Nachrichten - News - Noticias
 published: 2004-08-31

"Universidade Apostólica, Juventude é Missão"

JOVENS DE SCHOENSTATT ORGANIZAM MISSÕES UNIVERSITÁRIAS NA ARQUIDIOCESE DE LONDRINA

Missionários pelas ruas de Lupionópolis.

Misioneros por las calles de Lupionópolis. 

Missionaries in the streets of Lupionópolis

Missionare auf den Straßen von Lupionopolis

 
 

Envio das Peregrinas.

Envío de las imágenes Peregrinas.

Commissioning

Überreichung der Bilder der Pilgernden Gottesmutter

 
 

Visita às familias da cidade.

Visita a las familias de la ciudad.

Visiting families of the town

Besuch bei Familien in der Stadt

 
 

Muita animação na Noite Jovem.

Mucha alegría en la Noche Joven.

A lot of joy during the "Young Night"

Viel Spaß bei der "Jungen Nacht"

Fotos: Awi de Mello © 2004

 

 

 

Brasil, Rafael A. Melquiades. Motivados pelo lema: "Universidade Apostólica, Juventude é Missão", 45 jovens (quase todos schoenstatteanos) pertencentes a diversas universidades de Londrina e Cornélio Procópio (UEL, UNOPAR, PUC e FAFICOP) realizaram uma atividade pioneira no Brasil. Durante 9 dias, do dia 30 de julho a 8 de agosto, realizaram as primeiras Missões Universitárias na cidade de Lupionópolis/PR, através da Pastoral Universitária da Arquidiocese de Londrina. A mística das Missões Universitárias foi trazida do Chile e da Argentina, através do Pe. Alexandre Awi e Pe. Vandemir Meister, Assessores da Pastoral Universitária.

Alguns jovens de Londrina e Ibiporã, pertencentes ao Movimento de Schoenstatt, participaram das missões na Argentina para captar melhor a mística das missões, podendo ajudar a Pastoral Universitária a organizar este valioso trabalho missionário.

"Eu queria que a Mãe Rainha viesse visitar minha casa."

"Partilhamos com as famílias de Lupionópolis um pouco de sua vida e de sua fé, fazendo com que Cristo e Maria se façam ainda mais presentes nas suas famílias e nos seus lares", explica o Assessor da Pastoral Universitária, Pe. Vandemir. Durante a semana de Missões foram desenvolvidas atividades com as crianças, jovens e adultos, além das visitas a todas as casas da cidade.

A Dona Andrelina, senhora de mais de 80 anos, comenta entusiasmada a visita de dois missionários jovens na sua casa: "Estava esperando vocês na minha casa, desde o dia que o Frei Tadeu disse que vocês tinham chegado na cidade. Eu queria que a Mãe Rainha, que vocês trazem junto, viesse visitar minha casa."

Todos os dias foram celebradas missas na Igreja Matriz com um tema para cada dia. Também houve uma animada "Noite Jovem", para todos os jovens da cidade, dividida em três momentos: músicas, teatro e um momento de adoração ao Santíssimo.

"Aprendemos muito com a vida das pessoas!"

As visitas às casas eram feitas por duplas missionárias, que traziam consigo a imagem da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Para os missionários, estas visitas foram algo muito gratificante. "Se para elas (as pessoas visitadas) é bom, para a gente é maravilhoso. Aprendemos muito com a vida das pessoas", disse Diego que é estudante do 3º ano de Química na UEL. "Em muitas casas sentimos que as pessoas precisam de carinho, são sozinhas e carentes. Procuramos trazer alegria a essas pessoas e tudo isso resulta num crescimento para nós", comentou Pedro Henrique Urnau, que cursa o 2º ano de Odontologia na UEL.

Um dos frutos imediatos da missão foi a formação de um grupo de jovens na paróquia, que até então não existia. Os coordenadores do grupo continuarão recebendo formação sobre a condução da vida do grupo de jovens através de visitas dos missionários durante o período de pós-missão.

A missão continua agora nas universidades.

Os missionários avaliaram essas missões como uma das experiências apostólicas mais fortes de suas vidas, onde puderam vivenciar o espírito e a entrega total à missão evangelizadora da Igreja. Os jovens missionários voltaram para suas casas ainda mais motivados para levar Cristo e Maria para as salas, corredores e pátios das universidades, locais onde pouco se vive a religião e pouco se fala de fé. A missão continua agora dentro da universidade!



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 31.08.2004 Mail: Editor /Webmaster
© 2004 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum