Nachrichten - News - Noticias
 published: 2004-09-14

Alegra-te, Maria, porque teu nome será glorificado sobre esta colina de Belmonte por milhares de personas, vindas de todas as partes do mundo

Belmonte, 08 de setembro: " O Santuário de todos nós hoje se tornou realidade "

"Hoy se ha hecho realidad el Santuario de todos nosotros"

"Our Shrine is reality!"

"Es ist wirklich unser aller Heiligtum geworden!"

 

Mensaje todavia a descubrir: lamina del cuadro de la MTA, con "heridas" y en un marco de material pobre.

A message still to be completely discovered: the picture of the MTA with "wounds" and in poor cardboard frame

Eine Spur, die noch zu deuten ist: das Bild mit dem Riss und in einem Wellpappe-Rahmen

 

"Nuestra tinaja" para "el Santuario de todos nosotros": Mariela Gazzaniga con la tinaja de Concepción del Uruguay, Argentina

"Our jar" for "our Shrine": Mariela Gazzaniga with the jar from Concepción del Uruguay

"Unser Krug" für "unser aller Heiligtum": Mariela Gazzaniga mit dem Krug aus Concepción del Uruguay, Argentinien

 

Peregrinos de México con una tinaja "guadelupana"

Pilgrims from México with a jar with a picture of the Virgin of Guadalupe

Pilger aus Mexiko haben auf ihrem Krug das Bild der Gottesmutter von Guadalupe aufgebracht

 

Tinaja con la Cruz de la Unidad

Jar with the Unity Cross

Krug mit Kreuz der Einheit

 

La tinaja del Santuario de Dachau ( a construir en Dachau y en el Dachau del mundo de hoy)

The jar of the Dachau Shrine (to be built in Dachau and in the Dachau of our world)

Der Krug des Dachau-Heiligtums (noch zu bauen in Dachau und in der Welt von heute)

 

La tinaja de México

The jar from Mexico

Der Krug aus Mexiko

 

Peregrinos de todos los continentes

Pilgrims from all continents

Pilger aus allen Kontinenten

 

Entrada de la Imagen de la MTA, renovada

Entrance of the (renewed) MTA picture

Einzug des (erneuerten) MTA-Bildes

 

Entrada de Cardenales y Obispos

Entrance of Cardinals and Bishops

Einzug der Kardinäle und Bischöfe

 

Momentos de participación entusiasmada

Moments of enthusiastic participation

Augenblicke begeisterten Teilnehmens

 

En el Santuario: encuentro en oración

In the Shrine: a personal encounter in prayer

Im Heiligtum: persönliche Begegnung im Gebet

 

Regalos a la Mater

Gifts for her

Geschenke für sie

POS Fischer © 2004

 

 

 

ROMA, mkf. Em 8 de setembro, o Cardeal Camilo Ruini abençoou o Santuário dedicado à Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em Belmonte, bairro de Casalotti, Roma, na presença de mais de 3.000 membros e simpatizantes do Movimento Apostólico de Schoenstatt, saudando os peregrinos em nome da Conferência Episcopal Italiana. Junto com o Cardeal Ruini, 13 cardeais e bispos co-celebraram a Eucaristiaà entre eles Monsenhor Gino Reali, bispo da diocese a qual pertence o Santuário de Belmonte; o Cardeal Francisco Javier Errázuriz, Arcebispo de Santiago do Chile e presidente da Conferência Episcopal Latino-Americana; o Cardeal Mussa Daud; Monsenhor Robert Zollitsch, Arcebispo da diocese de Friburgo, e uma grande quantidade de sacerdotes. "Hoje se inaugura solenemente o Santuário Internacional de Schoenstatt, chamado "Omnia Matri Ecclesiae": tudo para Maria que é a Mãe da Igreja; tudo para a Igreja, que é a Mãe dos que crêem. Um Santuário no qual e pelo qual a função maternal de Maria se renova continuamente sob a invocação "Mater ter admirabilis", "Mãe Três Vezes admirável".

" Estou feliz!", exclama Monsenhor Peter Wolf enquanto na grande tela em frente ao novo Santuário se vê o Santuário de Luz formado na noite anterior na Praça de São Pedro. "Hoje se tornou realidade o Santuário de todos nós". Não só estava feliz este dia de um sol radiante em Belmonte. Os rostos dos peregrinos irradiavam alegria, apesar do calor e do sol abrasador. "Podemos realmente imaginar que Padre Kentenich compartilha nossa alegria", disse o Cardeal Ruini em seu sermão que, fazendo suas as palavras do arcanjo Gabriel, exclamou: "alegra-te Maria", porque teu nome será glorificado sobre esta colina de Belmonte por milhares de pessoas provenientes de todas as partes do mundo; porque uma vez mais te felicitarão as gerações, porque tua intercessão continuará transformando água em vinho de graça e permitirá a ação salvadora de teu Filho Jesus Cristo".

Um desfile de amor à Igreja

(Quase) pontualmente, às 16:30 horas, teve início a procissão de entrada. Horas antes os primeiros peregrinos haviam chegado ao terreno de Belmonte, onde há vários dias já trabalhavam muitos voluntários da Juventude de Schoenstatt, noviços dos Padres de Schoenstatt e outras pessoas, que preparavam o lugar para que estivesse lindo e pronto para receber aos quase 3.000 peregrinos, membros de Schoenstatt e amigos, provenientes de mais de 30 países. No dia anterior ao da benção, a coreógrafa das Senhoras de Schoenstatt instruía suas "bailarinas" durante o ensaio da dança a ser apresentada na serenata do dia 8 à noite da seguinte maneira: "Agora são seres humanos, depois capital de graças que flui ao mundo inteiro; têm de mover-se assim" – o que soou como uma proclamação de vida.

Com grandes cartazes no "portão do Padre" e na entrada do terreno próxima à Paróquia Santa Gemma, foi dito a todos que em Belmonte, depois de 40 anos de espera, a Mãe desceria para tomar sua morada... Embora o terreno seja visto como lugar de construção, nas proximidades do Santuário tanto a grande tenda como numerosos jovens, anunciavam que eram aguardados centenas e centenas de peregrinos... Os primeiros deles, ao chegar, descobriram a famosa tenda-bar "Oásis"- ponto de encontro de todas as pessoas no encontro de católicos alemães de Ulm, a Jornada Ecumênica de Berlim, e onde quer que aconteça um evento importante de Schoenstatt ou à altura da Igreja, apostolado das Juventudes da Alemanha, de um êxito impressionante na hora de convocar gente, como se viu na procura de pistas", junto com estandes onde se vendiam livros, CDs, medalhas, crucifixos e imagens da MTA. "Quero levar algo daqui para todos os meus amigos de Schoenstatt", disse uma senhora. "Faltam rosários", comentou outra. Tanto que, menos de meia hora antes de chegarem os primeiros peregrinos, a loja de artigos religiosos havia esgotado todo seu estoque.

Antes do início da missa, mais pessoas se congregavam na esquina do prédio onde se colocavam as talhas. Além disso, a Terceira Auxiliar Internacional da Campanha, tão importante na procissão de Vigília; uma Peregrina enviada do Brasil no dia de encerramento do Congresso do Centenário do Sr. João; fotos do Sr. João, um ramo de rosas de parte de Mario Hiriart, um tambor e um cesta do Burundi... Dois jovens sacerdotes do Instituto Diocesano portavam a tela do quadro original da MTA para o Santuário, que se quebrou ao cair acidentalmente na noite anterior. Obviamente foram danificados a moldura e o vidro do quadro, conquistado há mais de 30 anos pela Juventude Feminina, também a tela foi afetada pela queda já que quase metade dela foi rasgada... "A Mãe quer fazer-se una com sua Igreja sofredora" comentou um dos sacerdotes que a levava. "Ela quer compartilhar o sofrimento de cada um de seus filhos".

As bandeiras dos países presentes em Belmonte encabeçaram a procissão de entrada. Impossível descrever a quantidade e diversidade de modelos de talhas que se viam durante a procissão de entrada, que se transformou num verdadeiro desfile de amor à Igreja. Havia talhas simples, talhas decoradas, pequenas, grandes, com a Cruz da Unidade, com o logotipo nacional, com flores, com faixas, com rosários... Os mexicanos levaram uma talha com a imagem da Virgem de Guadalupe, padroeira da América; a Liga das Senhoras da Alemanha, trouxe a talha do Santuário de Dachau, com pedras do campo de concentração de Dachau, com um rosário e um arame farpado rodeando-a, e que continha cartas, causa de profunda dor, que hoje se converteram num presente à Mãe da Igreja. Que meu Dachau seja um Santuário... Todo o colorido da Aliança se desdobra neste desfile de amor à Igreja, este desfile internacional, de incomparável riqueza e dedicada união familiar.

Vinde, subamos ao Santuário.

Um coro do Chile preparou o ambiente de forma extraordinária, com uma cantata à Mãe da Igreja. Percebia-se um clima de longa espera pela chegada do momento tão esperado, tanto por parte dos que estavam presentes, como pela imensa quantidade de gente que mesmo de longe se somou espiritualmente a esta hora de graças da benção do Santuário de Belmonte. "Não me sinto como convidada de uma festa, e sim que sou parte desta festa; e minha festa, pois eu também a preparei", comentou uma senhora do Chile. "São 13 cardeais e bispos no total, já anotei isto" disse o correspondente da edição alemã do diário "L’Osservatore Romano" ali presente: o Cardeal Camilo Ruini, como celebrante principal, acompanhado por Monsenhor Gino Riali, o bispo da diocese à qual pertence o Santuário de Belmonte, o Cardeal Francisco Javier Errázuriz, Arcebispo de Santiago do Chile e Presidente da Conferencia Episcopal Latino-Americana, o Cardeal Ignace Mussa Daud, Patriarca de Antioquia e Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Monsenhor Robert Zollitsch, Arcebispo da Diocese de Friburgo. Atentamente, o correspondente do L’Osservatore Romano, tomou nota do contexto da benção do Santuário, como primeiro passo para o futuro Centro Internacional de Schoenstatt em Roma tão desejado pelo Fundador, que estava acontecendo hoje, depois de uma espera de quase 40 anos – no mesmo terreno visto pelo Padre e por ele abençoado.... " Por alguns momentos, estivemos a ponto de abandonar a idéia, ou pelo menos o terreno", é o que lhe contam. "Decidimos continuar esperando e insistir novamente com o pedido de permissão de construção, e mal a recebemos, nos lançamos à construção do Santuário, à casa da Mãe da Igreja, e tudo se acelerou". Para surpresa do informante, o correspondente respondeu: "Isto é de Deus. Hoje está se tornando realidade aqui, o que o Fundador sonhou para este lugar..." enquanto se escutava o canto dos 3.000 peregrinos: "Vinde, subamos ao Santuário!, Acorrei peregrinos de todas as nações, vinde aplaudir os prodígios de Deus. Vinde dar testemunho da ação da Virgem Maria, da Mãe Três Vezes Admirável, Rainha e Vencedora de Schoenstatt..."

Entre os símbolos especialmente mencionados e oferecidos estiveram os bordões, símbolos de uma igreja peregrina; as talhas do Santuário Original, de Bellavista e Milwaukee, e a talha com os nomes daqueles que dedicaram sua vida à missão do Santuário Matri Ecclesiae. Dois chilenos, com trajes típicos, presentearam o centro internacional com um quadro do Padre Kentenich; foram entregues também um quadro do beato Carlos Leisner e fotos ou símbolos representando outros testemunhos da história de Schoenstatt; uma relíquia de São Vicente Palotti – filho e apóstolo da cidade de Roma -, e por último, o quadro da MTA para o Santuário, recentemente emoldurado este dia pela manhã, festa da natividade da Virgem.

O Amor à Igreja se "Materializa" neste Santuário

Afortunadamente uma brisa suave serviu de refresco aos peregrinos, já que o sol brilhava intensamente e praticamente não havia sombra no amplo terreno, com poucas árvores. Que dizer dos providenciais lenços com o logotipo de Schoenstatt ? A criatividade posta à prova na hora de utilizá-los para proteger-se do sol foi antológica! Poderiam ser utilizados para um desfile de moda os múltiplos modelos de lenços de cabeça transformados em gorros, casacos, escafandros, balaclavas, turbantes, etc., junto com cachecóis, chales, echarpes, faixas...

Com calor e alegria, o Monsenhor Gino Reali saudou os peregrinos manifestando sua alegria por este novo Santuário em sua Diocese, na Via di Boccea, um dos antigos caminhos de peregrinação às tumbas de Santa Rufina e Segunda, e na direção das catacumbas, e por ver materializado, hoje, o grande desejo do Movimento de Schoenstatt de construir um Santuário em Roma.

O Padre Heinrich Walter, Presidente da Presidência Geral da Obra de Schoenstatt, fez uma saudação aos Cardeais e Bispos, representantes de Movimentos e Comunidades, representantes da Cidade de Roma e a todos os schoenstatianos que vieram de todas as partes do mundo. Nem a distância, nem o aspecto econômico conseguiram fazer com que abrissem mão da sua vontade de participar deste acontecimento histórico... Com muita cordialidade também saudou todos os italianos presentes. "Hoje cumprimos uma promessa de quase 40 anos", disse, "hoje se materializa neste Santuário o amor à Igreja, o "Dilexit Ecclesiam" do Padre...

A primeira parte do rito se iniciou com a benção da água que será usada para abençoar o Santuário; em seguida, o Cardeal abençoou o altar e o Monsenhor Reali abençoou as paredes do Santuário. Neste momento, a casa na Mãe já está abençoada... em breve ela descerá para ali habitar...

Levar Schoenstatt ao coração da Igreja e levar a Igreja ao coração de Schoenstatt.

As orações da Missa, em latim e italiano, as canções em muitos outros idiomas, o clima de alegria e o sentimento de família, o entusiasmo de tantos jovens presentes – tudo isso contribuiu com este clima especial de antecipação e de sentimento de família neste grande e ensolarado terreno, este Schoenstatt Internacional, este Schoenstatt de todos, em Roma... Em sua pregação, o Cardeal Camilo Ruini, com clareza e convicção, referiu-se à missão do novo Santuário e ao significado deste acontecimento de 8 de Setembro: "Com a inauguração do Santuário internacional uma grande missão é confiada à Família de Schoenstatt: levar Schoenstatt ao coração da Igreja e levar a Igreja ao coração de Schoenstatt. Em primeiro lugar, levar Schoenstatt ao coração da Igreja, ou seja levar seu carisma ao coração do cristianismo para contribuir com sua tradição, sua pedagogia, sua espiritualidade, a criação de caminhos de santidade cotidiana e modelos pessoais de radicalismo evangélico. O tema deste Santuário é: "Tudo para a Mãe da Igreja". Ao sublinhar o "tudo", anima-nos a totalidade da vocação, própria dos grandes fundadores de ordens religiosas como São Francisco de Assis, Santa Teresa de Ávila, Santo Inácio de Loyola. Traz à memória a visão do Padre Kentenich, que com freqüência repetia: Tudo para Schoenstatt, Schoenstatt para a Igreja, a Igreja para a Santíssima Trindade... Ao mesmo tempo, levar a Igreja ao coração de Schoenstatt. Estou seguro de que vocês, queridos schoenstatianos, farão tudo que estiver a seu alcance para que, ali onde está Schoenstatt, esteja presente a Igreja e que para que suas esperanças sejam as esperanças da Igreja.

Sobre o túmulo de nosso amado Fundador, o Padre Kentenich, na sacristia da Igreja da Santíssima Trindade está escrito: Dilexit ecclesiam. Seria bonito se pudesse dizer a cada schoenstatiano, como fiel discípulo de seu Fundador: ame a Igreja, ame o Papa, ame os Bispos, ame as instituições eclesiásticas, ame a missão evangelizadora da Igreja, que tem como meta o homem novo em uma civilização do amor".

Mãe, desça…

A benção do altar do Santuário ocorreu após a reza das ladainhas dos Santos; foram colocadas as relíquias de São Vicente Pallotti; a seqüência do Espírito Santo foi entoada, e depois de um momento de oração em silêncio, o altar foi abençoado, as velas foram acesas, encerrando este momento central com o canto "Oh, Trindade, hoje te honramos..." cantado em todos os idiomas. Após a Comunhão, o sacrário foi abençoado, e nele foi colocado o Corpo de Cristo. A Mãe, desce... O momento tão esperado aproximava-se: a colocação do quadro de graças no trono, instante em que a Mãe Três Vezes Admirável toma posse do Santuário, transformando-o, com sua presença maternal, em um lugar de graças. Foram lidas as palavras que desde aquele 18 de Outubro de 1914 têm sido repetidas milhares de vezes: " Não há dúvida de que não poderíamos ter realizado uma ação apostólica maior, nem deixar a nossos sucessores uma herança mais preciosa que incluir Nossa Senhora e Soberana para que institua aqui seu trono de maneira especial, que reparta seus tesouros e execute milagres de graça. Imaginaram o que pretendo: gostaria de converter este lugar em um lugar de peregrinação... Todos os que vierem aqui para rezar devem experimentar a glória de Maria". Monsenhor Roberto Zollitsch, dirigindo-se a todos, convida-os a unir-se a Deus em oração: " Pedimos-te a graça de experimentar Tua presença e Tuas obras neste Santuário. Usa-nos como instrumentos em Tuas mãos para a realização de nossa missão...". "Mãe, desça; Rainha do Mundo, Venha! Mãe, venha! Habite entre Teus filhos. Desça Mãe, Rainha fiel!". Monsenhor Zollitsch entra com a imagem no Santuário e o Padre Michael Gerber a coloca no trono, no altar: a imagem que tem uma tela nova foi presenteada pelas Irmãs do Editorial Schoenstatt, há alguns meses durante a permanência do Monsenhor Wolf, em Roma; cuja moldura, que estava em pedaços na noite anterior, foi consertada na mesma manhã da melhor maneira possível... Enquanto se colocava o quadro, todos renovaram sua Aliança de Amor...

"Agradeço a todos e a cada um dos países por seu apoio, à Argentina, ao Brasil, ao Chile, ao Equador...", emocionado e radiante de alegria, o Monsenhor Peter Wolf dirigiu-se a todos os presentes, em espanhol, inglês, italiano e alemão, agradecendo a Presidência Geral e a cada schoenstatiano, presente ou não... Citando o comentário de uma missionária argentina que se converteu em "lema", disse: "Hoje tornou-se realidade o Santuário de todos nós". O Santuário de todos nós já está abençoado, e abre suas portas a todos os que o construíram com suas contribuições ao capital de graças, com tudo o que trouxeram até aqui nas talhas. E se encaminharam ao novo Santuário todos os que o amam e que o consideram "seu", antes que o Padre Ludovico pudesse explicar como seria feita a ordem de visita...

Todos queriam ser os primeiros a chegar ao Santuário para saudar a Mãe... Espontaneamente surgiram cantos entusiastas, lágrimas, aplausos, fruto da emoção: Deus te salve Maria, e todos sabem que de muitos lugares do mundo – Viena e Paraná, Goya e Paderborn, o Santuário Original e a capela do Coronel Dorrego – acompanharam a chegada da Mãe a Belmonte, celebrando o cumprimento da promessa feita ao Padre, por toda a sua família, deste presente para ele e para a Igreja... "Obrigado a todos, no céu e na terra, por nosso Santuário"!



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 22.10.2004 Mail: Editor /Webmaster
© 2004 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum