Nachrichten - News - Noticias
 published: 2004-06-17

"Em todas partes vemos teus passos, realmente em todas partes".

Oração do meio-dia: "passos do poder de Deus" com quase 2000 participantes

Dr . Peter Frey, periodista, jefe de la oficina de Berlin de  la cadena de televisión "ZDF": testimonio en la "Oración al mediodía" del Movimiento de Schoenstatt, en "Katholikentag", Jornada de Católicos de Alemania

Dr. Peter Frey, journalist, boss of the Berlin office of the German TV channel ZDF: testimony in the "Noon Prayer" of the Schoenstatt Movement during "Katholikentag", the Encounter of the German Catholics

Dr. Peter Frey, Journalist, Leiter des Hauptstadtbüros Berlin des ZDF, beim Mittagsgebet der Schönstatt-Bewegung beim Kahtolikentag

 

Participaron unos 2000 personas en Sala 2

In hall 2, approximately 2,000 persons participated

Halle 2 war mit etwa 2000 Menschen gefüllt

 

Entrevista: Raphael Brantzen, Dr. Peter Frey

Interview: Raphael Brantzen, Dr. Peter Frey

Raphael Brantzen interviewt Dr. Peter Frey

 

Coro: Wilfried Rörig y Amigos

Band: Wilfried Rörig and Friends

Musikalische Gestaltung: Wilfried Rörig und Freunde

 

"Busqueda de Huellas"

"Seeking signs"

"Spurensuche" konkret

 

Testimonio: Bernhard Lippolt, pastor de almas en un carcel

Testimony:  Bernhard Lippolt, prison chaplain

Zeugnis: Bernhard Lippolt, Gefängnis-Seelsorger

 

Un momento de oración y encuentro con Dios

A moment of prayer and encounter with God

Eine Zeit des Betens und der Nähe Gottes

 

En todos lugares, se ven afiches con el programa de "Busqueda de Huellas"

Everywhere, posters invite to join in the program of "Seeking signs"

Wo man auch hinschaut: Einladung zur Spurensuche

 

Schoenstattianos con volantes

Schoenstatt members distribute flyers

Schönstätter verteilen Handzettel fürs Mittagsgebet, wo sich nur eine Möglichkeit bietet

 

Fotos: POS, Fischer © 2004

ORNADA NACIONAL DOS CATOLICOS ALEMAES, mkf. "Me despedi da senhora que partilhou comigo a busca dos passos de Deus dizendo-lhe: até amanha, nos encontraremos na oração do meio-dia!" "Vamos continuar", disse uma jovem japonesa. "Voltarei no sábado!" Quase 2000 pessoas se reuniram na sala 2 no dia 17 de junho para a oração do meio-dia. "A busca dos passos" nesse meio-dia caloroso e em pleno verão, é em si mesmo um passo da forca de Deus e da cooperação do homem. Aqui se pôde ver, como talvez poucas vezes na Alemanha – pelo menos desta maneira – a difusão massiva e cheia de sucesso de uma mensagem central de Schoenstatt: "Deus está no meio da vida e em cada momento podemos encontrar-nos com Ele"... " em todas partes vemos teus passos, e todos os dias escutamos Sua voz que nos diz: estou com vocês".

Um pouco antes da oração do meio-dia, o jornalista Dr. Peter Frey, diretor da ZDF (Zweites Deutsches Fernsehen = segundo canal da televisão pública alemã) com estúdios centrais em Berlim, disse que a união com Deus nos ajuda também a vincular-nos com as pessoas. Um breve encontro, uma experiência partilhada, e nasce uma amizade em meio dos mais de 30.000 participantes da Jornada Nacional. A jovem japonesa que tinha se comprometido a encontrar-se com uma senhora totalmente desconhecida na oração do meio-dia da sexta-feira para continuar com a busca dos passos, aprendeu alemão no Kreuzberg em Bonn e freqüentemente participou nas peregrinações dos jovens a Schoenstatt. Depois perdeu o contato. E agora, entre duas mil pessoas, encontrou na sala 2, na oração do meio-dia, a Wilfried Rohring, cujas músicas ela sempre tinha cantado. E nesse meio-dia esses cantos voltaram a ser repetidos. Um passo de Deus. Ou como diz a música de Wilfried Röhring: " O amor de Deus vê mais, o amor vai mais além, não vê só as aparências, mas sim anseia a Deus no meio da vida, te permite estar acolhido Nele".

Encontrar a Deus nas pessoas

A busca dos passos é um caminho para descobrir as dimensões mais profundas da nossa vida. Ver o valioso da vida, sentir e levar em consideração as inspirações do Espírito Santo em nós e em nosso ambiente, desejar e descobrir os passos de Deus em nosso interior, nos encontros com as pessoas, nos acontecimentos grandes e pequenos, nos acontecimentos da política e da sociedade, na ciência e na tecnologia.

Refletir como podemos interpretar as experiências do Espírito nas Sagradas Escrituras e a fé da Igreja. Para isso afirmamos a tradição da Bíblia que dá testemunho de que o Espírito de Deus acompanha os homens fielmente. Deus está em todos os acontecimentos e age através deles. Em aliança com Deus e na forca do amor, confiar na vida e dar uma resposta a Deus e ao próximo.

Um tipo de meditação para grupos pequenos, para as comunidades na Igreja e na sociedade, para os casais e as famílias, para pessoas sozinhas...Um modo de meditação "made in Schoenstatt". Faz dois anos que o Dr. Brantzen mobilizou o Movimento de Schoenstatt na Alemanha (e também o-surpreendeu um pouco) com este enfoque, com este modo de meditar, com este método para expandir a fé prática na Divina Providencia. Nenhum participante da Jornada Nacional de Católicos voltou para casa sem ter escutado as palavras "busca dos passos": exatamente como ele tinha pensado naquele momento. Era isto um desejo piedoso ou uma visão? Agora, na Jornada Nacional dos Católicos se incorporaram ao programa os workshops e as meditações sobre a "busca dos passos" e na sala 2, esse foi o método da oração do meio-dia da quinta-feira, da sexta-feira e do sábado.

Deus no meio da vida

A sala 2 era realmente grande. O palco com o logotipo e o lema da 95° Jornada Nacional dos Católicos também eram grandes. De um lado, havia grandes cartazes, com as cores da Jornada, que diziam: "busca dos passos". Nas 2500 cadeiras havia folhetos com os cantos, com um desenho similar."Ah, aqui estão eles!". O casal que procurava um lugar onde sentar-se tinha nas mãos um folheto com o mesmo desenho. É um dos folhetos que se encontravam em cada paróquia de Ulm, no Oásis Inschallah, no pavilhão de Schoenstatt na sala 4 e em quase todos os lugares da Jornada, e nas mãos de um grande número de pessoas que os distribuíam com crescente entusiasmo a todos que passavam por lá. "Hoje eu estava preocupado pensando se a gente realmente viria ou não; amanha, estará presente o Anselm Grün, que é uma atração para muitas pessoas, mas hoje ainda é cedo", disse o Dr. Hubertus Brantzen olhando com alívio a sala praticamente cheia. Cinco minutos antes de começar chega um grupo bem grande de gente, e quando já se escutavam as primeiras palavras da oração, um schoenstattiano olha de repente para trás desde a primeira fila e fica quase sem ar: "Isto é gigantesco!". A sala está cheia. "Caramba!Aqui é impossível não estar orgulhoso de ser schoenstattiano!"

As experiências que a Jornada dos católicos dá, em vista ao ser cristão, aos schoenstattianos (e analogamente a todos os Movimentos e iniciativas) é a experiência de ter algo que interessa e que é aceito pelos demais. Daí nasce, sem esforço, a forca no melhor sentido da palavra, para a alegria missionária de dar testemunho.

O passo de Deus na lei de imigração

Bernhard Brantzen, assistente social e diácono permanente, conduziu a oração do meio-dia da quinta-feira. Apresentou o Dr. Peter Frey, que devia fazer a motivação. Com o estilo de uma entrevista, Raphael Brantzen fez as perguntas. O Dr. Peter Frey falou do homem ambulante um busca de uma pátria. Contou a sua própria experiência de pátria numa comunidade paroquial de Berlim bastante desordenada; falou dos passos de Deus em Berlim, uma cidade assinalada freqüentemente como a cidade sem Deus, e do jornalista como buscador dos passos de Deus. É tarefa do jornalista, antes que qualquer outra coisa, noticiar os problemas e os conflitos, mas também há muitas possibilidades de mostrar o que há de bom no homem e as ações positivas das pessoas. Os políticos ( na Alemanha N.T.) são melhores que a reputação que eles têm, disse ele, respondendo uma pergunta. Viver com a pressão dos meios de comunicação, a pressão da busca de opiniões da maioria e de acordos, custa mais do que se imagina. Também a lei atual de imigração, da que ninguém pode estar sinceramente orgulhoso, condena muitos ao sofrimentos...e a luta por um compromisso que seja algo mais que só a única alternativa para o fracasso.

Em todas partes, disse ele, se podem ver os passos de Deus; somente com abrir os olhos, "já se encontra bastante Dele".

Onde se encontram os passos de Deus?

Onde se encontram os passos de Deus? Nas realidades de vida das pessoas, nos compromissos, nos encontros, no incluir as pessoas excluídas da sociedade; assim resumiu Bernhard Brantzen as declarações de Peter Frey e relatou dois testemunhos. Petra Bucher, de 27 anos, contou que não tinha trabalho. Ela procurou sem sucesso superar essa experiência. Por meio de uma "terapia crista de busca", que lhe foi presenteada, ela encontrou de novo a sua fé: "Encontrei os passos de Deus. Já não estou tão cansada. O caminho não é mais fácil, mas eu sei que há pessoas que me acompanham e que Deus está comigo".

O capelão de uma prisão, Pe. Bernhard Lippolt, comoveu aos ouvintes com o testemunho de um jovem africano que no momento da humilhação mais profunda, pôde reanimar-se com o conselho de um amigo e do seu professor preferido, "Lhe disse: a paz esteja contigo e que Deus te abençoe. E eu senti que a paz de Deus se fez presente em mim". Muitos aceitaram a sugestão de contar em grupos de 2 ou 3 pessoas os passos de Deus, mas o tempo – um minuto – era curto demais. E foram muitos os passos que se mencionaram na sala 2.

Com a benção acabou a oração do meio-dia.

No dia 18 de junho se apresentou Anselm Grün e no dia 19, o Cardeal Lehmann.

Mais: www.spurensuche.info

Tradução: Afonso Wosny, Brasil



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 16.07.2004 Mail: Editor /Webmaster
© 2004 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum