Nachrichten - News - Noticias
 published: 2003-11-12

"Sê apóstolo santo na força da Aliança de Amor!"

Congresso de Outubro em Santa Maria – Brasil: 220 delegados das comunidades do movimento do Regional Sul se reúnem para escolher o novo lema do ano e para abrir o ano do centenário de nascimento do Diácono João Luiz Pozzobon

Presentación de la Juventud durante la Jornada en Santa Maria

Presentation of the Youth during the Conference in Santa Maria

Darstellung der Jugend bei der Jahrestagung in Santa Maria

 
 

Banda de música

Music band

Musikgruppe

 
 

Consagración de la Juventud a la Mater

Dedication of the Youth to the Blessed Mother

Weihe der Jugendlichen an die Gottesmutter

 
 

Misa

Holy Mass

Heilige Messe

 
 

En el Santuario Tabor

In the Tabor Shrine

Im Taborheiligtum

Fotos: Meister © 2003

 

 

 

BRASIL, Ir. Rosequiel Favero. De 24 a 26 de outubro de 2003 mais de 200 delegados da Família de Schoenstatt de Santa Catarina e Rio Grande do Sul estiveram reunidos junto do Santuário Tabor, em Santa Maria, para o tradicional Congresso de Outubro. Este ano o encontro estava sob o lema proposto pela Central Nacional: ‘Apóstolo Santo, na força da Aliança de Amor’, numa clara alusão ao centenário de nascimento do diácono João Luiz Pozzobon, que será celebrado em 2004.

Da palestra de abertura com o Diretor Nacional do Movimento, Pe Ottomar Schneider, àquela de conclusão, feita pela Ir. M. Neida Dotto, o ‘fio vermelho’ que percorria as atividades foi a convicção de que, como Família de Schoenstatt, temos uma missão para a Igreja e o mundo e que devemos assumi-la a partir do ‘núcleo’ da nossa espiritualidade: a Aliança de Amor com a Mãe e Rainha de Schoenstatt.

A expansão universal da Aliança de Amor – na sua profundidade, altura, largura e extensão – foi o tema da primeira manhã de trabalhos, conduzida pelo Irmão de Maria, Ernesto Brandstätter. À tarde, dois casais da Liga das Famílias da diocese de Santa Maria, Francisco e Maria Nóris Fajardo e Luiz Fernando e Elizabete Vinadé, indicaram dois grandes exemplos de apóstolos santos na força da Aliança de Amor: nosso Pai e Fundador e o Diácono Pozzobon. No domingo de manhã, Ir M Neida, partindo da vivência do encontro dos movimentos com o Papa em 1998, entusiasmou os presentes ao trazer a afirmação de João Paulo II, que indica os movimentos como a "resposta providencial suscitada pelo Espírito Santo" ao dramático desafio do final de milênio. E Schoenstatt? É uma das primeiras destas respostas, com uma missão original e muito importante para o nosso tempo!

No final do congresso, quase à unanimidade, os delegados optaram por assumir o tema do encontro para o novo lema do ano, pedindo para reforçar ainda mais o chamado à missão através do imperativo: "Sê Apóstolo Santo na força da Aliança de Amor!".

Abertura do Ano do Centenário de João Luiz Pozzobon

O Congresso de Outubro 2003 marcou também a abertura do ano do centenário de nascimento do diácono João Pozzobon como Família de Schoenstatt do Regional Sul. Ele é um exemplo claro de apóstolo santo e um fiel ‘aluno’ do Pe. Kentenich. Os schoenstattianos do sul do Brasil estão conscientes que ser berço da campanha iniciada pelo diácono João Pozzobon significa um grande orgulho e graça, mas também um compromisso. Um dos muitos exemplos contados pelo ‘Senhor João’ ilustrou de forma exemplar o tema do congresso, sendo recordado e meditado pelos congressistas. Ele costumava comparar o trabalho apostólico dos schoenstattianos com uma aboboreira. Essa dá muitos ramos que se espalham pelo terreno e se prendem ao solo através de guias. Essas últimas, se cortadas, podem continuar a viver e até dar flores e frutos, mas as abóboras não terão sementes. Sr João explicava que semelhante é o apostolado schoenstattiano que perde a sua vinculação ao ‘núcleo’: o santuário e a Aliança de Amor. Este pode ser brilhante aos olhos do mundo mas não será fecundo. Isso, porque somente na força da aliança o schoenstattiano se torna verdadeiramente apóstolo santo.

O dia nacional da juventude durante o Congresso de Outubro

No domingo, 26 de outubro, toda a Igreja no Brasil celebrou o dia nacional da juventude. Providencialmente, neste ano, o congresso contou com a participação de um grande número de jovens, que na noite de sábado, no Santuário Tabor, coroaram a Mãe de Deus como Rainha da Juventude. Na manhã seguinte, na abertura dos trabalhos, todos os jovens presentes quiseram confiar-se mais uma vez a si mesmos e toda a juventude de Schoenstatt à Mãe de Deus. Num gesto que tocou os presentes, diante de todos os congressistas, se ajoelharam junto da MTA e renovaram a sua consagração a Ela.

"Vibração acontece quando há alguma força interior que se faz sentir do lado de fora. É preciso vibrar pela nossa missão", lembrava Ir. M. Neida na sua palestra, concluindo com palavras do nosso Pai e Fundador: "Confio vitoriosamente que um dia se poderá ler nos livros da vida: Schoenstatt cumprir a sua grande missão para o tempo" (13.10.1934). E vibração pela missão que – pela Aliança de Amor – foi confiada aos Schoenstattianos, era o que animava os congressistas no momento de retornar às suas dioceses.



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 12.11.2003 Mail: Editor /Webmaster
© 2003 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved