Nachrichten - News - Noticias
 published: 2004-04-27

"Faz trinta e um anos que tive a alegria de o baptizar, e neste 17 de Abril a alegria de assistir à sua ordenação."

Ordenação sacerdotal do Padre Tiago Frescata em Lisboa, Portugal

El neo-sacerdote: P. Tiago Frescata

The newly ordained priest: Fr. Tiago Frescata

Der Neupriester: P. Tiago Frescata

 
 

Concelebración  - Primiz

Concelebration - first Mass

Konzelebration - Primiz

 
 

Bendición sacerdotal

Priestly blessing

Priesterlicher Segen

 
 

En el Santuario: consagración a la Mater

In the Shrine: dedication to the MTA

Im Heiligtum: Weihe an die MTA

 
 

Bendición especial: los padres del P. Tiago

Special blessing: the parents of Fr. Tiago

Ein besonderer Segen für die Eltern von P. Tiago

 

Desde el Santuario a la gente

From the Shrine to the people

Vom Heiligtum aus zu den Menschen

 
 

Juventud de Schoenstatt cantando

Schoenstatt Youth singing

Ein Ständchen von der Schönstatt-Jugend

 

Hermano del P. Tiago, Marcus

The brother of Fr. Tiago, Marcus

Der Bruder von P.Tiago, Marcus

 
 

El Santuario

The Shrine

Das Heiligtum

Fotos: Pestrana © 2004

 

 

 

PORTUGAL, Pe. Alberto Eronti. No passado 17 de Abril um grande acontecimento comoveu a família de Schoenstatt em Portugal: foi ordenado Sacerdote, em Lisboa, o diácono Tiago Frescata, na Igreja de Santa Maria de Belém. Recebeu a ordem sagrada pela imposição das mãos do Cardeal Patriarca de Lisboa, e celebrou a sua primeira Santa Missa de ordenação no dia 18. Esteve presente na Missa de Ordenação quem o baptizou há trinta e um anos, o Pe. Alberto Eronti, que actualmente se encontra em Roma.

Na sua crónica sobre o acontecimento, pode-se ler:" No dia 16 parti para Lisboa, convidado pelos pais de Tiago Frescata, para participar na sua ordenação sacerdotal. Faz 31 anos que tive a alegria de o baptizar, e neste 17 de Abril a alegria de assistir à sua ordenação e recebe-lo e abraça-lo como irmão da Família sacerdotal do Monte Sión.

No aeroporto de Lisboa aguardava-me Luciano, o pai de Tiago. Seguimos para o local onde se encontra o santuário e também a casa dos Padres de Schoenstatt. A poucos metros do rio Tejo. Imediatamente caminhei até ao Santuário onde tive a alegria de poder estar bastante tempo a rezar, recordando e agradecendo pelo tempo que trabalhar como sacerdote servindo a família, 1972/73. Depois, devido à celebração da Missa diária, às 19 horas, foi chegando gente e começaram os cumprimentos e saudações que se tornaram infindáveis. Voltei a encontrar a Família lisboeta depois de seis anos.

Momentos que tocam a fibra do Sacerdote

O dia 17 amanheceu com ameaça de chuva, mas nada impediu o normal desenvolvimento do programa. Às 16,00 horas estávamos todos paramentados na sacristia da Igreja dos Jerónimos, verdadeira jóia artística junto ao rio. Para além dos sacerdotes diocesanos, acompanhamos o Cardeal Patriarca José da Cruz Policarpo, catorze membros da comunidade de Sión. A Família de Lisboa e de todo o Portugal fez-se presente e participando intensa e alegremente na cerimónia. Há que destacar o excelente coro da Juventude de Schoenstatt e activa participação deles. A Liturgia da Palavra, própria do tempo pascal, prestava-se para fazer uma longa e clara meditação sobre o sacerdócio. Como ocorre em toda a ordenação, há momentos particularmente emotivos e que tocam a fibra sacerdotal: a imposição das mãos, o abraço com que os irmãos sacerdotes recebem o recém ordenado, a primeira consagração do Padre Tiago, o repartir pela primeira vez o Corpo e Sangue de Cristo como sacerdote...

A importância de vocações autóctonas – "Porta Europa"

Ao terminar a cerimónia, que durou duas horas, os cumprimentos ao Padre Tiago foram infindáveis, e a alegria transbordava de todos. A família do Tiago pertence ao Movimento desde o casamento dos pais, e gozaram intensamente o que estávamos vivendo. Os membros do Instituto de Nossa Senhora de Schoenstatt, que viram crescer o Tiago, tiveram sem dúvida um dia de intenso gozo. A Família toda e, particularmente, as juventudes de Schoenstatt prepararam e viveram o acontecimento com alegria. São, já, quatro os padres portugueses, que trabalham em Portugal e o Tiago se juntará dentro de dois anos. Pessoalmente penso que a Família de Schoenstatt se enraíza e projecta no país na medida que tem vocações consagradas autóctonas. Neste sentido impressionou-me profundamente o trabalho, que se está realizando na Juventude Masculina. Trabalho que conta com a ajuda excepcional do grupo "Porta Europa". Trata-se de jovens chilenos e de um mexicano que trabalham apostolicamente em Lisboa por um ano e que constituem parte de um projecto mais amplo de colaboração entre América Latina e Portugal, Espanha e Itália.

Consagração do sacerdócio a Maria

No dia seguinte celebramos o Domingo e o dia da Aliança participando da primeira Missa do Padre Tiago. A Missa era para ser celebrada no pátio, frente ao Santuário, ao ar livre., mas a chuva impediu, por isso foi celebrada, no Sallon-capela, e as salas da casa que servem de apoio ao Movimento, e onde moram as senhoras do Instituto, conseguiram dar abrigo a todos os presentes. Novamente se destacou o coro juvenil . A Missa foi profundamente sensível e emotiva. A homilia a cargo do Padre Diogo Barata, tão pessoal, tão fraterna nos tocou profundamente. Tal como as palavras e gestos de gratidão do Padre Tiago para com os seus pais irmãos, e as suas palavras finais de agradecimento e recordando todos os que o ajudaram e acompanharam no caminho para o sacerdócio. No fim da Missa peregrinamos até ao Santuário, onde o Tiago consagrou o seu sacerdócio a Maria. Depois foi a benção sacerdotal dada individualmente a cada um dos assistentes.

Celebração em Família.

Às 14,00horas, encontramo-nos em grande numero, na casa dos pais de Tiago, que fica a uns 25 Km de Lisboa. No grande salão onde as mesas estavam finamente preparadas, houve comida para todos. Depois do almoço foram-se sucedendo os cantos, as anedotas e histórias diversas sobre o recém ordenado. Marcos, o irmão mais novo do Padre Tiago, preparou uma folha com duas fotografias: "Tiago aos dois anos e hoje", Na foto podia-se ver que o Tiago em criança era muito engraçado. A outra era uma foto tirada, nessa mesma manhã, antes da Missa. Algumas anedotas do Tiago ainda pequeno, nos fizeram rir e o mostram por inteiro, já mostrava o seu carácter determinado e sua consciência de liberdade. Quando começou a anoitecer regressamos a Lisboa com o espirito alegre e o coração agradecido. A Virgem de Schoenstatt se coroou noutro filho e o Pai da Família tem um coração jovem disposto a viver e irradiar seu sacerdócio paterna.

A 17 e 18 de Abril, acendeu-se uma vela no Santuário Original como oração silenciosa, para que seja abençoado esse sacerdócio.



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 14.05.2004 Mail: Editor /Webmaster
© 2004 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum