Nachrichten - News - Noticias
 published: 2004-05-25

Bioética em tempo de globalização: uma santa audácia!

Primera Jornada de Bioética de Santa Maria

Jornada Bioética en Santa Maria, Brasil

Workshop on Bioethics in Santa Maria, Brazil

Bioethik-Tagung in Santa Maria, Brasilien

 
 

Dra. M. Elena Lugo, Hermana de María

Dr. M. Elena Lugo, Schoenstatt Sister of Mary

Dr. M. Elena Lugo, Schönstätter Marienschwester

Fotos: Fávero © 2004

 

 

 

BRASIL, Ir. Rosequiel Fávero. Dia 15 de maio de 2004, realizou-se na sede do Movimento Apostólico de Schoenstatt – o Centro Mariano, a 1ª Jornada de Bioética de Santa Maria, promovida pela Universidade Federal de Santa Maria e o Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt. Participaram do evento mais de 170 pessoas entre estudantes e professores da área de ciências médicas e biológicas de algumas universidades do Rio Grande do Sul, bem como agentes de pastoral, membros da Família de Schoenstatt, profissionais da área da saúde e pessoas interessadas no tema. Contou com a colaboração de professores da Universidade Federal de Santa Maria, de Porto Alegre e Caxias do Sul, além da Ir M Elena Lugo, Irmã de Maria de Schoenstatt de Porto Rico, que veio à Santa Maria especialmente para o evento.

O tema da bioética é atualíssimo, seja pelas discussões sobre a ecologia, as pesquisas com as células-tronco ou o debate em torno a eutanásia. Apesar disso, abordá-lo não é tarefa simples. Mesmo conscientes desta complexidade, estimuladas pela bela experiência já desenvolvida em outros países, as Irmãs de Maria da Província do Sul do Brasil resolveram ‘arriscar-se’, organizando a 1ª Jornada de Bioética de Santa Maria. Fazendo uma parceria com um órgão estatal de renome – a Universidade Federal de Santa Maria – o evento pode ser considerado como um sucesso, abrindo perspectivas para novos encontros do gênero no futuro.

Um dever da Igreja

Com uma experiência de mais de 20 anos na área, a Ir M Elena Lugo, é clara em afirmar a responsabilidade da Igreja frente ao debate sobre a bioética. "A Igreja tem uma missão evangelizadora. E isto quer dizer que – na perspectiva da Nova Evangelização – deve buscar novos métodos, uma energia nova. Esta evangelização deve tomar bem a sério todos os eventos da atualidade. Isto quer dizer que, se a ciência e a tecnologia fazem as suas reflexões, a Igreja tem o dever de apresentar e oferecer à sociedade também a sua perspectiva. Este é um dos objetivos desta jornada." Na verdade, uma pergunta freqüente aos organizadores da jornada era como tinha sido possível uma parceria entre uma universidade estatal e uma comunidade religiosa. O Reitor da Universidade, Sr. Paulo Jorge Sarkis, na abertura dos trabalhos, até admitiu que a iniciativa teria sido da Família de Schoenstatt, cujo convite – segundo o próprio Reitor – "permitiu a grande satisfação de fazer parte desta parceria". Ir M Elena – por muitos anos professora universitária em Porto Rico e desde alguns anos empenhada na ‘Comisión de Bioética Padre José Kentenich’, na Argentina, vê na cooperação com entidades não eclesiais também um caminho para a reflexão neste âmbito tão importante, mas também tão difícil de abordar. "Para cumprir sua missão, a Igreja reconhece a sua responsabilidade de oferecer seu espírito a toda entidade ou instituição que se ocupe da humanidade."

Uma santa ousadia!

Uma alegria para os organizadores da Jornada, foi a presença do Bispo Diocesano de Santa Maria, Dom Ivo Lorscheiter. "Estou aqui para apoiar a coragem das Irmãs em promover este dia de estudo – esta é uma santa audácia." Dom Ivo reconhece que exatamente no contexto atual de globalização, onde reina certo relativismo, "neste campo da ética da vida, os valores morais e religiosos são realmente de muita significação e atualidade. E assim, me alegro quando eu vejo que um instituto de Irmãs faz uma parceria com a universidade federal local, e promove este debate." O bispo de Santa Maria não esconde sua satisfação ao constatar os planos de continuar a reflexão numa próxima jornada. "Eu acho que nós – como Igreja – devemos apoiar e encorajar eventos como este."



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 28.05.2004 Mail: Editor /Webmaster
© 2004 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum