Nachrichten - News - Noticias
 published: 2004-03-12

O que significa encontrar a Deus?

A Juventude de Schoenstatt esta preparando Schoenstatt para o Dia Mundial da Juventude

Misa del domingo, 7 de marzo, con toque juvenil y internacional

Sunday Mass  on March 7 had a strong international and "young" touch

Sonntagsmesse am 7. März mit internationalem, jugendlichem Touch

 
 

Concelebración de Padres de Schoenstatt a cargo de la Juventud, y otros

Concelebration of Schoenstatt Fathers in charge of the Youth, and others

Konzelebration von Schönstatt-Patres aus der Jugendarbeit (und anderen)

 
 

Raimundo, Chile, y Eva-Maria, Alemania: introducción

Raimundo, Chile, and Eva-Maria, Germany: introduction

Einführung: Raimundo, Chile, und Eva-Maria, Deutschland

 
 

Participantes jóvenes

Participants from the Youth Communities

Teilnehmer aus den Jugendgemeinschaften

 
 

Participantes en la Casa Padre Kentenich

Participants of the presentation in the Father Kentenich House

Blick in Publikum bei der Video-Präsentation im Pater-Kentenich-Haus

 
 

Intercambio en la oficina del staff

Discussion in the offices of the staff

Austausch im Projekt-Büro Weltjugendtag

 
 

Están todas las banderas de nuestros países?

Are the flags from our countries here?

Sind auch aus allen unseren Ländern Fahnen hier?

 
 

"Voluntario" en la oficina del Padre Duncan McVicar

"Volunteer" in the office of Father Duncan McVicar

"Freiwilliger" im Büro von Pater Duncan McVicar

Fotos: POS Fischer © 2004

 

 

 

SCHOENSTATT, mkf. Em poucas semanas, a Cruz do Dia Mundial da Juventude, depois de um ano de peregrinação por 26 paises europeus, será solenemente recebida em Berlim, capital da Alemanha, para dar início à peregrinação de reconciliação" pelos próximos 17 meses. Durante estes 17 meses, a Cruz, junto com a Imagem de Maria que a acompanha, visitará dioceses alemãs, o Parlamento alemão e Schoenstatt. A Juventude de Schoenstatt de todas as partes da Alemanha, e de alguns outros países reuniu-se entre os dias 5 e 7 de Marco para se preparar para a contribuição de Schoenstatt para o Dia Mundial da Juventude. Durante a missa dominical na Igreja da Adoração, e posteriormente em uma apresentação na Casa do Padre Kentenich, eles começaram a preparar Schoenstatt para o Dia Mundial da Juventude.

As palavras iniciais da Sagrada Missa no domingo, 7 de Marco, na Igreja da Adoração, foram proferidas em Espanhol, por um jovem do Chile que falou sobre a vontade dos Jovens de Schoenstatt, de todo o mundo, de estarem em Schoenstatt e contribuírem com o Dia Mundial da Juventude. "Vocês ouvirão muito o Espanhol, e muitas outras línguas, em Schoenstatt no próximo ano", disse Eva-Maria Baumgarten, "porque a Juventude de Schoenstatt de todo o mundo vira a Schoenstatt". Para os que estão a milhares de quilômetros de distância, é um sonho estar em Schoenstatt. "Nós nos encontramos aqui para discutir o que poderemos fazer, para que o sonho de tantos jovens de Schoenstatt seja uma experiência enriquecedora para todos nós". O que eles viram em slides, vídeos e na Internet, eles poderão ver com seus próprios olhos, tocar com as próprias mãos, andar com seus próprios pés, amar e sentir com sua amável presença l: o Santuário Original, a Capela do Fundador, o solo sagrado de Schoenstatt…

A vontade de encontrar a Deus e aos outros

Os jovens membros de Schoenstatt que se encontraram para preparar a contribuição de Schoenstatt para o Dia Mundial da Juventude (veja:…), com essa missa e a apresentação que aconteceu em seguida, gostariam de dividir com todos aqueles que estavam em Schoenstatt. Um coral e uma orquestra improvisados – "O primeiro acorde da primeira música da missa foi o nosso primeiro acorde juntos, não houve ensaio, nada, nós apenas tocamos e cantamos!" – proporcionaram sons joviais e músicas em inglês, alemão e espanhol.

Padre Duncan McVicar, em seu sermão, mostrou o denominador comum de toda a preparação, idéias, vontades. "É a vontade de encontrar: encontrar outros jovens encontrar-se na Aliança de Amor, encontrar-se como Schoenstatt internacional, encontrar a Mãe Abençoada, o Fundador, encontrar a Deus". A Cruz do Dia Mundial da Juventude virá a Schoenstatt no dia 15 de Outubro – acolhida por tantos jovens quanto possível, e, esperamos, acompanhada por muitos jornalistas e representantes da Igreja e da vida pública – e haverá uma celebração de encontro com Jesus, e Maria. O Festival da Juventude de Schoenstatt, que acontecerá antes do programa diocesano do Dia Mundial da Juventude, será uma celebração da Aliança de Amor, que então, em Colônia, será transmitida para a juventude do mundo como presente e tesouro únicos de Schoenstatt.

O teste do tempo, o teste da realidade, o teste do amor.

O que significa encontrar a Deus? Padre Duncan fala sobre o teste do tempo, o teste da realidade e o teste do amor. Quando Deus realmente toca nossos corações, não esquecemos tão rapidamente com novas impressões. Um encontro como este muda nossas vidas e deixa-nos marcas para sempre. O tempo não apaga a experiência de tal encontro.

Quando Deus realmente toca nossos corações, vemos a realidade a nossa volta sob uma nova perspectiva: este mundo é o mundo de Deus. "Descobrimos a presença de Deus nos outros, naqueles que acreditam, e naqueles que ainda procuram por Deus". Superficialidade e falta de atenção são os obstáculos reais para um encontro mais profundo com Deus.

Quando Deus realmente toca nossos corações, o plano da vida e o plano de palavras se encontram… O que dizemos e o que queremos nem sempre condiz com o que vivemos. Mas quando nós somos realmente tocados por Deus, tudo muda. Somos capazes de deixar de lado nosso pensamento bitolado, a complicação, a escuridão.

Na Aliança de Amor, a Mãe Abençoada e o Padre Kentenich querem nos ajudar a viver a presença de Deus que muda tudo.

No caminho para o Dia Mundial da Juventude

Cerca de 30 a 40 pessoas aceitaram o convite dos jovens para se encontrar nos escritórios do Projeto do Dia Mundial da Juventude de Schoenstatt. "Nós esperamos despertar maior interesse com o passar do tempo", um jovem disse. Apesar disso, já no caminho para a apresentação do vídeo, a partilha se inicia e o entusiasmo dos jovens é contagiante. "Você sabia que a Cruz do Dia Mundial da Juventude já esteve em Schoenstatt?" – "Não, você esta brincando" – "Nós encontramos esta informação em Roma, a Cruz esteve aqui para o centenário do Padre Kentenich!" Muitos dos jovens presentes eram crianças naquela época, ou ainda nem tinham nascido. Como eles poderiam saber? "Talvez alguma outra pessoa se lembre?" Entre os presentes, ninguém se lembrava, mas talvez alguém que visite schoenstatt.de

Depois da apresentação do vídeo – o vídeo oficial editado pelo Escritório do Dia Mundial da Juventude em Colônia –, todos foram convidados a visitar os escritórios do Projeto em Schoenstatt. Chá e doces foram compartilhados, era hora de conhecer o escritório, fazer perguntas, conversar…, para apreciar o interesse mútuo das gerações, e para entender: Schoenstatt está no caminho para o Dia Mundial da Juventude, e este encontro com os jovens, o mundo, pode ter o potencial de um encontro profundo, que passe pelo teste do tempo, pelo teste da realidade, pelo teste do amor.

Tradução: Selma Cammarota, São Paulo, Brasil



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 31.03.2004 Mail: Editor /Webmaster
© 2004 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum