Nachrichten - News - Noticias
 published: 2004-11-05

Santa Maria, Roma, a Plata: um chamamento à missão

Celebração dos cem anos do nascimento de Dom João

 

La Plata, celebración del centenario de Joao Pozzobon: Procesión al Santuario

La Plata, celebration of the centenary of John Pozzobon: Procession to the Shrine

La Plata, Feier des 100. Geburtstags von Joao Pozzobon: Prozession zum Heiligtum

 

Las dos Auxiliares de la Campaña del Rosario de la Virgen Peregrina recorren los barrios de la diocesis

The two Auxiliaries of the Schoenstatt Rosary Campaign visit the quarters and towns of the diocese

Die beiden Auxiliares der Kampagne sind ständig unterwegs in den Stadtvierteln und den Städten der Diözese

 
 

Colocación de la Perla Jubilar

Attachment of the Jubilee jewel

Anbringung der Jubiläums-Perle

 
 

Entrega de la Peregrina a un misionerito

A young missionary receiving the Pilgrim MTA

Ein kleiner Missionar der großen Gottesmutter übernimmt die Sendung

 
 

Maria: Ella es la gran misionera

Mary: She is the great Missionary

Maria: sie ist der große Missionar

 

¡Cumpleaños feliz, con 100 tortitas y 100 velas!

Happy Birthday with 100 cakes and 100 candles

Herzlichen Glückwunsch zum Geburtstag mit 100 Törtchen und 100 Kerzen!

 

Fotos: Scian © 2004

 

ARGENTINA, Alicia Scian de Bellone. No Sábado, 23 de Outubro, quando todos os prognósticos locais e do boletim meteorológico nacional diziam que iria chover durante o dia, os missionários platenses celebraram os cem anos de Dom João.

Uma hora antes de começar o encontro às 10h, a Mãe tinha uma prenda para os seus filhos: deixou de chover para se poder dar inicio às jornadas no Santuário, com o rosário meditado de Dom João. Os missionários agradeceram por tudo o que a Mãe lhes deu este ano, oferecendo as suas contribuições ao Capital de Graças e pedindo que os continue iluminando e conduzindo para serem seus fieis instrumentos.

Seguiu-se uma conferencia motivadora, sobre a Igreja actual perante as crises do País e de todo o mundo, e sobre a função dos missionários neste contexto.

A Conferencia centrou-se em três temas:

  • A importância da participação de cada missionário na difusão da campanha como um instrumento evangelizador muito adequado a esta época, pela visita de Maria, que parte dos Santuários, para vincular, os visitados por Ela, á Eucaristia.
  • A necessidade de aceitar o vínculo de quem Ela visita, ao Santuário, para que Maria parta do Santuário e retorne a ele. A importância da defesa da família como célula principal da vida, e do rosário como instrumento, tal como o escreveu Dom João em seu póstumo legado e o disse o Santo Padre na sua audiência com a Família em Castelgandolfo.
  • Assim como no mês do Rosário se preocupou em difundir a oração do santo Rosário como oração da Paz. ( A campanha cumpre com uma contribuição vital para o crescimento da Igreja e da Família de Schoenstatt).

Aniversário Feliz com 100 Velitas

Seguiu-se uma oficina de trabalho com duas perguntas motivadoras:

" Como vivemos como missionários o ano do centenário do nascimento de Dom João e que esperamos para o próximo ano?". Ao terminar partilhou-se um almoço e houve cem minis tortitas com uma vela. Os missionários cantaram os Parabéns a Você, e o vitoriaram, fazendo o mesmo para a Mãe e para o Pai Fundador.

Os missionários deleitaram os presentes com as canções preferidas do Dom João e fizeram-nos decifrar, através de símbolos, o nome com que coroariam, durante a Santa Missa, a Segunda Imagem da Mãe Peregrina: " Rainha do Amor à Igreja, da Nova Pátria e da Libertação".

O desejo de visitar Santa Maria e conhecer melhor a missão de Dom João.

À Tarde apresentaram-se dois testemunhos.

Um do congresso de Santa Maria donde se julgou que os missionários poderiam desfrutar do acontecido, mas fundamentalmente conhecer muito mais Dom João. Tentando, desta forma criar neles um maior empenho pelo que ele fazia. Incrementar a consciência de missão, de forma que outros conheçam este formoso instrumento apostólico.

Depois convidaram-se os que quisessem, a pedir à Mãe, para que torne possível visitarem Santa Maria e assim conhecerem melhor a obra de Dom João. Acrescentou-se que se o pedissem com fé, ainda que não tivessem dinheiro, Ela lhes concedê-lo-á.

O outro foi sobre a vivência em Roma com a queda do quadro da Mãe e a substituição pela Mãe Peregrina Internacional, que levara uma missionária da Argentina. Sem dúvida que o Pai tinha designada uma missão, ao substituir o quadro, que se tinha feito em bocados, durante a vigília, nos Jardins do Vaticano, vimo-la regressar triunfante ao Santuário e também estar aos pés do Santo Padre, que a olhava com tanto carinho.

Pétalas de rosas para a Rainha

Para concluir, foram em procissão ao Santuário, onde as duas imagens Peregrinas entraram pela nova rampa de acesso no meio de arcos revestidos com jasmins. Muitos dos missionários atiravam-Lhe pétalas de rosas quando passava, tal como faria Dom João.

A Mãe tinha uma prenda bonita para os seus filhos, que nenhum cientifico previu, durante toda a cerimónia estivera um lindo céu limpo, com sol radiante que permitiu realizar a cerimónia ao ar livre, diante do Santuário, rodeado por mais de 200 missionários e com o repicar dos sinos da Catedral, que expressavam uma vinculação à Igreja.

O Padre Pablo Mullin procedeu à entrega de cinco novas imagens de pequenos missionários e dezasseis aos missionários, para logo dar inicio à Santa Missa, onde se coroou a segunda Imagem da Mãe Peregrina. Colocou-se uma pedra, do Santuário Original, na coroa da primeira Imagem da Mãe Peregrina, como contribuição ao Capital de Graças, pelo centenário de Dom João. Renovou-se o Compromisso Missionário. A segunda Imagem Peregrina com a sua linda Coroa não cessa de visitar novos bairros, com os responsáveis das capelas.

O Padre Pablo, presenteou os presentes com uma bonita homilia sobre a vida e a missão de Dom João, destacando que, como bom aluno do Pai, se vinculou ao Santuário, para o seu trabalho apostólico, incitando todos a vincularem-se mais a ele e incrementarem dia a dia a Aliança de Amor com Maria, que selara o Pai Fundador naquela bela capela de Schoenstatt, há 90 anos e que João não conhecera durante muitos anos. Também falou de belas recordações do Padre Esteban Uriburu, que trabalhou tanto para que a campanha se internacionalizasse.

O Santuário da Libertação viveu uma verdadeira jornada de júbilo, victoreando repetidas vezes a pedido do Pai " Ela é a grande missionária, Ela fará milagres."

Tradução: Antonieta Magalhaes, Portugal



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 12.11.2004 Mail: Editor /Webmaster
© 2004 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum