Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-01-14

Atletas de Cristo

A Juventude Masculina (JUMAS) do Sudeste Brasileiro celebra o 30° aniversário de sua fundação

Juventud Masculina en el Santuario de Jaragua, 18 de octubre de 2004

Schoenstatt Boys’ Youth in the Shrine in Jaraguay, October 18, 2004

Schönstatt-Mannesjugend im Heiligtum von Jaragua, 18. Oktober 2004

 
 

Santuario de Jaraguá, Brasil

Shrine at Jaraguá, Brazil

Heiligtum in Jaraguá, Brasilien

 
 

Campamiento de Pioneros

Boys’ Youth Camp

Treffen von Jugendlichen der Altersstufe „Pioniere“

 
 

Bandera de la Juventud Masculina de Brasil

Flag of the National Boys’ Youth of Brazil

Fahne der Mannesjugend von Brasilien

 

Logo de la JUMAS del Sudeste de Brasil

Logo of the JUMAS of South-Eastern Brazil

Logo der JUMAS des Südostens von Brasilien

 
 

Bandera em el Santuario

Flag in den Shrine

Fahne im Heiligtum

Fotos: Aparacido Leal de Faria © 2005

 

 

 

BRASIL, Cássio Aparecido Leal de Faria. Nos dias 22 e 23 de janeiro, o ramo da Juventude Masculina de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais (Regional Sudeste do Brasil) celebrarão os 30 anos de existência. Tudo iniciou com um grupo que nasceu de uma equipe de futebol amador, atletas que se transformaram em atletas de Cristo. Em preparação a esse grande evento, os jovens se comprometeram a rezar 30 Ave-Marias e levar seus capitais de graça na Missa em ação de graças.

Prontamente se inicia a celebração em comemoração dos 30 anos da Juventude Masculina no Regional Sudeste (sudeste, pois segundo esses jovens o termo São Paulo, já está ultrapassado para o nosso tempo, uma vez que o Ramo rompeu as fronteiras deste Estado, e agora está presente também em Minas Gerais e Rio de Janeiro).

São 30 anos de muita história, alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, impasses, conflitos, mudanças, dilemas e conquistas, todas essas características que sempre estão presentes na vida de todos os jovens.

Uma juventude que nasceu com "atletas" que corriam atrás de uma bola

Tudo começou em Janeiro de 1975 com alguns jovens, quase que em sua maioria unidos através do futebol, já que muitos da primeira geração faziam parte do Cristal Atlético Clube, time que existe até hoje no bairro do Jaraguá. Os que não gostavam muito de futebol vieram da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, como o atual assessor Pe. Clodoaldo, que fez parte do primeiro grupo.

Uma juventude que nasceu com "atletas" que corriam atrás de uma bola, mas que depois também passaram a correr atrás de algo maior, que naquela época, talvez eles mal sabiam do que se tratava aquela capelinha com a imagem de Maria, mas que assim como em muitos outros lugares não resistiram ao olhar da MTA e passaram a ser "atletas de Cristo", começando uma grande história para Schoenstatt no Brasil, história que alguns somente assistiram, mas que muitos preferiram participar e ajudar a escrever, deixando seu nome nessas três décadas de existência.

Para esses jovens, a celebração desta data não é somente o momento de comemorar, mas também de refletir sobre tudo o que se passou nesses anos, o que foi conquistado e para onde estão caminhando.

"Foi na Juventude que se iniciou tudo"

Em 1914, disseram: "Foi na Juventude que se iniciou tudo. E é nesta mesma Juventude nos dias atuais que o futuro será traçado, está é uma das maiores missões que nosso Pai Fundador nos deixou, confiando na nossa capacidade e vitalidade, em através de Maria, sermos homens novos e ousados na fé para assim alcançarmos seu filho Jesus."

No sábado, 22 de Janeiro, a programação começa com uma mesa redonda com a presença de Pe. Clodoaldo, Umberto Palazzo, Dayvison e outros membros do Ramo, onde será feito um debate sobre a história da juventude e pensar nos rumos em que ela está caminhando. Depois haverá uma Adoração no Santuário Sião do Jaraguá.

No domingo, às 9h00 da manhã haverá a Missa dos 30 anos, com todas as pessoas que já fizeram e ainda fazem parte da Juventude Masculina no nosso Regional Sudeste.

Depois do almoço serão as apresentações das cidades presentes, assim como um pouco da história de cada uma, depoimentos, vivências e a troca de experiências que construíram a JUMAS nestes 30 anos.

Os que queiram saudar e felicitar a Juventude Masculina, ou oferecer orações, podem escrever a Cássio Aparecido Leal de Faria cassio.alfaria@sp.senac.br



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 14.01.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum