Nachrichten - News - Noticias
 published: 2004-08-20

Portugal, porta da Europa

Uma missão realizada de mãos dadas com Deus por jovens chilenos

La misión "Portugal, puerta de Europa" también tiene mucha vida en Chile

The mission "Portugal, portal of Europe", is supported actively from Chile

Die Mission "Portugal, Tor Europas" wird in Chile lebendig mitgetragen

 
 

Jóvenes con una misión

Youth with a mission

Die Sendung drängt uns... nach Europa

 
 

"Desde España y Portugal renacerán Cristo y Maria en Europa".

"From Spain and Portugal, Christ and Mary will become alive again for Europe"

"Von Spanien und Portugal aus werden Christus und Maria wieder lebendig für Europa"

 
 

Los primeros tres misioneros

The first three missionaries

Die ersten drei Missionare

Fotos: Galarce/Vinculo © 2004

 

 

 

PORTUGAL/CHILE, José Miguel Duboy Ordenes/mkf. Quem se aproxime ao Santuário de Campanário em Santiago, no Chile, em alguma quarta-feira ao redor das nove da noite, pode escutar algum barulho curioso dentro do Santuário. Se vê o Santuário cheio de jovens rezando à Mãe Rainha; há uma bandeira sobre o altar e um ambiente familiar e acolhedor. São os membros da missão que irá a Portugal. são jovens que têm o sonho de mudar o mundo com todos os seus ideais. Para todos eles é muito importante a imagem e o exemplo dos primeiros congregantes. Seus sonhos, seus idéias, a história, tudo se une na missão a Portugal. Ao redor de janeiro de 2003 chegaram a Portugal os primeiros jovens chilenos com idades entre 19 e 20 anos, que levavam uma vontade enorme de "dar uma nova alma" especialmente à Juventude Masculina de Portugal.

Este projeto – partir a Portugal – começou inspirado pela missão do 31 de maio e o sonho do Padre Kentenich: desde América Latina sairá uma corrente de graças para reanimar a Europa com os ideais de Schoenstatt: a formação de um homem livre e orgânico, um homem que supere o materialismo de muitos homens da Europa de hoje. A resposta será Maria, como mãe e Educadora. O mesmo Pai Fundador dizia: " grandes tarefas sobre ombros frágeis...".

"Desde Espanha e Portugal renascerão Cristo e Maria na Europa".

O fato de que seja especificamente Portugal nasce de muitas razoes práticas, como a cultura, o idioma, que é claramente mais fácil que os outros idiomas da Europa, mas o mais importante foi a clara voz de Deus manifestada no que expressou numa oportunidade nosso Fundador, o Padre José Kentenich: "desde Espanha e Portugal renascerão Cristo e Maria na Europa".

"Estes chilenos querem em primeiro lugar trazer idéias novas, idéias que não surgiram do nada, repentinamente; falam do tempo do nosso Fundador, o Padre Kentenich. E quê idéias eram essas, vocês se perguntou?...Ele pretendia evangelizar todo o mundo, criando uma corrente tão forte que pudesse chegar a todos os países", diz Francisco Pestrana. "Havia que ter um ponto de partida; então surgiu América Latina como a grande candidata, porque o Padre Kentenich pensava que no coração dos latinos havia um "extra", e de fato tinha razão. O Movimento se desenvolveu de tal maneira, especialmente no Chile, que os chilenos sentem que é hora de iniciar a evangelização tão desejada pelo Padre Kentenich".

Frutos em Portugal

A "missão Portugal" iniciou no começo do ano 2003 com um grupo de três jovens missionários da Juventude Masculina universitária de Campanário que partiram a Lisboa para tentar fazer realidade este sonho do Padre Kentenich. Hoje já está em Lisboa o terceiro grupo de missionários, e durante o ano de 2003 e no que já levamos do ano de 2004 pudemos ver como Deus se tem feito presente nesta missão fazendo que a juventude schoenstattiana de Lisboa cresça consideravelmente, em número e em profundidade. Os missionários trabalham em conjunto com os Padres de Schoenstatt de Lisboa, especificamente com o Pe. Diogo Barata, e acompanham aos grupos da juventude masculina. "Eles esperam que Portugal seja a porta da Europa, ou seja, esperam que através deste projeto surjam outros projetos, cada vez mais ambiciosos, capazes de fazer que Schoenstatt seja conhecido no mundo", diz Francisco Pestrana. "Aqui os esperamos com os braços abertos e impacientes, pois somos conscientes de que com a chegada de vocês, todos aprenderemos a crescer ainda mais um pouco".

Apoio no Chile

É importante agregar que esta missão, como já dizemos ao começo, também tem gerado muita vida no Chile. Existe um grupo de aproximadamente vinte pessoas que trabalham pela missão e estão continuamente organizando atividades para juntar o dinheiro necessário para financiar as passagens e outros gastos da missão. Deste grupo saem os próximos missionários, ou melhor, saem os grupos missionários, pois geralmente o melhor é quando os jovens partem a Portugal em grupos de três por períodos de um ano ou de seis meses.

"Nossa idéia de missão é chegar a toda Europa, mas sabemos que isso só vai ser possível quando sejam os jovens europeus mesmos que queiram trabalhar dentro e fora dos seus países, por Cristo e Maria, é por isso que nossa missão deseja apoiar à juventude de Lisboa para que eles mesmos continuem com esta missão que nos foi confiada e presenteada por Deus e nosso Pai Fundador", diz um dos missionários.

Logo será lançado um CD destinado a reunir fundos para a missão de Portugal. Em primeiro lugar, os jovens missionários chilenos pedem à Família de Schoenstatt muita oração para que Deus siga manifestando-se e sejam capazes de escutar a Sua voz e amar através desta missão.

Fontes: Francisco Pestana, artigo publicado na revista "Fundamento e Coroa", Ano 4, N° 33, e em www.schoenstatt.pt.vu

José Miguel Duboy Ordenes, artigo publicado na revista "Vínculo", Chile, maio de 2004.

Tradução: Afonso Wosny, Brasil



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 20.08.2004 Mail: Editor /Webmaster
© 2004 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum