca entenderão toda a profundidade de Schoenstatt com sua Aliança de Amor. A Mãe de Deus quer criar desde aqui um mundo totalmente novo: Cristo deve nascer de novo!" (Milwaukee, 31/V/63).

A Campanha da Mãe Peregrina, uma verdadeira Visitação

Tenho a impressão de que, pastoralmente, "para fora", o que mais nítidamente se destaca e muitos veêm, é a Campanha da Mãe Peregrina. Algumas pessoas me dizem que "é algo muito simples, muito piedoso". Sim, lhes digo, é simples, é piedoso e é ainda muito mais, é uma Visitação! Quando Maria "visita", alegra, chama à oração e transforma. É Maria de Nazaré pelos caminhos do mundo, pelas casas dos homens, levando em seus braços ao que leva em seu coracão, Jesus Cristo, para oferecê-lo como Caminho, Verdade e Vida!

Isto me indica que ainda, pelo menos nos círculos em que eu estou presente, a imagem de Maria, exatamente como o Padre Kentenich a contemplava e anunciava, ainda não chegou, ou não chegou com a nitidez que a converta no que o Pai Fundador esperava. Penso que temos que fazer um exame (de consciencia) à luz da missão de Maria, que é a do Pai Fundador e a nossa. O quê mais nós podemos fazer? "Minha tarefa é anunciar Nossa Senhora, mostrá-la ao nosso tempo como a Colaboradora permanente do Senhor em toda a sua Obra Redentora, como a Co-Redentora e a Medianeira das graças: A Mãe de Deus em sua profunda união com o Senhor, em bi-unidade com Ele, com a missão específica que Ela tem desde seu Santuário de Schoenstatt para o tempo atual. (Milwaukee, 16/XI/58).

Minha querida Família de Schoenstatt, Eu posso dizer, certamente, que todos voceês estarão incluídos nessa minha missão. Tal missão não foi depositada somente sobre os meus ombros, mas também sobre os ombros de todos os filhos de Schoenstatt." O Pai Fundador conclui: "É tão consolador saber que esta missão não repousa somente sobre os meus ombros, mas também que todos vocês queiram ajudar-me a realizar essa tarefa específica!" (31/V/63)

Desde Belmonte…

Penso que, ao começo deste novo milênio e em caminho ao primeiro século deSchoenstatt, temos que olhar para frente, ao novo século schoenstattiano. Desde o dia 8 de setembro de 2004, a Mãe se instalou mais plenamente no coração da Igreja, em Belmonte. É Ela que acelera os tempos de sua missão, o que significa que nós também aceleramos. Poderia ser que esta "aceleração" deveria ser feita, entre outros campos, no anúncio. No anúncio da missão de Maria para a Igreja e o tempo atual. O quê constituiria a complementação à "Visitação" que Ela realiza através da Campanha. "O quê Ela quer?, pergunta o Pai Fundador e responde: "Ela vê a tarefa Dela em dar a luz a Cristo novamente. (…)Como? Ela quer dar luz a Cristo novamente em nós, ou seja, nos membros da Igreja, e da maneira que o cristão novo e a nova comunidade cristã do amanhã e dos tempos que virão devem apresentar. (…) Ela tem a tarefa de glorificar-se a sí mesma na Igreja mais nova dos novos tempos, presenteando graças de transformação em todas as partes onde os homens se entreguem a Ela com confiança. Ela quer criar este homem novo, capaz de dominar o tempo novo…" (2/X/66).

Desde Roma, lhes desejo uma feliz e abençoada Festa de Nossa Senhora da Luz.

Trad.: Afonso Wosny, Brasil



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 22.02.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum