Nachrichten - News - Noticias
 published: 2003-10-10

Abre-se a porta do céu.

A benção do santuário "Tabor Porta Coeli" na cidade deFrederico Westphalen, Rio Grande do Sul, no Brasil. A 5 de Outubro de 2003

Bendición del Santuario de Schoenstatt en Frederico Westphalen, Brasil: Puerta del Cielo

Blessing of the Schoenstatt Shrine in Frederico Westphalen, Brazil: Portal of Heaven

Einweihung des Schönstatt-Heiligtums in Frederico Westphalen, Brasilien: Pforte des Himmels

 
 

Procesión de entrada con la MTA

Entrance procesión with the MTA picture

Einzug der MTA

 
 

Mons. Zeno Hastenteufel, obispo de Frederico Westphalen

Bishop Zeno Hastenteufel von Frederico Westphalen

Bischof Zeno Hastenteufel von Frederico Westphalen

 
 

Se abre la puerta del cielo...

The portal to heaven is open...

Das Tor zum Himmel ist offen…

 
 

Un angelito llevando una azucena

A little angel bringing a lily

Ein Engelchen bringt eine Lilie für Maria

 
 

El obispo, con los sacerdotes,  en el Santuario

The bishop, with the priests, in the Shrine

Der Bischof und die Priester im Heiligtum

 
 

Con entusiasmo, la gente saluda a la Mater en el nuevo Santuario

With enthusiasm, the people are greeting the MTA in the new Shrine

Mit ausgestreckten Armen grüßen die Menschen die Mutter und Königin im Heiligtum.

Fotos: Ir. Nanci Meister © 200

 

 

 

 

Brasília, Irmã Mathilde Mang. No dia 5 de Outubro de 2003, o Bispo Zeno Hastenteufel abençoou, na presença das muitas pessoas ali presentes e da Família de Schoenstatt na cidade de Frederico Westphalen/RS, o 20.ş Santuário de Schoenstatt no Brasil.  Vieram muitos peregrinos da própria Diocese, e das Dioceses vizinhas, assim como também de outros estados mais afastados do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Santa Maria, também estiveram presentes os estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Muitos dos peregrinos fizeram a viagem em Autocarro, alguns fizeram 15 horas de viagem. Muitos sacerdotes acompanharam as suas paróquias, estiveram também presentes padres de Schoenstatt, representantes do Governo, do Estado e dos Municípios.

Concurso de Montras com a Imagem da MTA.

A Família de Schoenstatt da Diocese de Frederico Westphalen preparou a benção do Santuário com muita azafama e sacrifício e capital de graças. Semanas antes, por toda a cidade, foram colocados cartazes sobre o evento.  Foi muito original o "Concurso de Montras"; "Quem tem a montra mais bonita com a MÃE?" Por este motivo surgiu, por toda a cidade, um ambiente  religioso e de harmonia. Todas as lojas participaram, por mais pequeno que fosse o negócio. Em todas as montras podia-se ver a MÃE muito bem adornada com flores, corações, muita côr, etc. O primeiro prémio foi para um negócio pequeno, onde trabalha uma jovem schenstatteana, como vendedora, ela fez um altar para a MÃE, muito bem adornado e muito festivo. Toda a cidade se encontrava muito bem sinalizada, para que ninguém tivesse dificuldade em encontrar o caminho até ao Santuário. Durante os preparativos receava-se também pelo clima, as perspectivas eram de chuvas, o que já vinha acontecendo há vários dias.

E chovia, e chovia....

As festas começaram na véspera da inauguração,  no dia 4 de Outubro, com um recital de canto do Padre Maria Borges. Este evento decorreu num salão de um colégio da cidade. Logo bem cedo, pela manhã, no dia da Benção,  5 de Outubro,  começou a chover. A Família de Schoenstatt repartiu o trabalho de preparação para a festa aos grupos e aos ramos. Assim durante a manhã fez-se o último arranjo de flores e se construiu o proscénio para a Santa Missa.... e chovia. O caminho para o Santuário tornou-se num lamaçal. Cheios de confiança fizeram seus pedidos ao céu.

Na cidade havia muitos membros dos grupos de Schoenstatt dirigindo os peregrinos que tinham chegado. Indicavam o caminho aos autocarros até à catedral e davam as informações sobre as ruas. Como distintivo levavam, um avental azul e um crachat com o seu nome. Ao meio-dia parou de chover, mas o céu permanecia coberto. Não estava nem frio nem calor. Um vento suave ajudou a lama do caminho a secar um pouco, assim os autocarros e carros podiam chegar até metade do caminho para o Santuário. Muitos foram os peregrinos que fizeram o longo caminho a pé.

Uma porta de açucenas - uma porta para o céu.

Às 3 da tarde começou a Santa Missa com a benção do santuário "Tabor, Porta Coeli", que também era chamado Santuário Diocesano. Toda a cerimónia foi transmitida em directo por 5 rádios regionais. No inicio do caminho cimentado para o Santuário, havia uma porta de açucenas, como uma porta para o céu. Ao som de um trompete que tocava Avé Maria, os anjinhos vestidos de branco formaram filas até ao Santuário. Depois seguiu-se a procissão de entrada, todos passaram pela porta para o céu. Primeiro o portador da cruz, bandeiras do Brazil e do Rio Grande do Sul, com os seus respectivos representantes, bandeiras da cidade de Frederico Westphalen levadas pelo Alcaide e sua mulher, a bandeira do Vaticano e as diferentes bandeiras de Schoenstatt, os estandartes dos primeiros colonos desta Diocese que chegaram de Itália, Alemanha e Polónia, a bandeira de Paraguai como símbolo para recordar  Roque Gonzalez de Asunción, que morreu como mártir nesta região.  Sua relíquia, descansa no altar do Santuário. Sta relíquia foi colocada no Altar pelo Bispo, no dia anterior. Na procissão seguiam-se as Virgens Peregrinas, levadas por diferentes famílias e pelos donos de lojas. Na cidade de Frederico de Westphalen, também existem imagens da Virgem Peregrina que são para peregrinarem pelas lojas. Dois jovens levavam a barca que se encontrava na Catedral, como símbolo do ano das vocações no Brasil. No final seguiam os acólitos, ministros de comunhão, muitos sacerdotes, seminaristas e o Bispo Zeno Hastenteufel. Esta procissão foi acompanhada pelos lindos cânticos entoados pelo coro da Catedral.

Agora a Diocesis tem um Santuário

O par que aqui e há já muitos anos deu início ao movimento de  Schoenstatt, levou a Imagem da Mãe acompanhado por dois anjos. O Bispo na introdução disse "La Diócesis tem agora um Santuário e as máximas alturas estão agora mais próximas da Virgem". No final o Bispo após receber a chave abriu o Santuário. Dois anjos levaram a Biblia antes das leituras.

Aqui se reza o Rosário e se renova a Igreja por dentro.

Antes de começar a Homilia, o Bispo leu a mensagem do Santo Padre. Durante a Homilia, o Bispo disse " A benção deste Santuário no final do ano das vocações é um sinal do que se viveu este ano nas dioceses. A benção do Santuário no ano em que o Santo Padre proclamou este ano o ano do Rosário e no mesmo mês dos seus 25 anos de pontificado é um símbolo que aqui se reza muito o Rosário e que se rezará no futuro. Até cá chegar se peregrina para se rezar. A benção do Santuário contribuiu para a renovação da cada capela na paróquia. O movimento pode ajudar a cada comunidade, especialmente com a pastoral das paróquias.

A porta do céu se abre.

Depois seguiu-se a benção do Santuário. Colocou-se no santuário à direita e à esquerda uma cruz de pedras preciosas, amatistas. Elas são o símbolo dos doze apóstolos e as pedras preciosas significam o suor do trabalho do povo desta região. Para as ofertas trouxeram um rosário como símbolo do capital de graças que se juntou durante a preparação para este evento, com o pedido d que aqui flua eternamente capital de graças. Depois da Santa Comunhão seguiu-se a benção do Tabernáculo. Ali se guardou o Santíssimo. O quadro da Mãe foi levado para o altar onde foi abençoado. Pouco depois e pela primeira vez tocou o sino. Houve um grande aplauso. Depois da benção final anunciou-se que se abriria a porta ao céu e que todos estavam convidados a visitar o Santuário. Houve um sinal de Amor muito especial do Céu, é que durante a cerimónia à tarde não choveu A construção do Santuário " Tabor Porta  Coeli" está terminada e a benção é o sinal de que a Família de Schoenstatt está ao serviço da Diócesis e à disposição de toda a Igreja.

Tradução: Antonieta Magalhaes, Cascáis, Portugal

 



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 21.11.2003 Mail: Editor /Webmaster
© 2003 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved