Nachrichten - News - Noticias
 published: 2004-08-13

Obrigado pelo sim de vocês, que também fortalece o nosso compromisso

Entrega da túnica de Sião a 25 noviços dos Padres de Schoenstatt

24 de julio: toma de túnica de Sión en Tupãrenda, Paraguay

July 24: 25 novices receiving their Sion robe in Tupãrenda

24. Juli: Überreichung des Sionsgewandes an 25 Novizen des Schönstatt-Patres

 
 

25 muchachos de la Juventud Masculina les sostuvieron el saco y la corbata y les ayudaron a colocarse las túnicas

25 young men of the Men's Youth held their jackets and ties, and helped them put on their robes

25 junge Männer aus der Mannesjugend nahmen den Novizen Sacko und Krawatte ab und halfen ihnen beim Anlegen des Sionsgewands

 
 

Cada uno de los novicios recibió la tunica de manos del Padre Mariano

Each one of the novices received the Sion robe from Fr. Mariano

Jeder Novize erhielt das Sionsgewand aus den Händen von Pater Mariano

 
 

Momentos de entrega

Moments of surrender

Augenblicke der Hingabe

 

El coro "Nota 10" que dio realce a la ceremonia

The choir "Nota 10" during the celebration

Der Chor "Nota 10" gestaltete die Feier musikalisch

 
 

Misa

Mass

Bei der Messe

 

Antes de recibir la túnica, en las primeras filas ...

Before receiving the Sion robe

Vor der Überreichung des Sionsgewands

 
 

La Cruz de la Unidad, en Tupãrenda

The Unity Cross in Tupãrenda

Das Kreuz der Einheit in Tupãrenda

 
 

Logo de la celebración: detalle de la Cruz de la Unidad

Logo of the celebration: detail from the Unity Cross

Logo der Feier: Detail des Kreuzes der Einheit

 
 

Tapa de la revista " Tupãrenda" con la gran Cruz de la Unidad, con el detalle del logo

Cover of the magazine "Tupãrenda" with the detail of the Unity Cross chosen by the novices

Titelblatt der Zeitschrift "Tupãrenda" mit dem Detail des Kreuzes der Einheit, das die Novizen für ihre Feier gewählt hatten

Fotos: Cabral © 2004

 

 

 

PARAGUAI; Javier Cabral Gozález. " Se foi tão difícil entrar, que seja também difícil sair". Foi o que me disse a minha tia, uma Irmã religiosa que hoje tem mais de 90 anos, afirmou o Padre Mariano Irureta ao começar a parte final da sua homilia na cerimônia de entrega de túnicas do Curso Ibero-americano de Sião, no último dia 24 de Julho em Tuparenda, Paraguai.

A cerimônia esteve magnífica, cheia de emoções. O Pe. Mariano Irureta, Superior dos Padres do Chile, ao continuar seu sermão pediu licença ao Mestre de noviços para citar os quatro conselhos que a sua tia tinha lhe dado quando ele entrou ao Noviciado e que foram para ele muito úteis.

Os quatro conselhos da tia do Pe. Mariano

Acreditem em vocês mesmos. Acreditem na história das vocações de vocês. Acreditem no que o Senhor os presenteou. Acreditem no que a Mãe Três Vezes Admirável construiu em vocês.

Confiem no Mestre de noviços. Confiem nele. Contem a ele do mundo de vocês e de vocês mesmos.

Cresçam na Família de Sião. Construam o curso. Construam a comunidade. Façam-se irmãos. É uma graça que nesta comunidade se tenha jovens de diferentes países. O fato de vocês estarem juntos no curso é um presente de Deus.

Façam-se filhos diante da mãe Rainha. Já vai chegar o dia em que vocês serão padres, pastores. Façam-se filhos no Santuário diante da mãe Rainha.

Aumenta o tamanho da porta...

Concluiu a homilia com uns versos do poeta Miguel de Unamuno
Aumenta o tamanho da porta, Pai,
Porque não posso passar
Fizeste-a para as crianças
E, que pena, eu cresci!
Se tu não aumentares o tamanho da porta,
Então deixa-me ser menor, te peco;
Deixa-me voltar àquela idade
Em que viver é sonhar.

E agregou o Pe. Mariano: "Que o Noviciado seja o lugar onde os sonhos de vocês se façam realidade. Obrigado pelo sim de vocês, que também fortalece o nosso compromisso".

Foi um momento em que a multidão deixou de respirar por alguns minutos para escutar bem cada palavra. Até os coqueiros "frearam" as suas folhas para não fazer barulho.

O momento esperado tinha chegado!

Logo de uma pausa para respirar novamente, a cerimônia continuou. Se abençoaram as túnicas e os cíngulos. O Pe. Mariano entregou a túnica a cada um. Os noviços se retiraram à sacristia que está atrás do Santuário Nacional de Tuparenda, onde 25 rapazes da Juventude masculina lhes seguraram o paletó e a gravata e lhes ajudaram a vestir as túnicas. O momento esperado tinha chegado! Os noviços voltaram no meio de muitos aplausos e se apresentaram com a nova túnica.

Ao começo da cerimônia estiveram sentados nas primeiras filas, com ternos de cor escura, no meio do público. Logo, já com as túnicas, subiram ao altar e se colocaram à direita do altar.

À esquerda estavam vários Padres da Argentina, Chile, Brasil e o Pe. Pontes de Portugal. Também os seminaristas Anderson, Daniel e Facundo do Brasil e Argentina.

Os noviços cantaram algumas músicas, tiveram outras participações, mas a gente já esperava o final para os abraços e os "parabéns".

Quando a cerimônia já tinha acabado, desceram a pequena escada da esplanada do Santuário e foram celebrar com o público.

A torcida argentina desenrolou uma grande bandeira azul e branca. No meio de rojões que eles soltaram, eles cantaram com muito ânimo e forca. Já era noite e de repente, se viu fumaça azul e branca que subia ao céu, e se via também abraços e "pulos de alegria" no reencontro dos noviços com os seus irmãos de grupo, seus amigos, familiares, etc...

25 rosas vermelhas e 25 rosas brancas

Depois da cerimônia, houve um espetáculo artístico na Igreja da Trindade, que está sendo construída, e ao redor das 19:30 começou um jantar para mais ou menos 500 pessoas... Um churrasco que estava uma delicia!

Durante o jantar o Padre Francisco Pistilli, mestre de noviços, disse algumas palavras de agradecimento aos pais dos noviços. Entregou aos mesmos 25 rosas vermelhas e 25 rosas brancas, que simbolizavam os sacrifícios e a pureza.

A surpresa final

Depois do grande jantar, se instalou um grande telão e os noviços apresentaram uma filmagem com diversas cenas da vida quotidiana no Noviciado e detalhes da vida deles lá: durante as refeições, fazendo exercícios físicos, na capela, de manha com sono, etc.

As risadas e as expressões de emoção do público acompanharam a apresentação.

Vieram os aplausos e quando pensaram que tudo já tinha acabado, apresentaram outra filmagem na que apareciam alguns noviços. Nessa filmagem apareceu em cena uma bola de futebol. Um noviço a levantou e a colocou sobre as costas. Com isso, todos lembraram de uma propaganda de uma famosa marca de tênis esportivos. Loso foram passando a bola uns aos outros em diferentes lugares do Noviciado. Com um chute bem forte, a bola passou sobre o teto do Noviciado e chegou à ermida da entrada onde um noviço a parou. Logo de chutá-la novamente, a bola entrou por uma janela e entrou na cozinha, onde as senhoras que trabalham lá também mostraram talento ao lidar com a bola. No final, um dos noviços levou a bola entre os corredores da casa e nesse momento apareceu o mestre de noviços, que pegou a bola para ele e com um gesto severo lhe entregou uma caneta, mandando-o de volta a estudar. O noviço se retirou com a cabeça baixa. E...o Padre Pistilli saiu caminhando com a bola.

"Regenial", disseram os argentinos. "Huy, harto bueno", disseram os chilenos. "Nndee, re purete, disseram os paraguaios. Os brasileiros simplesmente sorriam, pois em temas de futebol eles pensam que são os melhores...eles pensam...

Ver fotos: http://www.pixum.de/viewalbum/?id=1380068

(Javier Cabral, Ciudad del Este, Paraguai; Marcela Mas, Viña del Mar, Chile)



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 20.08.2004 Mail: Editor /Webmaster
© 2004 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum