Nachrichten - News - Noticias
 published: 2004-01-09

Belmonte, un mês depois

Construiremos juntos o Santuário Matri Ecclesiae: Enchamos os nossos cântaros com a água do nosso amor a Maria e à Igreja.

Del 8 de diciembre de 2003 al 8 de septiembre de 2004: Todo por la Madre de la Iglesia, todo por la Madre Iglesia

From December 8, 2003, to September 8, 2004: All for the Mother of the Church, all for the Mother Church.

Vom 8. Dezember 2003 zum 8. September 2004: Alles für die Mutter der Kirche, alles für die Mutter Kirche.

Foto: Avarena © 2003

 
 

El terreno de Belmonte

The land at Belmonte

Das Gelände in Belmonte

 
 

Ya un lugar de gracias

Already now a place of grace

Schon jetzt ein Gnadenort

Fotos: Bühler © 2003

 
 

Llenar las tinajas

Filling the jars

Die Krüge füllen

Foto: Avarena © 2003

 

"He aquí nuestra agua, necesitamos tu Vino!"

"Here is our water, we need your wine!"

"Hier ist unser Wasser, wir brauchen deinen Wein!"

Foto: Macro © 2003

 

 

 

ROMA, P. Alberto Eronti. Colocada a primeira pedra do Santuário Matri Ecclesiae em Roma, o olhar aproxima-se já do dia 8 de Setembro de 2004, Dia da Bênção. Com as primeiras ideias para os festejos em Roma nos dias 7, 8 e 9 de Setembro, cresce também a construção espiritual do futuro Santuário: enchamos os cântaros com a água do nosso amor a Maria e à Igreja.

Belmonte, um mês depois. Ontem, 8 de Janeiro de 2004, peregrinei até Belmonte, a minha intenção era reviver os acontecimentos de 8 de Dezembro e ver as alterações que se tinham produzido naquele lugar. Mal tinha chegado e logo fui surpreendido: tudo estava igual ao que vi um mês atrás. Quero dizer, não se via nada que indicasse que se tinham iniciado as obras do Santuário e da casa que se construirá numa primeira fase. Depois duas coisas me acudiram ao espírito: primeiro, que as férias de Natal, Ano Novo e Epifania só recentemente tinham terminado; segundo, que de facto, se tinha avançado no projecto. Refiro-me à construção espiritual do Santuário Matri Ecclesiae e às primeiras definições do que será a grande festa do dia 8 de Setembro.

Maria, garantia do espírito do Concílio

Na reunião que se realizou a 31 de Dezembro em Schoenstatt (Alemanha), na qual participaram representantes da nossa Família, deram-se passos importantes no que respeita ao espírito e à organização do programa dos dias 7, 8 e 9 de Setembro próximo. No que respeita ao espírito da celebração avançou-se na procura de um lema, que ainda não está definido, mas que tem este conteúdo: "Tudo pela Mãe da Igreja, tudo pela Mãe Igreja". Sem dúvida que esta expressão contém o sentir do Pai da Família tal como a expressou de vários modos depois do seu regresso da Milwaukee. Lembro que quando perguntámos ao Pai pela sua visão do Concílio Vaticano II, ele nos disse que a confiança imperava porque "os padres conciliares tinham aceitado a proposta do Papa Paulo VI, de honrar e nomear Maria com o título de Mãe da Igreja". No sentir e pensar do nosso Pai, a garantia do espírito do Concílio era Maria, a Mãe da Igreja. Neste contexto a frase que formularam os membros da Família a 31 de Dezembro, responde a esta visão do Fundador. Assim o lema é o mesmo que na origem de Schoenstatt: "…Seria uma obra sublime, digna do esforço e da actividade dos melhores, se… conseguíssemos… um amor ardente a Maria, e uma imensa aspiração para a Virtude…, como nunca houve…" (Acta da Fundação, nº 3).

Amor a Maria! Mas, por isso mesmo, amor à Igreja! O amor entregue a Maria há-de ser cada dia mais o amor dado à Igreja. Maria e a Igreja são inseparáveis, desde o alto da Cruz, Trono do Rei, Jesus uniu a sua Mãe à Igreja e a Igreja a Sua Mãe, numa aliança de amor inalterável. (João. 19,26-27).

O símbolo da conquista: os cântaros.

Este amor, por Maria, é o nosso Capital de Graças. Por isso o símbolo, que se usou a 8 de Dezembro, será também o que se usará a 8 de Setembro: os cântaros. No Evangelho de São João lemos: "Havia ali seis cântaros de pedra…Jesus disse: enchei os cântaros de água…" (João. 2,6-7). Eis onde queremos chegar! Encher os cântaros com a água do nosso amor a Maria e à Igreja. Só Jesus pode transformar a água do nosso amor no vinho do Seu amor sem medida. Por isso queremos ser obedientes para com Jesus e para com Maria e para com a Igreja e afirmar-Lhe: "Eis a nossa água, necessitamos do Teu Vinho".

Será esta a nossa maneira de responder à nossa Mãe três vezes Admirável, que nos diz mais uma vez: "Não se preocupem com a realização do desejo. Amo os que me amam. Mostrem-me por factos que me amam… Têm agora uma suprema oportunidade". Será a oportunidade de nos assemelharmos ao Pai que quis como epitáfio uma afirmação que nos compromete: Amou a Igreja! Por isso: "Tudo pela Mãe da Igreja, tudo pela Mãe Igreja!".

Vigília, Bênção, Audiência em Castelgandolfo

No que respeita ao programa de esses dias, estão emergindo algumas ideias que se começaram a implementar. Os três eventos fundamentais seriam os seguintes: ao entardecer do dia 7 de Setembro, terça-feira: uma vigília junto ao túmulo de São Pedro, possivelmente nos Jardins do Vaticano. Recordemos que o Pai Fundador falou de "construir um Santuário na Cidade dos Papas". No dia 8, à tarde, terá lugar a bênção do Santuário Mater Ecclesiae, em Belmonte. Esperamos a comparência das autoridades da Igreja e de dirigentes e membros de Movimentos eclesiásticos e das Novas Comunidades. Então teria lugar o jantar e a festa familiar. No dia 9 de manhã seria a peregrinação a Castelgandolfo para a audiência privada da Família com o Santo Padre, e depois a Missa final em local próximo. Esta Missa, a que não assistiria o Santo Padre, terá a intenção de renovar o nosso compromisso com a Igreja e partir "até aos confins do mundo" para tornar realidade em cada Igreja local o espírito do que vivemos.

A equipa da organização da peregrinação alemã a Roma, admite a possibilidade de oferecer os serviços da sucursal de Roma da agência de viagens, para grupos que venham de outros países, seja da Europa ou de outro continente. Caso tal seja possível informar-vos-emos de seguida, uma vez que tal se prende com assegurar o alojamento e a viagem.

"Olha-nos com os teus olhos de Mãe, olhos de misericórdia, para que o nosso amor a Cristo, à Igreja e ao mundo seja semelhante ao teu amor imaculado e incondicional".

Ontem, na primeira audiência de 2004, o Santo Padre falou sobre a maternidade divina de Maria. A partir dos belos pensamentos que ofereceu a mais de 4000 peregrinos, o Papa manifestou os seus votos para o novo ano desta maneira:

"Este é o meu desejo para todos vós…, apoiados e confortados pela protecção materna de Maria, poderemos contemplar com novos olhos o rosto de Cristo e caminhar decididamente pelos caminhos do bem…"

Comprometidos na "maior das acções apostólicas", a construção do Santuário em Belmonte, desejamos "ser alunos da escola de Maria" e a Ela pedimos: "Mãe, deixai que contemplemos com novos olhos, Cristo, a Igreja e o mundo. Dai-nos os Vossos olhos de Mãe, olhos de misericórdia, para que o nosso amor a Cristo, à Igreja e ao mundo seja semelhante ao teu amor imaculado e incondicional".

Tradução: Luisa Branco, em: Fundamento e Coroa, Lisboa, ano 5, n° 45.



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 25.02.2004 Mail: Editor /Webmaster
© 2004 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum