Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-01-21

Aquário o oceano?

Uma decisão para 2014

Ermita de la Mater en la Bahia de Lapataia, Tierra del Fuego

Wayside Shrine of the MTA in the Lapatia Bay, Tierra del Fuego

Bildstock der MTA in der Bahia de Lapataia, Feuerland

Foto: Capezio © 2005

 

HACIA 2014. Pe. Antonio Bracht, Presidente Nacional da Obra de Schoenstatt no Brasil. Dia desses, voando, não me lembro de onde para onde, abri a revista de bordo e deparei-me com um artigo com título chamativo: "Uma decisão para 2010" (Icaro, Junho de 2004, p. 20) Li o artigo. Era provocador e estimulante. Fazia pensar. Identifiquei-me com ele. Mais: imaginei que seria de proveito para a Família de Schoenstatt, justamente neste momento, quando começamos a olhar para 2014. Então, resolvi transportá-lo para nosso mundo espiritual, mesmo correndo o risco de ser processado por plágio...

Dizia, em linguagem levemente "schoenstatianizada", o seguinte:

– De que lado da realidade, Você quer estar em outubro de 2014? Dentro de um aquário ou no oceano?

Muita gente se assusta com esta provocação. Acha que é muito cedo para se ocupar com uma decisão destas.

O fato é que neste mundo muitos perderam o costume de sonhar e a coragem de se colocar no futuro e, de lá, olhar o presente. Ainda não entenderam que é preciso gerenciar o presente com base no futuro. Raciocinam voltados para o passado. A maioria das pessoas passa aproximadamente 90% do seu tempo lembrando de onde veio, 9% justificando onde está e apenas 1% do tempo pensando aonde quer chegar.

Então, chegou a hora de inverter essa situação. O importante é, aonde Você quer chegar! Quem se fixa no passado não consegue avançar em direção ao oceano que o espera, onde pode nadar, livremente. Acomoda-se, cerca-se de pessoas que pensam igual, de pessimistas, inibindo iniciativas dos que querem sair para o mar aberto.

Mas, que aquário é esse que aprisiona, assim, as pessoas? Pode ser uma tarefa, um cargo, uma coordenação. Pode ser um relacionamento afetivo, um contrato mal assinado, um cartão de crédito que nos torna reféns de dívidas. Pode ser, também, um acontecimento indesejado, uma doença, uma catástrofe.

Atente para o detalhe: esse aquário é algo que a pessoa carrega dentro de si, um modelo mental. O aquário está dentro da gente!

O primeiro passo para a libertação é, pensar em outubro de 2014 e fazer agora esta escolha íntima: aquário ou oceano?

Fuente: Tabor em Paginas, Brasil.



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 21.01.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum