Nachrichten - News - Noticias
 published: 2003-12-12

A ermida ainda mais austral ... está em regiões de gelo eterno

A 8 de Dezembro de 1984 foi inaugurada em Antárctica

La ermita en el Santuario de Londrina, antes del envío a Antártica

The wayside shrine at the Shrine in Londrina, before it was sent to the Antarctic

Das Bildstöckchen beim Heiligtum in Londrina, vor der Aussendung in die Antarktis

Foto: Archiv Londrina © 1984

 

 

 

BRASIL, Irmã Regina/mkf. Há pouco tempo em schoenstatt.de foi publicado um artigo de Oscar e Ana Capezio sobre asua visita à ermida mais austral do mundo, em Lapataia, Tierra del Fuego. Para além do fascínio doposto da Mater sobre umas rochas na Baia de Lapataia,em alguns ficou a pergunta se seria realmente a ermidamais austral do mundo. Começaram a investigar e aprocurar... e recentemente, de Londrina, Brasil,chegou a resposta, a ermida de Lapataia é a maisaustral do continente da América, porém ... a Mater játem uma ermita ainda mais austral, nas regiões de geloeterno, na Antárctica!

Motivada pelo artigo de Ana e Oscar Capezio, a irmã Reginita, Atiabaia, Brasil, pôs-se a procurar e encontrou a noticia seguinte na crónica do Santuario de Londrina.

A Mãe de Deus vai à Antártida

Há  algum tempo estávamos informados através dos meiosde comunicação que o navio Barão de  Teffé reparavasua 3º viagem para Antártida.Estado bem próxima a data da partida, chegou-nos anoticia que o padre Audinei Carreira da Silva seria ocapelão desta expedição e manifestou a idéia deentronizar, "por lá", uma imagem da Mãe Três VezesAdmirável, e sua proposta fora acolhida.A Família de Schoenstatt de Londrina se propôs então aacompanhar espiritualmente a peregrinação da Mãe deDeus junto a esta expedição.Providenciamos o material para a confecção de umaimagem própria que pudesse permanecer nas regiõesgeladas. Solicitamos auxilio em Santa Maria e nospresentearam a imagem da Mãe Três Vezes Admirável embronze.Aqui em Londrina, a marmoraria preparou uma pedra degranito talhada na forma do Santuário onde foiincrustada a imagem.No dia 8 de novembro de 1984, sexta-feira, a imagemfoi levada para o Santuário, e no dia seguinte,sábado, às 17horas houve a solene missa de envio. Acelebração foi bem participada, tinha muita gente.

Levar a Imagem de Nossa Senhora até Antártida, para que assim todo o trabalho lá esteja sempre sob a proteção de Cristo e de Maria

Na introdução, o celebrante - Pe. Irineu Trevisan -acolheu o povo e introduziu os romeiros na atmosferaque marcava a celebração, ele disse: "hoje, conforme foi anunciado queremos celebrar estamissa intimamente ligados à Maria, dado este fato, queiremos ao final desta missa benzer esta capelinha quetem a imagem milagrosa da Mãe Três Vezes Admirável, eque será transportada pelo navio Barão de Teffé até aAntártida. Lá será encravada ao lado de uma cruz quejá existe desde a 1º expedição brasileira. O capelãoque vai participar desta expedição é um padre, filhodesta terra e desta cidade, Pe.Audinei Carreira Silva,muito devoto desta imagem.e quando ele foi escolhidopara ser capelão, propôs ao comando do navio estainiciativa de levar a Imagem de Nossa Senhora atéAntártida, para que assim todo o trabalho lá estejasempre sob a proteção de Cristo e de Maria.nósqueremos rezar de modo especial para que a Mãe de Deuspresida esta expedição e continue a atuar como Mãecarinhosa e como Rainha cheia de glória e poder".junto a esta expedição e todo o trabalho que o Brasilirá desenvolver naquela região."  

No final da Santa Missa o celebrante abençoou a Imagem e suplicou mais uma vez as graças de proteção de cristo e de Maria para a expedição. A Imagem de Graças permaneceu ainda no Santuáriodurante o domingo dia 11/11. Muita gente a visitou efez suas preces e pedidos.Na segunda-feira à noite a levamos para a rodoviáriasendo entregue aos cuidados dos pais do Pe. Audinei econduzida ao rio de Janeiro.A entronização da Mãe Três Vezes Admirável naAntártida está previsto para o dia 8 de dezembro - festa da Imaculada conceição."

Não há onde Ela não possa chegar

Bom, que faz a Mater nesse lugar, na Antárctica? Nãose sabe muito sobre o porquê da sua existência e doque faz ali, porém está lá, e presenteia o continentecongelado com sua presença maternal. E para todos ficaa mensagem: "não há lugar na terra onde Ela não possachegar... seja na Antárctida ou na China ou - na minhacidade,  no meu escritório, na minha família...

Tradução: Antonieta Magalhaes, Lisboa, Portugal



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 13.01.2004 Mail: Editor /Webmaster
© 2003 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved