Nachrichten - News - Noticias
 published: 2003-12-16

O início de uma grande festa!

Abertura do centenário de nascimento de João Luiz Pozzobon

Apertura del centenario de João Pozzobon en el Santuario Tabor, Santa Maria, 12 de diciembre de 2003

Opening of the centenary of John Pozzobon at the Tabor Shrine, Santa Maria, December 12, 2003

Eröffnung der Festjahrs zum hundersten Geburtstag von João Pozzobon beim Tabor-Heiligtum, Santa Maria, 12. Dezember 2003

 
 

Coreografía: llevar la Peregrina del Santuario a los hombres

Scenic dance: to bring the Pilgrim MTA from the Shrine to the people

Choreographie: die Pilgernde Gottesmutter vom Heiligtum aus zu den Menschen bringen

 
 

Charla: P. Argemiro Ferracioli, postulador de la causa João Pozzobon

Talk: Fr. Argemiro Ferracioli, postulator in the process of beatification for John Pozzobon

Vortrag: P Argemiro Ferracioli, Postulator im Seligsprechungsverfahren für João Pozzobon

 

El alcalde de Santa Maria, Sr. Valdeci de Oliveira

The mayor of Santa Maria, Mr. Valdeci de Oliveira,

Der Bürgermeister von Santa Maria, Herr Valdeci de Oliveira

 
 

Mauricio, bisnieto de João Pozzobon, en el rol de su bisabuelo

Mauricio, great-grandson of John Pozzobon, in the role of his great-grandfather

Mauricio, Urenkel von João Pozzobon, in der Rolle seines Urgroßvaters

 
 

Misioneros con la peregrina en brazos

Missionaries with their Pilgrim MTA in their arms

Missionare mit der Pilgernden Gottesmutter im Arm

 

Misioneros con la Peregrina Auxiliar

Missionaries with the Auxiliary

Missionare mit der Auxiliar

 
 

Santa Misa frente del Santuario Tabor

Holy Mass in front of the Tabor Shrine

Heilige Messe vor dem Tabor-Heiligtum

Fotos: M. Rosequiel Favero © 2003

 

Fotos: © 2003

 

BRASIL, Ir. M. Rosequiel Favero. 12 de dezembro de 2003. No dia em que as Américas comemoram a sua Padroeira – Nossa Senhora de Guadalupe – é aberto, o ano do centenário de nascimento do Servo de Deus João Luiz Pozzobon. A Família de Schoenstatt e a diocese de Santa Maria marcaram o início do ano em preparação à celebração da festa com a Santa Missa junto do Santuário Tabor, em Santa Maria, com a presença de muitos missionários e missionárias da Mãe Peregrina de Schoenstatt brasileiros e argentinos e dos familiares do Diácono Pozzobon.

"O que o Diácono Pozzobon nos presenteará nesta noite?", era a pergunta de muitos na manhã do dia 12 de dezembro. Os últimos dois dias em Santa Maria tinham sido de chuvas e ventos fortes, e todos tinham ainda na lembrança a festa do jubileu de ouro da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt no ano 2000, com chuvas e tempestades. "João Pozzobon foi um homem que não temia nenhum sacrifício no cumprimento da sua missão, e parece que cada data significativa sua ou da Campanha é marcada por este espírito". Contra todas estas expectativas, todavia, a noite de 12 de dezembro deste ano não podia ser mais agradável, assim que a temperatura amena destoava das costumeiras noites de calor do dezembro gaúcho.

Já no início da tarde se podia sentir o clima festivo junto do Santuário Tabor – tão querido e importante na vida de João Pozzobon – enquanto chegavam os primeiros peregrinos da cidade de Oberá – Argentina. No final da tarde chegaram mais dois grupos de duas cidades vizinhas, e por volta das 19 horas a praça na frente do Santuário já estava praticamente tomada por muitas missionárias e missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt de Santa Maria e arredores. Muitos comentavam: "Conheci pessoalmente o ‘Sr João’ e me alegro de poder participar da abertura deste ano de festa!" A celebração contou também com a presença do prefeito da cidade de Santa Maria, Sr Valdeci de Oliveira, que destacou na sua mensagem a importância e o significado de João Pozzobon para o povo santamariense.

Uma festa de família

Uma nota especial na celebração foi a participação dos filhos, netos e bisnetos de João Pozzobon, fato significativo, na medida que ele é visto por muitos como um verdadeiro ‘apóstolo das famílias’. No início da Santa Missa, filhos e netos de missionárias da Mãe Peregrina de Schoenstatt de Santa Maria apresentaram uma coreografia, representando com gestos e dança a vida e atuar do diácono. O papel do Servo de Deus foi desempenhado exatamente pelo seu bisneto, o menino Maurício de 10 anos, que vestido em terno e gravata – como fazia o bisavô – levava uma peregrina às crianças que representavam as escolas, famílias, presidiários e doentes visitados por João Pozzobon nos seus 35 anos de apostolado.

O início de uma grande festa!

Pe Argemiro Ferracioli, postulador da causa de canonização do Servo de Deus João Pozzobon e presidente da celebração, lembrou os presentes que esta era apenas a abertura do ano do centenário e que este deveria se tornar para todos os que participam da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt e para a diocese de Santa Maria um ano de graças. "Celebrar esta festa", advertiu Pe Argemiro, "significa também assumir seriamente o empenho apostólico de João Pozzobon, o seu amor pelos pobres e pequenos".

Um fato também significativo foi a presença de três diáconos permanentes da diocese. "O Sr João era um diácono da nossa diocese!", recordava um deles, "e no próximo ano, para a grande festa do centenário, queremos reunir todos os diáconos permanentes da diocese aqui junto do santuário!"

Um empenho concreto deste ano para todos os que se empenham pela beatificação de João Pozzobon será a reforma da sua casa, já há muitos anos transformada pelo Movimento de Schoenstatt de Santa Maria num lugar de reflexão e encontro com a pessoa do Sr João e Campanha por ele iniciada. Símbolo deste empenho foi a coleta feita durante a Santa Missa, na qual todos puderam colaborar.

Um dos organizadores recordava no final da celebração que o número de participantes não era tanto quanto poderiam ser: "É uma época difícil no Brasil, porque coincide com o encerramento das escolas e universidades, mas estamos conscientes que estamos ainda no início da festa. O ponto alto será em setembro do próximo ano, com um grande Congresso Nacional aberto para a participação de representantes de vários países do mundo e uma grande concentração a ser celebrada no dia do aniversário de João Pozzobon: 12 de dezembro. Para esse dia sim contamos com a presença de muitas pessoas".

Sim, a festa está apenas iniciando!



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 16.12.2003 Mail: Editor /Webmaster
© 2003 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved