Nachrichten - News - Noticias
 published: 2004-02-10

Belmonte, dois meses depois

A Caminho da Bênção do Santuário Matri Ecclesiae, no dia 8 de Setembro de 2004

Llenad las tinajas

Fill the jars

Rimpiete le giare

Füllt die Krüge

Foto: Macro © 2004

 

Fotos: © 2004

 

ROMA, P. Alberto Eronti. Já decorreram dois meses desde a bênção da primeira pedra do Santuário "Matri Ecclesiae", em Belmonte. Como avançámos até agora?

É com alegria que podemos informar que já está pronto o "Programa", tal com definido no espírito que animará cada uma das celebrações.

Programa para os dias 7 a 9 de Setembro

Terça-feira - 7 de Setembro: Cidade do Vaticano

20,00 horas – Vigília de oração nos Jardins do Vaticano

Quarta-feira - 8 de Setembro: Roma-Casalotti

16,30 horas – Dedicação da Capela à Mãe três vezes Admirável de Schoenstatt

Preside: S. E. Cardeal Camilo Ruini, Vigário de Roma

19,30 horas - Jantar

21,00 horas - Serenata à Sma. Virgem

Quinta-feira - 9 de Setembro: Castelgandolfo.

11,00 horas - Audiência da Família com o Santo Padre

12,00 horas - Eucaristia de Envio

Preside: S.E. Cardeal Francisco Javier Errázuriz O, Arcebispo de Santiago de Chile, Presidente do CELAM

La piedra fundamental del Santuario Matri Ecclesiae

The corner stone of the Matri Ecclesiae Shrine

La prima pietra

Der Grundstein des Matri Ecclesiae-Heiligtums

El terreno: Belmonte

The land: Belmonte

Belmonte

Das Gelände: Belmonte

Fotos: Bühler © 2004

Espírito e Mensagem

Este Santuário é a oferta da Família Internacional ao nosso Pai e Fundador. A "ideia motivadora" é: "Construímos o Santuário da Mãe três Vezes Admirável, em Roma. Ela construirá connosco a Igreja-Família de Deus para o mundo do novo milénio".

Trata-se de uma responsabilidade de toda a Família Internacional de Schoenstatt. Responsabilidade perante a nossa Mãe, Rainha e Vitoriosa e perante o nosso Pai Fundador. É uma ligação ao Padre Kentenich e o compromisso da Família de servir, com e como o Fundador, a Igreja das "novas praias".

É evidente que, comparativamente, apenas algumas centenas de membros da Família poderão estar presentes, fisicamente, em Roma, embora ninguém devesse faltar nesta data, mesmo que seja sob a forma da sua presença espiritual, mesmo que seja com a sua contribuição para o Capital de Graças. Em cada filho da Família deve "fazer-se carne e vida" a experiência fundadora de Schoenstatt:

Maria está no Santuário num pacto: a Aliança de Amor. Ela compromete-se a estar no Santuário, atrair os jovens corações e derramar graças de ligação a Deus, transformação interior e fecundidade apostólica, tal como nós lhe provamos que a amamos.

É tão importante o que referimos, que "a presença" de Maria depende do nosso amor. O Padre Kentenich designou este facto pela "a maior acção apostólica" e a "mais preciosa herança". A sua "mais oculta e predilecta ideia"! Pretende, que a Virgem de Schoenstatt se implante no coração físico da Igreja e partir daí, como Mãe e Educadora, forje para Cristo e no Espírito, a Igreja do novo milénio, a Igreja-Família.

Trata-se de uma "presença", a da Mãe três Vezes Admirável de Schoenstatt no Santuário dedicado à "Matri Ecclesiae". Presença conseguida pelo amor demonstrado e fiel da Família do Pai.

Tal como fizeram os Congregantes reunidos no Santuário Original no dia 18 de Outubro de 1914, também nós escutamos interiormente: "…sinto que as minhas palavras encontram eco. Já estão a arder os vossos corações! Fizeram vosso o meu projecto: coloco-o tranquilamente nas vossas mãos, bem como a sua execução…"

Que respondemos? Sim, Pai, acompanhamos-te! Que ninguém falte no dia 8 de Setembro! Não é "outro" Santuário, é o Santuário da Missão de Maria na Igreja, e que o Pai desejara ardentemente olhando para o horizonte dos novos tempos. Que o fogo do Pai e a seu amor à igreja nos fortaleça na missão. Tudo pela Mãe da Igreja – Tudo pela Mãe Igreja!

Dados práticos

Pouco a pouco vos iremos informando sobre os factos mais práticos. Hoje gostaria de adiantar algumas informações.

A participação durante os três dias tem um custo fixo. Tal facto levou a Comissão Central a solicitar a todos os participantes nos três dias uma contribuição de 50,00 Euros (US$ 64,00) por pessoa. Esta contribuição será paga quando os peregrinos receberem as suas credenciais e o dossier com os detalhes deste evento de três dias. A quota não inclui o transporte para os diversos lugares. Os peregrinos provenientes de alguns países da Europa chegarão em autocarros já contratados no seu país de origem. Por isso, os peregrinos que cheguem por outros meios, e sobretudo de países longínquos, deverão ter presente este facto.

A audiência com o Papa: Será uma audiência privada para a Família de Schoenstatt com o Vigário de Cristo, que terá lugar na residência papal de Castelgandolfo, a 28 Kms. de Roma.

Está a ser preparada uma sala de acolhimento nas vizinhanças do Vaticano. Esta funcionaria desde os primeiros dias de Setembro para que os peregrinos tenham um ponto de encontro, informação e orientação.

 

Tradução de M. Luísa Branco, Lisboa, Portugal

 



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 26.03.2004 Mail: Editor /Webmaster
© 2004 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum