Nachrichten - News - Noticias
 published: 2004-10-01

"Aliança de Amor, nossa estrela guia".

A Cruz e o Ícone de Maria visitarão Schoenstatt

Logo de la fiesta de la Juventud en Schoenstatt

Logo of the Youth Festival in Schoenstatt

Logo des Jugendfestivals in Schönstatt

 
 

Descansando: Voluntarios en la Granja Padre Kentenich, Hillscheid

Volunteers, relaxing during a break at the meeting at the Joseph Kentenich Farm, Hillscheid

Pause beim Vorbereitungstreffen auf dem Josef-Kentenich-Hof in Hillscheid

 
 

Trabajando: Jovenes alemanes en la Casa San José

Working: German Schoenstatt Youth, at House St. Joseph

Hier wird hart gearbeitet: Vorbereitungstreffen in Haus St. Josef

Fotos: Ibarolla © 2004

 

 

 

JMJ. O Congresso de Outubro (encontro anual de delegados do Movimento de Schoenstatt na Alemanha) nos dias 15, 16 e 17 terá esse ano uma presença especial: a Cruz e o Ícone de Maria, símbolos da Jornada Mundial da Juventude 2005 visitarão Schoenstatt neste período. Para celebrar esse momento haverá uma vigília de adoração e cantos durante toda a noite do dia 15, e na tarde do dia 16 haverá uma missa presidida pelo Bispo Franz-Josef Bode (bispo responsável pela Pastoral da Juventude).

Um grupo de italianos da comissão da JMJ na Arquidiocese de Florença visitaram Schoenstatt entre os dias 24 e 26 de agosto. A comissão espera trazer aproximadamente 500 jovens da sua diocese para o Festival Internacional em Schoenstatt, apesar dessa diocese não ter uma grande participação no Movimento de Schoenstatt... (Ainda!)

Pouco a pouco vai se aproximando o encontro do próximo ano – o Festival Internacional em Schoenstatt

O lema do nosso festival foi encontrado! "Aliança de Amor, nossa estrela guia". Como os Reis Magos, seguimos a estrela para nos encontrarmos com Cristo; e Maria é essa estrela que nos guia através da Aliança de Amor. Comecemos então a fazer desse o nosso lema e a trabalhar com ele!

No centro da Juventude Masculina Marienberg, em Schoenstatt, a internacionalidade se faz evidente quando se reúnem jovens do México, Alemanha, USA, República Checa e Brasil. Em que idioma poderão se comunicar? Embora resulte em um esforço para todos, o inglês permitiu que pudessemos conversar, rezar e nos divertir.

Para o planejamento do trabalho foi exigido que fosse investido mais tempo para que pudessem ser desfeitos alguns mal entendidos, mas o trabalho duro valeu a pena! Os resultados foram ótimos e a convivência muito importante!

Pouco a pouco vai se aproximando o encontro do próximo ano – o Festival Internacional em Schoenstatt – e se concretizando o programação. Agrademos a designer, Daniela (México), que vai trabalhar como voluntária no secretariado por um ano, por unir sugestões e gostos de 15 pessoas sobre como nossa Aliança de Amor é caminho a Cristo, como um Santuário pode mostrar-se mais jovem e que cores ficam melhores juntas... e assim conseguiu desenhar nosso logo.

Nossa Aliança é caminho a Cristo, linhas vermelhas que em semi-círculo conduzem ao Santuário e nos enviam – "Vamos a Colônia!" – em missão pelo mundo! O Santuário é dinâmico e juvenil; Aliança de amor viva; estamos a caminho de Colônia; levamos conosco aqueles que nos conduzem, uma Aliança original a partir do Santuário!

As estrelas – "Viemos para adorá-lo!" – podem representar os três Reis Magos que se puseram a caminho de Cristo, como nós que nos dispusemos a buscar a Cristo. Também as estrelas podem significar as três graças que podemos experimentar no Santuário: Abrigo Espiritual, Transformação Interior e Apostolado, e sobretudo podem representar Maria, que desde o Santuário quer atrair os corações juvenis.

Em breve estarão disponíveis os formulários de inscrição dos países para a Jornada Mundial da Juventude 2005. Precisamos saber o número de jovens que virão na JMJ para fazermos um melhor planejamento do encontro. Por favor, preparem a contagem aproximada dos participantes e enviem para o nosso secretariado assim que receberem o formulário de inscrição. Junto com ele haverá uma série de passos a serem seguidos e informações necessárias para os interessados em se inscreverem.

Quanto vou precisar gastar para participar do Festival da Juventude em Schoenstatt? Sem dúvida essa é uma questão importante que já está sendo providenciada. O valor estimado é de aproximadamente 110€, incluindo hospedagem, alimentação e transporte dentro de Schoenstatt.

Schoenstatt em Colônia, Schoenstatt na Jornada Mundial

Representantes da Juventude Internacional de Schoenstatt estão trabalhando nos preparativos da Jornada Mundial da Juventude 2005 em Colônia. Já há alguns meses o grupo "Schoenstatt na JMJ" esteve coletando idéias, fazendo planos, coordenando funções e fazendo contatos com os responsáveis.

Estamos num momento decisivo. Nosso projeto e sugestões já estão prontos e serão apresentados para a organização central em Colônia. Agora vamos rezar por uma acolhida positiva, pois queremos comprometer-nos em três aspectos:

  • Centro permanente: um centro próximo do nosso Santuário em Colônia com horários de oração, meditação e adoração, com stands de informação, café, música internacional e muito mais. Um lugar onde se pode ter experiências profundas e descansar da agitação desses dias.
  • Arte e cultura: como Movimento Internacional queremos oferecer um evento dentro da programação da tarde.
  • Catequese: queremos acompanhar e apoiar a realização de uma ou mais catequeses.

Artistas, músicos, acrobátas, bailarinos e atores de todas partes do mundo devem entrar em contato com o endereço koeln@wjt.schoenstatt.de para uma boa oportunidade de mostrar sua arte em um dos cenários abertos do Centro de Schoenstatt, no meio de Colônia.

A juventude de Schoenstatt da Arquidiocese de Freiburg (Alemanha) se comprometeu com a organização e apoio de uma catequese em alemão para a JMJ.

Se você está interessado em ajudar a organizar uma catequese junto ao seu ramo de juventude, o convite está aberto. Para isso, você só precisa avisar a organização da JMJ de sua conferência episcopal.

Você sabia ...

  • ... que o Santuário de Colônia é o Santuário da "Aliança com Deus Pai"?
  • ... que o Padre Kentenich selou sua Aliança com o Pai Celeste nesse Santuário, em 30 de outubro de 1966, representando todo o Movimento de Schoenstatt?
  • ... que esse Santuário está a apenas 1400m da estação principal, a somente 1200m da Catedral de Colônia e a 300m do Rio Reno?
  • ... que é o único Santuário que possui um formato diferente dos outros, e que com certeza te surpreenderá?

Vejo você em Colônia!

Preparação: Secretariado do projeto JMJ 2005, Voluntarios em Schoenstatt, "Star Weekend"

Os voluntários para a preparação do Festival Internacional em Schoenstatt e da Jornada Mundial da Juventude já começaram a trabalhar. Sua primeira atividade foi um encontro de oração e canto na tumba do Pai Fundador na Igreja da Adoração, representando a juventude de todo o mundo. Esses jovens de distintos países formam uma pequena comunidade internacional e estão trabalhando duro para fazer com que o encontro seja uma grande vivência. São eles: Paulina e Agnieszka (Polônia), Katharina, Daniel e Félix (Alemanha), Flávia e Hernandes (Brasil), Daniel e Patricio (Chile), Jana e Marketa (República Checa), Daniela e Luz (México), e Andrew (Texas, USA).

A oração oficial da JMJ 2005 traduzida em sete línguas (alemão, inglês, português, polonês, espanhol, francês e tcheco) já pode ser encontrada no nosso Secretariado. Outro impresso contendo a oração para acompanhar a Cruz e o Ícone na peregrinação também foi preparado. Além disso temos também em nosso Secretariado bandanas com o símbolo Internacional da Família de Schoenstatt (2 euros). Não perca tempo! Faça sua encomenda através do nosso Secretariado pelo email wjt@schoenstatt.de.

O terceiro "Star Weekend" aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de setembro no Josef Kentenich Hof (centro da Federação de Famílias, a 6 km de Schoenstatt). As equipes que estão trabalhando para a visita da Cruz da JMJ e o Ícone de Maria a Schoenstatt, para o Festival da Juventude e para a Jornada Mundial em Colônia apresentaram seus trabalhos e planejamentos. Junto aos voluntários internacionais compartilharam momentos litúrgicos e de oração, e trocaram reflexões e idéias buscando avançar na preparação dos projetos e encontros. O encontro terminou com a Eucaristia do domingo e deixou como proposta preparar espiritualmente a visita da Cruz e do Ícone com a estrofe 332 do "Rumo ao Céu": "Como sinal da redenção eu levarei aos povos a Cruz e a Imagem de Maria; jamais seja separado um do outro o que em seu plano de amor o Pai concedeu em unidade".(RC, 332)

Nos próximos dias iremos atualizar nossa página na Internet. Nele incluiremos novo material, avanços e traduções. Enquanto isso, o site http://www.schoenstatt.de está cheio de informação e notícias sobre nosso trabalho no secretariado do Projeto JMJ 2005 e de outros eventos que são feitos em Schoenstatt. Envie suas dúvidas e sugestões aos diferentes contatos por idioma:

 



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 14.10.2004 Mail: Editor /Webmaster
© 2004 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum