Nachrichten - News - Noticias
 published: 2004-05-25

Belmonte, ao fim de maio.

Já começam a levantar as paredes – Um convite à uma peregrinação espiritual.

Algo se mueve en Belmonte...

Something is happening at Belmonte...

In Belmonte tut sich etwas…

 
 

Crece el Santuario Matri Ecclesiae

The Matri Ecclesiae Shrine in growing...

Das Matri Ecclesiae-Heiligtum wächst…

 

Los cimientos

The foundations

Die Fundamente

 
 

Ya se colocaron hojas con capital de gracias

Some sheets with capital of grace are already here

Einige Zettel mit speziellen Beiträgen zum Gnadenkapital sind hier schon verborgen

Fotos: Poersch © 2004

 

 

 

Roma, P. Alberto E. Eronti (para schoenstatt.de). Os cimentos estão prontos, já começaram a levantar as paredes, cresce, visivelmente, um Santuário – o Santuário de toda a Família de Schoenstatt, o Santuário presenteado ao Pai Fundador, o Santuário do amor à Igreja – o Santuário Matri Ecclesiae. Inumeráveis peregrinações ao terreno de Belmonte se realizaram durante os longos anos de espera. Enquanto em muitos países do mundo a Família de Schoenstatt se prepara para peregrinar a Belmonte para a benção do Santuário no dia 8 de setembro, o Pe. Alberto Eronti peregrinou até lá para schoenstatt.de, para que todos possam visitar espiritualmente o terreno onde cresce nosso Santuário.

Na sexta-feira dia 21 de maio peregrinei à terra de Belmonte. Por diferentes motivos não tinha sido possível faze-lo nas últimas duas semanas e ia tentando imaginar as mudanças que encontraria no terreno. Caminhando pela rua Santa Gema rumo à praça do Castelo de Portareccia, a primeira surpresa é a grande rampa de entrada para os caminhões; tendo imediatamente, à esquerda, as duas casinhas da empresa construtora. Um cordão de arame enfarpado protege o setor das obras que, desde a rua, permanecem ocultas à vista. Chegando à praça se encontra o portão para os pedestres. Entrando, o primeiro que chama a atenção é a grama cortada, uma "pá mecânica" e um caminhão ao lado do caminho interno que estão construindo. Desde esse setor do terreno não dá ainda para ver as obras do Santuário, o que faz surgir a pressa em avançar e ver. Chegando à segunda cerca de proteção está a entrada para o setor das obras.

Os carpinteiros já se preparam...

O que se vê é uma grande quantidade de terra removida no que será a explanada em frente ao lugar de graças. Das obras do Santuário, já está terminada toda a parte dos cimentos, também a proteção hidrófuga dos cimentos e as paredes laterais que vão embaixo da terra, pois o Santuário será elevado um metro sobre o nível da terra. Toda a estrutura de cimento do chão está pronta, também estão colocados todos os condutores de ar condicionado e os condutores elétricos que vão no ar condicionado. Na próxima semana já começam a levantar as paredes que alcançarão a altura prevista em quinze dias. Os carpinteiros já se preparam para iniciar a armação do teto em torno ao dia 10 de junho.

Avançando a cada dia

Atrás do Santuário se vê um buraco grande, e dentro desse buraco, sobre o piso já terminado, se levanta a estrutura de ferro e madeira das paredes do sótão da sacristia. Também se vêem lá os condutores de ar e eletricidade já colocados e instalados. Chama positivamente a atenção a grande dimensão da sacristia, o que lhe oferecerá comodidade a quem a-use. O nível do piso da sacristia ficará mais ou menos um metro e meio abaixo do nível do Santuário, o que fará que – devido aos arbustos que também se colocarão ali – quase não seja possível vê.

Como é lógico, o terreno sofreu uma mudança notável devido às obras e ao grande movimento de terra já realizado. Vemos que o engenheiro Leonardo Bonamoneta está contente com as obras e vai avançando a cada dia em tudo que deverá estar pronto para o 8 de setembro. O Pe. Ludovico, desde a secretaria da Via Icilio 20 e em suas visitas a Belmonte, vai conseguindo coordenar todas as atividades dos dias 7, 8 e 9 de setembro.

A espera de tantos anos se transformou em atividade crescente

Por ir tantas vezes a Belmonte, experimento uma crescente familiaridade com o lugar e com o que há ao redor do terreno. Visitar cada vez a igreja paroquial, a recepção cordial dos sacerdotes dessa paróquia, a conversa com alguns dos vizinhos, o capuchinho no lugar onde se toma café no bar Santa Gema, caminhar pelo terreno descobrindo cada vez novos detalhes, rezar no lugar onde esteve o Pai da Família, etc...tudo isso vai gerando o sentimento de enraizamento e vinculação ao lugar. Como é lógico, faço exercícios de imaginação para "ver" o que será esta terra no futuro, e também lembrar palavras que o Pai Fundador disse no contexto desse Centro Internacional. Enfim, Belmonte já mudou, a espera de anos se transformou numa crescente atividade e de muitos países anunciam a chegada de peregrinos para a grande festa. O importante, por enquanto, é não deixar de colocar a água do capital de graças nos cântaros. Temos que enche-los totalmente! O importante é que, atrás do nosso amor efetivo, Maria se estabeleça e realize milagres de graça na "cidade dos Papas". Em Belmonte, o amor a Maria se experimenta nitidamente como amor à Igreja.

Trad.; Afonso Wosny, Schoenstatt 



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 22.06.2004 Mail: Editor /Webmaster
© 2004 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum